Scania apresenta X-Gás, caminhão a gás com autonomia de 900 km
Equipado com motor de 410 cv e 2.000 Nm de torque, caminhão já pode ser encomendado e estará homologado e disponível no último trimestre
Equipado com motor de 410 cv e 2.000 Nm de torque, caminhão já pode ser encomendado e estará homologado e disponível no último trimestre
A Scania apresentou seu caminhão a gás, o protótipo Scania X-Gás, um G410 8×2 chassi rígido que conta com 16 cilindros de gás, garantindo uma autonomia de até 900 quilômetros. Ele é quipado com um motor de 13 litros com potência de 410 cavalos e torque 2.000 Nm (203.94 Kgfm) do tipo Ciclo Otto, já que é um motor desenvolvido para rodar apenas com gás ou biometano ou a mistura de ambos.
O entre-eixos do Scania a gás é de 6,95 m e com isso foi possível colocar os 16 cilindros de gás, sendo 8 com capacidade de 118 litros e mais 8 de 95 litros – volume total ser de 406 metros cúbicos de gás.
Um dos grandes diferenciais do Scania X-Gás é a possibilidade de “criar” uma combinação do tipo Romeu e Julieta com capacidade de até 56 toneladas – ou na configuração de rodas 8×2 com 29 t de peso bruto total combinado (PBTC).
“O Scania X-Gás é um orgulho para a engenharia brasileira da marca e um projeto que pretende mudar o perfil do transporte mais sustentável no país. Já estamos fazendo sucesso com os modelos de 410cv, vendidos desde 2019. A partir do último trimestre do ano, este novo modelo já poderá ser vendido, seguindo todas as normativas de homologação. Mas, a partir de agora já podemos receber encomendas”, afirma Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania Operações Comericais Brasil.
A Scania garante que, ao contrário do que todo mundo pensa, os caminhões a gás não são uma bomba sobre rodas. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos.
Ainda falando dos cilindros do Scania X-Gás, os mesmos são feitos de materiais de ogivas de mísseis e em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |