Segredo: Jeep Commander terá motor diesel mais forte em 2025

O novo 2.2 turbodiesel Multijet estreou no Brasil com a Ram Rampage e será usado também pelo utilitário de sete lugares em breve

Flagra Jeep Commander 2025 com novo motor turbodiesel 2 2 traseira parado em trânsito de belo horizonte
A expectativa é de ser lançado no início de 2025 (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 25/11/2024 às 19h00

O novo motor 2.2 Multijet turbodiesel da Stellantis estreou com a Ram Rampage 2025 e em breve estará em outros carros do grupo. O próximo a receber esse propulsor mais forte será o Jeep Commander.

Flagramos uma unidade do SUV rodando em testes pelas ruas de Belo Horizonte (MG). Apesar da camuflagem cobrindo toda a lateral, o Jeep Commander não receberá mudanças estéticas quando chegar o motor 2.2 turbodiesel.

Ram Rampage Big Horn 2.2Turbodiesel 200cv - novo motor
O Multijet 2.2 entrega 200 cv e 45,9 kgfm, com esse torque sendo disponível por uma faixa maior de rotações (Foto: Ram | Divulgação)

VEJA TAMBÉM:

A unidade flagrada era do modelo Overland. De acordo com apuração do portal Autos Segredos, esse será a única versão do Jeep Commander com o novo 2.2. A Fiat Toro também terá essa unidade nas versões Ranch e Volcano. Não há certeza se o Compass terá essa motorização.

O 2.2 turbodiesel Multijet irá ser usado pela Fiat Titano futuramente, atualmente ela usa um 2.2 da família Blue HDI projetado pela Peugeot. Na média ele virá junto de uma grande renovação, com foco na cabine, e junto do câmbio automático de 8 marchas da ZF.

Voltando ao Jeep Commander que flagramos, ele receberá também o diferencial 14% mais longo que a Ram Rampage ganhou. O câmbio segue sendo o automático de 9 marchas da ZF, que trabalha em conjunto com a tração integral.

jeep commander overland diesel 2025 5
O motor diesel virá apenas na versão Overland, a mais luxuosa

Esse motor 2.2 turbodiesel Multijet produz 200 cv e 45,9 kgfm a partir de 1.500 rpm. Seu principal trunfo quando comparado com o 2.0 é ter o torque máximo em uma faixa mais ampla de rotações, o que dá mais elasticidade. Essa característica permitiu o uso do diferencial mais longo e também ajudou na redução do consumo.

Outra vantagem do motor 2.2 turbodiesel Multijet é ter a tomada de admissão reposicionada. Agora ela fica em posição mais alta, o que ajudou na capacidade de enfrentar trechos alagados e capta ar mais frio.

Na Ram Rampage a aceleração de zero a 100 km/h melhorou em 1 segundo, caindo para 9,9 segundos. Confira na tabela abaixo o consumo:

Modelo Consumo urbano Consumo rodoviário
Ram Rampage 2.0 diesel 9,8 km/l 12,4 km/l
Ram Rampage 2.2 diesel 10,6 km/l 13,3 km/l

No caso do Jeep Commander, a expectativa é de que o desempenho e o consumo sejam melhores que na Rampage. O SUV é mais leve e possui aerodinâmica melhor que a caminhonete.

Dados mais exatos só saberemos quando o carro for lançado. A expectativa é que isso ocorra já no início de 2025. O plano da Stellantis é unificar seus motores diesel no Brasil com essa unidade da família Multijet, que deverá ser fabricado na Argentina e deixará de ser importado da Itália.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário