Dicas de segurança para mulheres em apps de transporte, como Uber
Além de conhecer os recursos dos aplicativos, como o botão de pânico, o indicado é sentar-se no banco traseiro e compartilhar a corrida com familiares
Além de conhecer os recursos dos aplicativos, como o botão de pânico, o indicado é sentar-se no banco traseiro e compartilhar a corrida com familiares
O medo é uma constante para grande parte das mulheres que precisam pegar carros de aplicativo. Não à toa, já que casos de assédio e golpes não param de ser registrados. Elencamos algumas dicas para contribuir com a segurança das mulheres no Uber, 99 e outros apps de transporte.
VEJA TAMBÉM:
A Uber criou, em conjunto com a polícia, uma lista com 10 recomendações que contribuem para a segurança das passageiras. São elas:
Procure não ficar muito tempo na rua com o telefone na mão. Espere em um lugar seguro, de preferência, dentro de casa, do escritório ou estabelecimento, até que o app mostre que o seu motorista chegou.
Sempre que fizer uma viagem em aplicativos de transporte, confira a placa, a marca e o modelo do veículo, bem como a foto do motorista.
Além das etapas de verificação das informações da viagem, você pode pedir para o motorista confirmar seu nome antes de entrar no carro. O seu nome sempre aparece no app dos motoristas parceiros, assim como o nome do seu motorista aparece no seu app.
Para confirmar seu nome com segurança, você pode perguntar: “Quem você veio encontrar?”.
Sente-se no banco de trás, principalmente se estiver sozinha. Isso te dá a opção de sair por qualquer lado do carro para evitar o tráfego de veículos. Além disso, dificulta o acesso do motorista ao seu corpo.
Durante o trajeto, toque em “Compartilhar status da viagem” para enviar o nome do motorista, a foto, a placa e a sua localização para um amigo ou membro da família. Ele receberá um SMS ou uma notificação push para acompanhar a viagem e ver a previsão de chegada.
Tanto usuários quanto motoristas parceiros podem compartilhar a viagem em tempo real com quem desejarem.
Se você achar que está em uma situação de emergência, use o botão de emergência “Ligar para a polícia”, no apps de transporte. Sempre que você ligar para os serviços de emergência pelo aplicativo da Uber, sua localização em tempo real e as informações da viagem vão aparecer para você compartilhar com as autoridades.
O recurso pode ser usado por meio da Central de Segurança, identificada por um escudo sobre o mapa da viagem no apps. Ao pressionar este botão, além de efetuar a ligação, o usuário será informado de sua localização atual e informações do veículo em viagem.
Lembre-se: você pode finalizar a viagem a qualquer momento se achar que não está em segurança.
Ao fim de cada viagem, um pedido de avaliação é enviado às usuárias. Isso ajuda a manter a plataforma segura, já que medidas podem ser tomadas pelo aplicativo diante de denúncias e notas baixas. O motorista pode ter sua conta suspensa para proteger a comunidade.
Vale ressaltar que a Uber e outros apps de transporte, como o 99, adotaram medidas para garantir a segurança de mulheres e homens. Confira alguma delas:
O 99 afirma que direciona motoristas bem avaliados ou motoristas mulheres para suas passageiras em situações noturnas, viagens prolongadas e locais movimentados.
Os motoristas parceiros passam por um processo de cadastro e por diferentes modalidades de verificações que ajudam a confirmar sua identidade antes de aceitar a primeira viagem.
Uma delas é a checagem de apontamentos criminais, que é realizada por empresa especializada e refeita periodicamente com todos os motoristas ativos. Além disso, para evitar fraudes, a partir das informações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do documento do veículo, a empresa verifica digitalmente as fotos submetidas pelos motoristas com as arquivadas pela autoridade de trânsito.
De tempos em tempos, a Uber pede, aleatoriamente, para que os motoristas tirem uma selfie antes de aceitar uma viagem ou de ficar on-line para verificação de sua identidade.
Usuários e motoristas podem utilizar o próprio aplicativo da Uber para gravar o áudio da viagem caso não se sintam confortáveis. O conteúdo pode ser enviado para a empresa de forma criptografada por meio de um relato de segurança e, em caso de necessidade, utilizado para investigações ou compartilhado com autoridades, na forma da lei.
Aprenda a gravar suas viagens:
Este recurso identifica paradas longas inesperadas, mudanças de rota e viagens encerradas antes do previsto. Ele automaticamente manda uma mensagem para o motorista e o usuário perguntando se algum suporte é necessário e os direcionam para as ferramentas de segurança disponíveis.
Mensagens enviadas no bate-papo do app que possam ser consideradas ofensivas, de cunho sexual, ou que ameacem a integridade de uma pessoa entram automaticamente em um processo de revisão que pode levar à desativação permanente da conta Uber.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |