Sem coronavírus, sob o céu azul do outono

Do limão uma limonada? Tire o carro da garagem e curta um prazer a que raramente se pode dar ao luxo. Sem pressa, destino nem... risco de contaminação

alfa romeo spider 1972 amarela ceu azul autopapo
Por Boris Feldman
Publicado em 28/03/2020 às 09h00

Tenho mais de 60 anos e passei recentemente por problemas respiratórios, sinal de que meu pulmão ainda está debilitado. Em resumo, eu que me cuide, pois sou candidato a problema grave nestes dias virais…

Confinado em casa há duas semanas, gravo aqui meus programas de rádio, escrevo esta coluna semanal e outras matérias para o portal. Estou tirando o atraso da pilha de livros e até tentei (mas já desisti) organizar meu escritório.

Minha mulher, psicóloga, fechou o consultório e passou a atender online. Na minha casa, pois abandonou seu apartamento na cidade e veio “quarentenar” comigo. Mais agradável, pois moro num condomínio a 20 km da cidade, no campo, silencioso e com uma vista de tirar o fôlego.

A Filarmônica de Berlim deu uma mãozinha e tanto ao liberar gratuitamente por 30 dias seu site com as gravações de seus concertos (digitalconcerthall.com). E mais uma boa novidade do nosso jornalismo eletrônico, a estreia do CNN Brasil (77 ou 577).

Outro dia, conversando com minha mulher, surgiu a ideia de um passeio de automóvel para furar o “cerco” do vírus. Moro em casa, sem botão de elevador para apertar, portão para abrir, nem o risco de alguém ter contaminado qualquer das maçanetas.

Como não faço ideia do tempo que vai ficar parado na garagem, até gostei de sair para uma voltinha, boa oportunidade para acordar o pequeno italiano conversível com quase 50 anos de idade.

(Pausa no papo: se o prezado tem um carro estacionado por motivos semelhantes, vale lembrar não ser recomendável ligar o motor de tempos em tempos, como muitos fazem: Ou se roda alguns quilômetros ou melhor deixá-lo desligado, pois a bateria não se refaz da energia exigida pelo arranque em poucos minutos de marcha lenta. E o pior: o óleo do motor se contamina com os gases que escapam da combustão por não atingir a temperatura necessária para eliminá-los.)

VEJA TAMBÉM

Saímos do condomínio no meio da tarde e apontei para o lado contrário da cidade. Além do bom asfalto, movimento naturalmente reduzido, temperatura agradável de fim de verão, céu de um azul quase irritante…

alfa romeo spider 1972 amarela na estrada
Foto Reprodução | AutoPapo

De repente, além da supercompanheira, bela paisagem de montanhas, verdes e clima, senti um enorme prazer ao volante. Não, não estou delirando. Vivi toda minha vida ligado ao automóvel, fui engenheiro de uma fábrica de autopeças por 20 anos, sou jornalista há mais de 50, ousei várias corridas em pistas e em ralis. Participei de provas de carros antigos em diversos países e coleciono alguns.

Claro que sempre tive prazer ao volante de qualquer carro (até, vá lá, dos elétricos), o que é muito bom, pois devo – profissionalmente – avaliar dezenas deles.

Mas rara a oportunidade de dirigir despreocupado, sem pressa, horário nem destino (quem viu “Easy Rider”?). Nem os radares me incomodaram pois não passei dos 100. Não precisava de mais que o bom motorzinho 2.0 de cento e poucos cavalos, pois eu curtia era o ronquinho gostoso dos dois carburadores duplos (sim, já existiu isso num carro) e a habilidade da suspensão nas curvinhas mais apertadas.

Impedidos de descer em qualquer bar ou restaurante, foi só mesmo um passeio em que ainda tivemos a sorte de contemplar, de um trecho no alto do morro, um maravilhoso pôr do sol, minutos antes de chegarmos em casa.

Resumo da ópera: fica a sugestão para todos os “quarentenistas” de curtir uma aventurinha idêntica: tire o carro (ou a moto) da garagem, chame sua família, mulher, namorada, ou até sozinho, porque não? Tem quanto tempo você não sai por aí pelo puro prazer de curtir a paisagem, admirar campos, mar ou montanha, sem horário nem destino?

E, para completar, que tal uma cesta no porta-malas para um convescote emoldurado pelo pôr do sol sob o céu do outono?

Ficou curioso para conhecer o pequeno italiano conversível? Eu o apresento no vídeo abaixo:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Franco Vieira 31 de março de 2020

Muito inspirador o depoimento.
No momento não é possível, mas assim que as coisas voltarem ao “normal”, queria te pedir novamente para retomar com força máxima o quadro dos carros clássicos.
Existem poucos vídeos a disposição com a qualidade e conhecimento que vc sempre fez, desde o “antigo” Auto Papo na coluna Retrovisor… da forma que vc apresenta, com conhecimento e humor fica um vídeo único.

Só um pedido, ao invés de colocar os barulhos eletrônicos da atualidade, música clássica ou da mesma origem do carro…. rsrs

Desejo-lhe muita saúde!

Grande abraço.

Avatar
Jefferson 28 de março de 2020

Excelente texto Boris! É uma forma excelente de aproveitarmos esse tempo de quarentena e contemplarmos as coisas que geralmente não prestamos atenção no dia a dia.
Uma boa quarentena para o senhor e toda a equipe do Auto Papo!

Avatar
Deixe um comentário