Fuja do tanquinho de partida a frio: quais seminovos ainda usam?
O obsoleto reservatório de gasolina no cofre do motor não existe mais nos carros novos, sendo substituído pelo eficiente sistema de aquecimento dos bicos
O obsoleto reservatório de gasolina no cofre do motor não existe mais nos carros novos, sendo substituído pelo eficiente sistema de aquecimento dos bicos
O tanquinho de partida a frio já foi abolido dos carros novos em 2022 devido às normas de emissões evaporativas. Se você prefere não ter que preocupar em abastecer esse reservatório e quer comprar um carro usado, é preciso estudar as opções.
Para ajudar, vamos listar aqui alguns modelos usados comuns no mercado que usam o tanquinho de partida a frio. Confira a lista.
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O motor Fire da Fiat é famoso por dar pouca manutenção, mas ele manteve o tanquinho de partida a frio até o final de 2021. Na virada do ano ele foi mantido na Strada, no Fiorino e no Mobicom a adição do aquecimento dos bicos injetores.
Ou seja, se você está de olho em um Palio, Grand Siena, Punto, Idea ou outros carros da marca italiana com essa mecânica, lembre-se que o tanquinho estará no cofre.
Outra mecânica que é popular no mercado é a EA111 da Volkswagen, família que engloba os 1.0 de quatro cilindros, 1.6 8 válvulas e o 1.4 da Kombi. Esse motor possui sua cota de problemas e também conta com o tanquinho de partida a frio.
Se você quer um carro da VW, é mais garantido de ter menos problemas com o sucesso desse motor, o EA211. É a família que traz o 1.0 de três cilindros e o 1.6 16v MSI .
a Chevrolet só foi abandonar o tanquinho de partida a frio quando começou a trazer motores turbinados ao Brasil, com o Cruze 1.4 e mais tarde com a família de motores de três cilindros do Onix atual. O tradicional motor Família 1 seguiu com o famigerado tanquinho da partida a frio.
A única variante desse confiável propulsor sem esse sistema é a usada a partir de 2022 no Spin. O modelo ganhou aquecimento dos bicos injetores para se adequar ao Proconve L7.
Apesar da fama ruim informalmente, o 1.6 16 válvulas é bastante confiável. Por ser um projeto mais antigo, ele possui o tanquinho de partida a frio.
Esse sistema auxiliar para baixas temperaturas foi eliminado no 1.6 com a mudança para 2022, para ter uma sobrevida.
A Toyota foi rápida em abandonar o tanquinho de partida a frio no Corolla, porém manteve o equipamento no compacto Etios até ele sair de linha. Hoje, o motor 1.5 que foi usado no hatch usa o aquecimento de bicos, mas fica sob o capô do Yaris. Essa mudança veio na linha 2017.
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