As manutenções necessárias para ter mais segurança nessa condição climática são simples e baratas, mas trazem grande segurança
Está começando a época de chuva em algumas regiões do Brasil e isso exige cuidados com o carro após tantos meses de clima seco. O piso molhado fornece menos aderência e a precipitação afeta a visibilidade.
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Alguns dos cuidados com o carro para a época de chuva são simples e baratos, podendo ser feitos até na garagem de casa. Veja quais são:

Para rodar com segurança na chuva é preciso estar com pneus bons. O desgaste dentro do limite recomendado significa que os sulcos estão aptos a escoar a água e manter a borracha em contato com o solo.
Quando o desgaste está acentuado o pneu perde essa capacidade de “cortar” a água, criando o risco de aquaplanagem — situação onde as rodas giram sobre uma lâmina d’água e perdem o contato com o solo.
Para verificar o desgaste é preciso procurar na banda de rodagem a marcação do TWI, que é um ressalto dentro dos sulcos. Quando ele está mais destacado é sinal de que precisa trocar os pneus.
Não é apenas o desgaste que pode reduzir a aderência na chuva, um pneu ressecado também é menos eficiente. Mesmo com os sulcos dentro da medida ideal, a borracha envelhecida não consegue boa aderência mesmo em tempo seco, na chuva é ainda pior.
Na hora de comprar um pneu novo é possível ver na etiqueta do Inmetro sua aderência em pisos molhados. Quanto melhor a nota, mais segura será a condução na chuva.

Tão importante quanto o carro ter tração na chuva, é o motorista enxergar. Nessa condição a visibilidade é reduzida, se as palhetas do limpador estiverem ruins ela será quase nula.
Como a borracha se resseca naturalmente, o mais recomendado é trocar as palhetas uma vez ao ano. Quando estão ruins é possível notar no uso, com elas trepidando ou não limpando bem o vidro.
Na hora de trocar, dê preferência a marcas tradicionais, a diferença de preço para os modelos mais baratos é pequena para a segurança que a peça traz. A troca pode ser feita em casa, em um processo simples e que está explicado no manual do veículo.
Também lembre das palhetas do limpador traseiro nos carros que possuem esse equipamento.
Aplicar um repelente de água no para-brisa, vigia e nos retrovisores ajudará a ter mais visibilidade na chuva. Ele também facilita o trabalho do limpador, principalmente em tempestades.
O porém nesse produto é que a aplicação pode ser mais trabalhosa, alguns exigem um tempo de “cura”. Se na sua região a chuva for muito intensa ou frequente, vale a pena o esforço.

Tão importante quanto enxergar na chuva é ser visto. É obrigatório ligar o farol baixo (não vale apenas a luz de posição ou apenas a de neblina) nessas condições, não fazer isso é uma infração média com multa de R$ 130,16 e 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Rodar com o farol ligado facilita que o seu carro seja visto na chuva e pode evitar acidentes, não é apenas para evitar multas. Se for uma tempestade, com visibilidade limitada, é recomendável ligar a luz traseira de neblina.
Usar o farol alto ou rodar com o facho desregulado é jogar contra. A luz forte e apontada para a frente pode refletir na chuva e te ofuscar, por isso a recomendação de usar a luz baixa.

O vidro do carro embaça durante a chuva ou dias frios. Para resolver isso é preciso ligar o ar-condicionado na temperatura mais fria e direcionar o fluxo para o para-brisa.
Por esse motivo é importante ter o ar-condicionado em dia mesmo com o clima frio. A perda de eficiência nele pode ser resolvida com uma simples carga no gás, caso não exista uma falha grave no sistema.
Os recursos ativos de segurança (ADAS), como a frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e outros dependem de uma câmera para funcionar. Durante a chuva os sistemas ADAS terão funcionamento limitado, já que a visibilidade fica reduzida.
Se você dirige confiando muito neles, é preciso redobrar a atenção com o trânsito. O carro avisa através de uma luz amarela no painel que os assistentes de segurança foram desativados por falta de visibilidade.
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