Vai comprar um usado? Atenção aos ‘sintomas’ e fuja de uma fria
Como uma pessoa doente, o automóvel também apresenta sintomas que podem indicar problemas simples de resolveu ou defeitos caríssimos
Como uma pessoa doente, o automóvel também apresenta sintomas que podem indicar problemas simples de resolveu ou defeitos caríssimos
Quando uma pessoa está adoentada, você usa o termômetro para saber se subiu a temperatura, que é um sinal de algum problema no organismo. No automóvel tem a mesma coisa: termômetros. Como assim? Se você estiver comprando um carro usado, dê uma olhada no escapamento.
Se ele tiver preto é porque está queimando combustível em excesso. Se tiver muito branco é que está faltando combustível. Tem algum problema na central eletrônico, na sonda lambda, o correto é que ela seja cinza. Acelere e confira, se sair muito preta, é porque tá queimando combustível em excesso. Mas se sair azulada, é sinal de que está queimando óleo. Então, o escapamento é um termômetro.
VEJA TAMBÉM:
Outro termômetro: velas de ignição. Tire a vela, uma olhada. A vela indica direitinho como é que está a combustão interna do motor. Além da vela, você pode também verificar os pneus.
O pneu está desgastado irregularmente. A banda de rodagem gastou de um lado, não gastou do outro. Pode ser um simples alinhamento, mas pode ser um complicado empeno, distorção, da carroceria.
Outro termômetro: a tampa da válvula onde você coloca o óleo. Puxe a tampa e veja se não tem o sinalzinho de borra do óleo que engrossou e ficou acumulada na tampa.
Por falar em óleo, o outro termômetro porreta é na vareta. Qual? Puxe a vareta e veja se o óleo indicado entre máximo e mínimo não está meio esbranquiçado, as vezes até com umas bolinhas. Isso é péssimo. Sinal de que junto do óleo tem água. Essa água vem de algum problema grave do motor.
Percebeu? Como é que se identifica as principais doenças de um automóvel só no visual? Antes de levar para casa um usado que vai te dar uma pilha de aborrecimento do futuro.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O prejuízo pode ser grande. Não somos especialistas, mas o básico tem que saber. Nunca comprei bomba.