Por que Stellantis vai ‘aposentar’ o motor Fire e deixar o 1.3 turbo mais fraco?

A virada de ano veio com algumas mudança na mecânica de alguns carros da Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, listamos quais são

jeep commander longtude 2023 cinza frente lateral traseira interior motor 2
O T270 perdeu 9 cv (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 11/01/2025 às 09h00
Atualizado em 13/01/2025 às 13h21

Todos os carros produzidos a partir do dia 1º de janeiro de 2025 devem atender às normas do Proconve L8, com modelos novos que atendem à norma antiga podendo ser vendidos até março. A Stellantis ainda havia modelos defasados em sua gama, mas serão todos regularizados.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Alguns deles precisaram de mudanças simples, como foi o caso do motor 1.3 Firefly aspirado. Ele equipa os Fiat Argo, Cronos, Pulse e Strada, a partir de 2025 ele perdeu 0,1 kgfm de torque junto do novo acerto. São 13,6 kgfm no etanol e 13,1 kgfm na gasolina, a potência se manteve em 107 cv e 98 cv respectivamente.

VEJA TAMBÉM:

O motor que foi mais afetado foi o 1.3 turbo T270. Segundo o portal Autos Segredos, ele agora é homologado com 176 cv no etanol, mas o torque de 27,5 kgfm foi mantido. Antes esse motor rendia 185 cv.

Por enquanto foi confirmada essa perda de potência apenas para os carros da Jeep: Renegade, Compass e Commander. A Fiat Toro também está com 176 cv, as versões Abarth do Fastback e do Pulse poderão ter calibragem diferente.

Motores turbodiesel ficaram mais potentes

Fiat Scudo Cargo My24 001
Os furgões médios trocaram um 1.5 diesel e vão usar o 2.2 diesel da Fiat (Foto: Fiat | Divulgação)

O novo motor 2.2 turbodiesel Multijet de 200 cv e 45,5 kgfm que estreou na Ram Rampage 2025 veio para substituir o 2.0. Isso significa que o Jeep Commader também receberá essa unidade mais potente. O que ainda é incerto é sobre o uso dele no Compass e na Fiat Toro.

O trio de vans médias Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy trocaram o motor 1.5 turbodiesel pelo 2.2 Multijet. Trata-se de uma versão amansada desse motor, entregando 150 cv e 37,7 kgfm.

Motor Fire foi aposentado

fiat fiorino endurance 2022 branco frente
O Fiorino agora usa o 1.3 Firefly e ganhou também a direção elétrica (Foto: Fiat | DIvulgação)

A Fiat ainda usava o antigo motor Fire no Mobi, no Fiorino e no Peugeot Partner Rapid. Ele não foi homologado para o Proconve L8 e será sucedido pelo Firefly.

O Fiat Mobi receberá o Firefly 1.0 de três cilindros, que já foi opcional no compacto. Além de ficar mais forte, ele irá ganhar direção com assistência elétrica.

Os irmão Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid usarão o 1.3 Firefly aspirado. A dupla ganhará junto a direção elétrica e o monitoramento de pressão dos pneus.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário