Stellantis lançará primeiro carro híbrido flex em novembro
Primeiro modelo da família eletrificada Bio-Hybrid, feito no Polo Industrial da Stellantis em Betim, será lançado nas próximas semanas
Primeiro modelo da família eletrificada Bio-Hybrid, feito no Polo Industrial da Stellantis em Betim, será lançado nas próximas semanas
A Stellantis dará início à sua fase eletrificada nacional em novembro. Ela fará o lançamento dos primeiros modelos do grupo com motores eletrificados da família Bio-Hybrid.
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O primeiro motor híbrido flex já está em produção no Polo Industrial de Betim. Numa tacada só, ela lançará o Pulse e Fastback equipados com o motor que combina unidade 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque com um módulo elétrico 12 Volts.
Trata-se do conhecido sistema micro-híbrido, que substitui motor de arranque e alternador, além de entregar potência extra de 3 kW (4 cv). Esse sistema, segundo a engenharia da Stellantis atua principalmente nos momentos de aquecimento do motor a combustão, quando há o maior volume de emissões.
Com isso, além de mais eficientes, o motor elétrico também entrega um pouco mais de performance para otimizar o funcionamento da unidade turbo. Os motores Bio-Hybrid também serão adotados em demais modelos da Stellantis, como Peugeot e Citröen.
Nossas tecnologias de descarbonização privilegiam as características e recursos do Brasil, como o etanol e a energia elétrica limpa. Aqui, temos à disposição uma matriz múltipla de propulsão, em que conviverão motores a combustão flex menores e mais eficientes, motores elétricos e sistemas híbridos, com as tecnologias Bio-Hybrid. É uma solução inteligente e natural, que se apoia em uma vantagem competitiva nacional. O uso do etanol nos proporciona uma oportunidade única de fazer a diferença e manter o protagonismo da Stellantis na mobilidade limpa, segura e acessível”, pontua o presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano.
O próximo passo do plano de eletrificação será o sistema híbrido flex Bio-Hybrid e-DCT. Ele adiciona, além do módulo micro-híbrido, um segundo motor elétrico que atua diretamente com a transmissão. Nesse caso, o conjunto é alimentado por uma bateria de 48 Volts, que permite uso híbrido, térmico ou apenas elétrico.
O terceiro degrau da escalada será o Bio-Hybrid Plug-in, conceito semelhante utilizado no Compass 4xe, por exemplo. Com bateria de maior potência (380 Volts), o automóvel poderá ser recarregado em fontes externas, como carregadores do tipo Wallbox. Ele pode ser conduzido com motores atuando de forma combinada, na combustão ou apenas na eletricidade.
E por fim, o primeiro modelo 100% elétrico brasileiro, com bateria de 400 Volts. Tudo isso faz parte do plano de investimentos que prevê 40 novos produtos e oito sistemas de propulsão.
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