Stellantis lançará primeiro carro híbrido flex em novembro

Primeiro modelo da família eletrificada Bio-Hybrid, feito no Polo Industrial da Stellantis em Betim, será lançado nas próximas semanas

plataforma bio hybrid stellantis
Primeiro produto da família Bio-Hybrid combinará motor 1.0 turbo com módulo micro-híbrido (Foto: Stellantis | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 17/10/2024 às 19h00

A Stellantis dará início à sua fase eletrificada nacional em novembro. Ela fará o lançamento dos primeiros modelos do grupo com motores eletrificados da família Bio-Hybrid.

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O primeiro motor híbrido flex já está em produção no Polo Industrial de Betim. Numa tacada só, ela lançará o Pulse e Fastback equipados com o motor que combina unidade 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque com um módulo elétrico 12 Volts.

Fiat Fastback Impetus branco híbrido bio hybrid flagra de protótipo em avenida de Belo Horizonte Minas gerais BH MG
Protótipo do Fastback Bio-Hybrid em testes pelas ruas de Belo Horizonte (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

Trata-se do conhecido sistema micro-híbrido, que substitui motor de arranque e alternador, além de entregar potência extra de 3 kW (4 cv). Esse sistema, segundo a engenharia da Stellantis atua principalmente nos momentos de aquecimento do motor a combustão, quando há o maior volume de emissões.

Com isso, além de mais eficientes, o motor elétrico também entrega um pouco mais de performance para otimizar o funcionamento da unidade turbo. Os motores Bio-Hybrid também serão adotados em demais modelos da Stellantis, como Peugeot e Citröen.

Nossas tecnologias de descarbonização privilegiam as características e recursos do Brasil, como o etanol e a energia elétrica limpa. Aqui, temos à disposição uma matriz múltipla de propulsão, em que conviverão motores a combustão flex menores e mais eficientes, motores elétricos e sistemas híbridos, com as tecnologias Bio-Hybrid. É uma solução inteligente e natural, que se apoia em uma vantagem competitiva nacional. O uso do etanol nos proporciona uma oportunidade única de fazer a diferença e manter o protagonismo da Stellantis na mobilidade limpa, segura e acessível”, pontua o presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano.

Híbrido flex será a primeira de quatro tecnologias

O próximo passo do plano de eletrificação será o sistema híbrido flex Bio-Hybrid e-DCT. Ele adiciona, além do módulo micro-híbrido, um segundo motor elétrico que atua diretamente com a transmissão. Nesse caso, o conjunto é alimentado por uma bateria de 48 Volts, que permite uso híbrido, térmico ou apenas elétrico.

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Quarteto eletrificado Bio-Hybrid estará no mercado até o fim da década (Foto: Stellantis | Divulgação)

O terceiro degrau da escalada será o Bio-Hybrid Plug-in, conceito semelhante utilizado no Compass 4xe, por exemplo. Com bateria de maior potência (380 Volts), o automóvel poderá ser recarregado em fontes externas, como carregadores do tipo Wallbox. Ele pode ser conduzido com motores atuando de forma combinada, na combustão ou apenas na eletricidade.

E por fim, o primeiro modelo 100% elétrico brasileiro, com bateria de 400 Volts. Tudo isso faz parte do plano de investimentos que prevê 40 novos produtos e oito sistemas de propulsão.

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