Stellantis lançará SUVs e picapes elétricas com autonomia de mais de 1.000 km

Os modelos serão possíveis graças a uma nova plataforma BEV, a terceira da marca, está contando até com capacidade de reboque

plataforma Stellantis STLA Frame 3
Os primeiro equipados serão os Jeeps e Rams (Foto: Stellantis | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 21/11/2024 às 13h51

A Stellantis anunciou nesta quinta-feira (21) sua terceira plataforma multi energia, a STLA Frame, projetada para atender picapes e SUVs grandes com estrutura de carroceria sobre chassi e com capacidade para tecnologias de combustão interna, híbrida, hidrogênio, elétrica com bateria (BVE) e de extensor de alcance (REEV). Outro destaque da novidade é sua autonomia que segundo o grupo pode variar entre 800 km e 1.100 km, dependendo do tipo de automóvel e motorização.

VEJA TAMBÉM:

plataforma Stellantis STLA Frame Platform Strategy

A Ram já havia apresentado sua 1500 REV, durante o Salão de Nova York de 2023, mas não deu detalhes sobre a plataforma que a comportaria. A promessa é de que o modelo estaria em comercialização no início de 2025, coincidindo muito com o lançamento desta.

Somando tudo isso com a confirmação da Stellantis de que os primeiros lançamentos com nova plataforma serão das marcas Jeep e Ram, fica claro que a nova 1500 elétrica estará sobre a STLA Frame. Outros modelos ainda serão apresentados.

Além do longo alcance de quilometragem e dimensões para veículos grandes, que no entre-eixos pode variar de 3.143 mm a 3.690 mm, a plataforma Stellantis STLA Frame tem uma robusta capacidade de carga e reboque, atingindo até 1225kg e 6.350kg, respectivamente.

A nova plataforma Stellantis também suporta travessias em água de até 610 mm.

A plataforma STLA Frame, assim como as STLA Medium e Large, oferece autonomia inédita e novos níveis de capacidade e desempenho superior, sendo referência em capacidade de carga e reboque. Isso atende aos clientes que buscam picapes e SUVs potentes para suas famílias ou negócios,” afirmou o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Com tecnologias elétricas e de alcance estendido chegando em breve, oferecemos soluções completas para quem ainda tem dúvidas sobre veículos elétricos. Essa conquista da engenharia será destaque nos próximos lançamentos da Jeep e da Ram”.

Em sua composição a Stellantis afirma que a STLA Frame utiliza aço de alta resistência avançado, combinando durabilidade, rigidez e leveza. A bateria é posicionada na seção central ampliada, protegida por trilhos reforçados contra impactos laterais. A fabricante também afirma que um revestimento inferior completo reduz o arrasto aerodinâmico, maximizando a autonomia e reforçando o compromisso da Stellantis com eficiência e desempenho.

Sua estrutura acomoda baterias refrigeradas a líquido que variam de 159 a 200 quilowatts-hora(kWh) e também foi projetada para aceitar futuras tecnologias de armazenamento de energia, garantindo adaptabilidade.

Os módulos duplos de acionamento elétrico (EDMs) dianteiros e traseiros projetados e montados pela Stellantis, com capacidade de até 250 kW, oferecem capacidade de tração nas quatro rodas e podem levar um veículo de 0 a 100 km-h em 4,4 segundos.

Na hora de recarregar a STLA Frame suporta um carregamento rápido de 800 volts DC de até 350 kW (que garante uma autonomia de160 km) em 10 minutos, enquanto os REEVs podem atingir 400 volts DC de até 175 kW nos mesmos 10 minutos (sendo 80 km de autonomia). Os veículos com STLA Frame são equipados com capacidade de carregamento bidirecional, permitindo que a bateria do veículo carregue outro EV, uma casa em casos de emergência ou outros aparelhos compatíveis

Medidas da STLA Frame:

  • Comprimento: 5.488 mm – 5.941 mm
  • Largura: 2.062 mm – 2.124 mm
  • Distância entre eixos: 3.143 mm – 3.690 mm
  • Distância do solo: 168 mm – 262 mm
  • Diâmetro máximo do pneu: 32,8/33 polegadas

A plataforma STLA Frame é uma das quatro plataformas globais  BEV no centro do plano estratégico Stellantis Dare Forward 2030. Após o lançamento do STLA Medium, em julho de 2023, e do STLA Large, em janeiro de 2024, a marca aponta que este é o caminho certo para atingir seus clientes.

A Stellantis está investindo mais de € 50 bilhões em eletrificação até 2030 para atingir suas metas ambiciosas: 100% do mix de vendas de BEV de carros de passageiros na Europa e 50% do mix de vendas de BEV de carros de passeio e caminhões leves nos EUA até 2030.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário