Para que servem os sulcos do pneu? Qual é o número ideal de canais?
Desenho dos pneus é responsável por escoar água e garantir a aderência; qual é a razão para existirem pneus com um e outros com cinco canais?
Desenho dos pneus é responsável por escoar água e garantir a aderência; qual é a razão para existirem pneus com um e outros com cinco canais?
Os sulcos do pneu são canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem e sua função principal é escoar a água para evitar aquaplanagem. Os desenhos também são responsáveis por garantir a aderência do pneu à pista.
Muitos consumidores se surpreendem ao encontrar o mesmo modelo de pneu com um número diferente de sulcos. Entenda por que existe essa diferença.
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Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus, explica que o projeto de construção de um pneu leva em consideração diversas variáveis.
“O total de sulcos incorporados em um pneu segue regras de design, estabelecidas de acordo com o propósito do pneu, e é proporcional à sua dimensão. O modelo PowerContact 2, nas dimensões 165, 175 e 185 é comercializado apenas com três sulcos, por exemplo. Na 195 com três ou quatro sulcos e na 205 apenas com quatro. No mercado, podemos encontrar modelos de pneus com um ou até cinco sulcos”, pondera Astolfi.
Há, também, pneus direcionais especializados em pista molhada que possuem apenas um grande e profundo sulco que escoa a água com a ajuda de sulcos laterais em ângulo. Apesar de bem adaptados para uso em pista molhada, pecam em outros aspectos por esta especialização.
Um pneu cheio de sulcos teria somente vantagens? “Esse excesso causaria um desgaste acelerado e deixaria o produto muito mais barulhento”, alerta o especialista.
De acordo com um estudo conduzido pela Continental na Alemanha, os pneus novos, com 100% de sua capacidade de dispersão, podem dar vazão a até 30 litros de água por segundo a uma velocidade de 80 km/h.
Já quando os sulcos atingem o limite legal de 1,6 mm, essa capacidade cai para 55%, o que impacta diretamente a dirigibilidade e a segurança.
Para verificar o momento de substituir os pneus, vale conferir os indicadores de desgaste máximo inseridos nos sulcos principais, os chamados TWI (tread wear indicators) que, se estiverem nivelados com as barras ou blocos dos componentes, apontam que ele já atingiu sua profundidade mínima.
É possível também medir a profundidade dos sulcos utilizando uma moeda de R$ 1,00. Se o anel dourado desaparecer ao ser inserido no sulco você pode rodar com seu carro sem problemas.
Caso o contrário, os pneus de seu veículo devem ser trocados imediatamente.
Transitar com pneu careca, além de colocar a segurança de todos em risco, pode resultar em multa e na adição de cinco pontos na Carteira Nacional de habilitação (CNH) do motorista.
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O círculo dourado da moeda de R$ 1,00 possui 4 mm de largura. Assim quando inserida no sulco do pneu, a não ser que se possa ver mais da metade da parte dourada, o pneu ainda está dentro do limite legal e não é necessário troca-lo imediatamente, como dito no texto. O mais correto entretanto é se verificar o marcador TWI,
Qual a altura do sulco de um pneu novo?