BMW apresenta filhote elétrico (e inteligente) do SUV iX
BMW Vision Neue Klasse X Concept antecipa linhas de futuro SUV compacto elétrico da marca que terá quatro computadores para aprender a guiar sozinho
BMW Vision Neue Klasse X Concept antecipa linhas de futuro SUV compacto elétrico da marca que terá quatro computadores para aprender a guiar sozinho
A BMW acaba de apresentar o Vision Neue Klasse X Concept, um nome de príncipe que podemos traduzir como o novo SUV compacto elétrico da marca. Uma espécie de baby iX.
VEJA TAMBÉM:
O estudo segue a mesma temática do sedã BMW Vision Neue Klasse Concept, apresentado no Salão de Munique de 2023, que combina elementos dos futuristas com toque retrô, que remete a modelos como 2002 e 3.0 CSL. A BMW quer projetar no futuro um encontro com o passado.
Assim, o SUV conceitual resgata do duplo rim com formas mais comedidas, como nos BMW dos anos 1970 e 1980, ao contrário do “focinho dilatado” de modelos como X7 e Série 4. Os faróis diagonais em LED também fazem menção aos tradicionais refletores duplos que se tornaram padrão a partir da década de 1970.
O BMW Vision Neue Klasse X oferece uma visão futura dos modelos X do Neue Klasse. Os mesmos princípios se aplicam aos nossos veículos de atividades esportivas: elétricos, digitais e circulares”, afirma o chefe de design do BMW Group, Adrian van Hooydonk. “Os modelos X sempre permanecerão com um caráter forte: monolíticos, limpos e com uma interpretação vertical muito distinta da assinatura luminosa BMW”, conclui.
Por dentro, o BMW Vision Neue Klasse X Concept tem cara de carro-conceito e os tradicionais elementos de um show car, como volante com aro flutuante, assim como console central estilizado e acabamento bem longe dos padrões convencionais. Mas ele traz elementos interessantes como quadro de instrumentos na base do para-brisas.
Uma tela delgada se prolonga sobre toda a extensão do vidro dianteiro e distribui informações como velocímetro, autonomia, percentual de carga, temperatura externa e até qualidade do ar. Logo abaixo, no console, um multimídia flutuante concentra as funções de multimídia.
Além de futurista, o novo SUV elétrico da marca também promete ser inteligente. Ele contará com quatro unidades independentes de processamento, que serão capazes de aprender a conduzir e interpretar o trânsito ao redor e não apenas se guiar por sensores e radares como acontece com os assistentes de condução atuais.
Por hora, a BMW não deu detalhes sobre motores, baterias e nem mesmo autonomia de seu futuro SUV elétrico. O que ela garante é que o carro contará com sistema de 800V que permitirá recarga 30% mais rápida, além de elevar a autonomia na mesma proporção.
A versão final do SUV também não tem nome, mas já tem local de produção. O modelo será fabricado na planta de Debrecen, na Hungria, que é a atual menina dos olhos do grupo alemão.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |