SUV PCD: melhores opções para comprar em 2024
Entre as categorias de automóveis passíveis de isenção tributária, o SUV foi o único segmento que registrou aumento real no número de modelos para PCD
Entre as categorias de automóveis passíveis de isenção tributária, o SUV foi o único segmento que registrou aumento real no número de modelos para PCD
Que os SUVs caíram nas graças do brasileiro, não tem como negar. Mais altinhos para enfrentar a buraqueira das grandes cidades e estradas de terra do interior, mais versáteis por ter porta malas mais bem aproveitados, devido à altura da carroceria e ainda com a possibilidade de ganhar alguns centímetros ao remover o tampão, e mais protegidos pelos plásticos que circundam a carroceria e evitam arranhões em muitas pontos do carro. Para o público PCD os SUVs tem mais um atrativo, os porta malas costumam acomodar com mais facilidade cadeiras de rodas e outros acessórios de auxílio à mobilidade.
VEJA TAMBÉM:
Como disse no último artigo, a vantagem real deste aumento do segundo teto foi a inclusão de muitos modelos de veículos dentro desse novo limite. E com o aumento da oferta de SUVs no mercado nacional, mais modelos com esta carroceria foram incluídos dentro do limite de isenção de ICMS, que hoje está em 120 mil reais. Portanto é comum ver SUVs iniciando sua gama em R$ 119.990 justamente para ficar dentro do teto e ser oferecido para PCD.
Neste artigo vou relacionar os melhores SUVs compactos para PCD dentro do teto das duas isenções, lembrando que na maioria dos estados tem isenção de IPVA também. A lista considera custo/benefício, portanto não entram todas as versões que estão abaixo do teto, e está em ordem crescente de preços.
O SUV compacto mais em conta no mercado nacional e que mais entrega hoje é o Pulse S-Design, que é derivado de um opcional do Pulse Drive. É caracterizado pelos logotipos e rodas em grafite e emblemas da versão na carroceria. O motor é o 1.3 aspirado que rende 107 cv e 13,7 kgfm de torque máximos, é um dos mais econômicos do mercado. O câmbio é CVT e simula sete velocidades.
Não é um carro grande, são 2,53 m de entre eixos e o porta-malas é o menor do segmento, com 370 litros (método litragem). Vem com um bom pacote de itens de série como direção elétrica, rodas de liga de 16 polegadas, quatro airbags, faróis em LED, mídia de 10,1” com conectividade sem fio, câmera de ré, sensor de estacionamento, chave presencial, partida por botão, carregador de celular por indução e ar-condicionado digital. Esse carro é bem interessante, um pacote de série bem completo e apesar do motor mais fraco, é econômico e o carro não é pesado, o desempenho é razoável.
A versão de entrada do último lançamento da Renault, o Kardian Evolution não tem o freio de mão por botão como as demais versões, é só o comum, mas tem faróis em LED, piloto automático, mídia de 8” com conectividade sem fio, painel digital de 7”, os bancos são em tecido, a chave é do tipo canivete com telecomando, tem câmera de ré e sensor de estacionamento, entre outros.
O grande atrativo deste modelo é o motor 1.0 turbo que rende 125 cv e 22,4 kgfm de torque máximos. É o maior torque da categoria, o motor é bem forte e o carro muito gostoso de dirigir e o espaço interno é outro destaque, com 2,60 m de entre eixos tem um bom espaço para quem vai atrás. Os pontos negativos são o porta malas que leva apenas 358 litros e ausência de saída de ar traseira.
O novo SUV da Citröen se destaca pelo espaço interno muito bom, com 2,67 m de entre eixos, maior da categoria, e pelo porta-malas de 493 litros, que é o melhor no mercado para PCD. Além disso, o motor é o 1.0 Turbo que rende 130 cv e 20,4 kgfm de torque máximos. Graças a ele o carro fica muito esperto e bem gostoso de dirigir. Porém peca por não ter piloto automático nem chave presencial, e a ergonomia é prejudicada pela ausência de ajuste de profundidade no volante. Mas tem um painel digital muito bom e a mídia de 10,1” com conectividade sem fio é muito boa, tem também câmera de ré e sensor de estacionamento. Externamente é moderno, tem DRL e rodas de liga, mas para entrar nele, a chave simples, que nem canivete é, demonstra a simplicidade do projeto.
O Kicks não é melhor em nada mas é muito bom em quase tudo. Seu porta-malas é um dos melhores com 432 litros, o espaço interno é muito bom, com 2,61 m de entre eixos. Mas sua multimídia é defasada, tem 7 polegadas e conectividade com fio. Tem roda de liga de 16”, faróis de neblina, bom nível de segurança com seis airbags. Mas o motor é aspirado, é mais fraco 1.6 do mercado com 113 cv e 15,3 kgfm máximos. Na estrada precisa atenção nas retomadas e ultrapassagens, ainda mais com carro cheio, mas na cidade até que vai bem. É econômico, faz quase 14 km/l na estrada com gasolina pelo Inmetro, mas o tanque é pequeno, o que deixa a autonomia ruim. Em itens de série ainda inclui câmera de ré, sensor de estacionamento e sensor crepuscular.
Esse carro tem um projeto bem antigo, está precisando mudar, se é que vai se manter no mercado, com o lançamento do Basalt é bem provável que o C4 não resista. Mas ele tem um preço interessante, o motor 1.6 é bem esperto apesar de aspirado, a direção é gostosa, porém o porte não é muito de SUV, está mais para hatch bombado. O espaço interno é razoável, são 2,60 m de entre eixos, e tem um porta-malas ruim, com apenas 320 litros, além de pequeno o acesso é difícil, a tampa é estreita. Outros pontos negativos são a ausência do piloto automático, e o motor não é tão econômico assim, bebe mais que a média do segmento. Tem chave presencial, partida por botão, ar-condicionado digital, painel digital monocromático e uma mídia boa, igual à do C3 Aircross, de 10,1” com conectividade sem fio. Em segurança tem apenas dois airbags, e as rodas de 16” são em aço com calotas.
A geração anterior do Creta é um carro defasado mas tem um bom motor 1.6 aspirado que rende até 130 cv e 16,5 kgfm de torque, mas o carro é pesado e isso prejudica o desempenho e o consumo. Tem o maior consumo do segmento, no etanol faz 7,1 e 8,1 km/l na cidade e estrada. De ponto positivo ele vem com sensor crepuscular, rodas de liga, piloto automático, sensor de estacionamento e bom espaço interno. O porta malas, apesar de ser grande com 431 litros, não tem um formato adequado e não costuma caber cadeira de rodas montada. Não tem mídia, vem com um rádio com bluetooth e o interior é muito simples, não tem câmera de ré e são apenas dois airbags.
O SUV baseado na plataforma do Polo tem como destaque ser o único do segmento nessa faixa de preços que vem com ACC e seis airbags. Além dele um grande destaque é o motor 1.0 turbo de três cilindros que rende 128 cv e 20,4 kgfm de torque máximos, o que deixa o carro bem esperto em retomadas. Suas dimensões são modestas, são 2,56 m de entre eixos, não é o menor do segmento, mas na prática o espaço interno é apertado. O porta-malas por outro lado é muito bom , são 415 litros e o formato ajuda a acomodar grandes volumes. No interior ele vem só com aquela mídia básica de 6,5” e conectividade com fio, tem sensor de estacionamento mas não tem câmera de ré e o acabamento é simples. Esta versão foi simplificada, perdeu saída de ar para quem vai atrás, mas ainda é uma boa opção devido ao bom porta-malas e nível de segurança.
O outro SUV da VW disponível com duas isenções para o público PCD tem como maior destaque o espaço interno, garantido pelos 2,65 m de entre eixos. Porém seu porta-malas é muito pequeno, são 373 litros e não cabe cadeira de rodas montada, nem apelando para a lingueta que aumenta o porta-mala para 420 litros deixando o banco traseiro menos inclinado. Ao contrário do Nivus não vem com ACC, apenas piloto automático comum, mas mantém os seis airbags. Em itens de série vem com rodas de liga, sensor crepuscular, Vai valer pelo porte, por ser mais parrudo do que o Nivus, pelo bom espaço interno e pelo motor 1.0 que rende 128 cv e 20,4 kgfm de torque máximos. O acabamento é outro ponto negativo, um dos piores do segmento.
O SUV que fez sucesso no mercado nacional ao oferecer excelente pacote de itens de série por um preço muito abaixo dos concorrentes é também um dos maiores destaques no mercado de veículos para PCD, porém no momento estão suspensas as vendas para este público, pois a demanda foi muito grande e o prazo de entrega estava só aumentando. Pode voltar a ser oferecido a qualquer momento, e assim que for, será novamente uma das melhores opções por entregar motor 1.5 turbo de 150 cv, chave presencial, bancos em couro, comandos elétricos para o banco do motorista, painel digital, mídia com conectividade com fio, ar-condicionado digital, seis airbags, saída de ar traseira, rodas de liga, freio de mão eletromecânico, entre outros. O carro é bem esperto e gostoso de dirigir, de pontos negativos tem o porta-malas que é pequeno com 340 litros e o consumo, um dos maiores do segmento.
O Renegade é um dos destaque para PCD por ter um motor 1.3 Turbo, o mais forte de todos com 185 cavalos e 27,5 kgfm de torque máximos, melhor acabamento com painéis em soft touch, rodas de liga de 17”, seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, assistente de manutenção em faixa (é o único que oferece esse recurso), mídia de 7” com conectividade sem fio, freio de mão eletromecânico, câmera de ré, entre outros. Não é o carro muito econômico, como é pesado o consumo não fica muito bom e o porta malas, apesar de ser pequeno com 320 litros, não é tão ruim para quem usa cadeira de rodas porque o formato quadrado permite colocar uma cadeira de rodas montada, mas ainda é um dos menores do segmento. Portanto o Renegade vale a pena por ser o carro mais potente, com bastante segurança, bom acabamento e ainda tem cinco anos de garantia. Fastback Turbo 200 1.0T CVT – De R$ 119.990 por R$ 103.342 com isenções
Outro grande destaque para o público com deficiência, o Fastback tem o maior porta malas da categoria com 516 litros, tem um motor muito bom 1.0 turbo que rende 130 cv e 20,4 kgfm de torque máximos, tem freio de mão eletromecânico e auto hold, que segura o carro ao parar, isso ajuda quem usa adaptação para dirigir. Inclui ainda faróis em led, rodas de liga de 17”, mídia de 8,4” com conectividade sem fio, De pontos negativos tem o espaço interno que não é bom, são 2,53 m de entre eixos, e não tem ajuste de profundidade no volante, o que prejudica a ergonomia, e o painel é simples, tem uma tela pequena, mas pelo menos tem muitas informações.
O Tracker é o SUV compacto mais carro para PCD por não ter bônus de fábrica, mas oferece um bom nível de itens de série como chave presencial, partida por botão, mídia de 8” com conectividade sem fio, câmera de ré, piloto automático, e também tem um bom nível de segurança com seis airbags e controle de estabilidade e tração. O motor 1.0 turbo tem bastante força na prática, mais do que os 116 cv e 16,8 kgfm de torque sugerem. Além disso tem bons números de consumo. O porta-malas é intermediário, com 393 litros, cabe bem uma cadeira de rodas montada e sobra espaço para bagagem e o espaço interno. As rodas são de aço de 16” com calotas e os faróis halógenos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Amigo, você está enganado sobre algumas coisas que falou do C4 Cactus.
Tenho um 2022. O Cactus tem piloto automático e a mala é muito boa
O Tiggo 5X não está disponível para o público PCD.Segundo as revendedoras para o público PC as vendas estão suspensas. consultei hoje dia 03/07/2024.
Tem Instagram com mais dicas ?? Para quem está entrando na condição de PCD é muito importante. Obrigada.
Olá, Lucimara. O instagram do Alessandro, autor da lista, é @blogdocadeirante