SUVs compactos ficam até 45% mais caros em um ano

Diferença entre a versão de entrada mais barata e a mais cara em 2021 é de quase R$ 81 mil; confira quais foram os modelos que registraram as maiores altas

suv compacto da jac, modelo t50 2021 cinza visto de frente
JAC T 50 Plus passou de R$ 83.990 para R$ 115.400 (Foto: JAC | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 23/04/2021 às 10h50

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os SUVs correspondem a quase 40% do mercado de carros novos comercializados em 2021, sendo a maior parte do total da categoria composta por modelos compactos. Dada a relevância dos SUVs compactos, a Kelley Blue Book Brasil, empresa especializada em pesquisa de preços de veículos, fez um levantamento para apurar a diferença de preço das versões de entrada de cada SUV compacto entre abril de 2020 e o mesmo mês deste ano.

LEIA MAIS

Após a exclusão das versões destinadas exclusivamente às pessoas com deficiência (PcD) e considerando sempre o ano modelo mais recente disponível à época como parâmetro, a pesquisa revelou que alguns SUVs compactos chegaram a experimentar uma variação de até 45% entre o preço 0 km praticado nas lojas neste período de 12 meses, como foi o caso do Suzuki Jimny. Na outra ponta, alguns modelos tiveram pouca variação, abaixo de 2%, a exemplo do Hyundai Creta.

É importante ressaltar que esta comparação se refere a uma fotografia de quais eram as versões de entrada disponíveis de cada SUV em abril do ano passado e quais são estas versões atualmente. Portanto, fatores como atualização de ano modelo ou reestilizações não foram ponderados para fazer a análise de variação.

Logo, casos como o do próprio Suzuki Jimny podem ser influenciados pela troca de ano modelo (já que em abril de 2020 ele era vendido como ano modelo 2020 e hoje ele é oferecido já em versões 2022). O mesmo pode se aplicar a outros SUVs, como a dupla T40 e T50 da JAC, Renault Duster, Honda WR-V e Nissan Kicks que passaram por reestilizações neste período.

Ao observar a oferta de versões de entrada de todos os SUVs compactos oferecidos em abril de 2021, notamos que a diferença entre o SUV mais barato e a versão inicial mais cara é de R$ 80.893, abrangendo de R$ 68.347 do Caoa Chery Tiggo2 EX AT 2021 até os R$ 149.240 do Suzuki S-Cross 4STYLE Allgrip CVT 2021.

Ano passado, este gap era de R$ 57.490, com os mesmos modelos de ponta a ponta (Tiggo2 Look, de R$ 60.000, até S-Cross 4STyle CVT, por R$ 117.490).

Alta dos SUVs compactos nos últimos 12 meses

Veja abaixo o comparativo dos preços das versões de entrada de cada um dos 20 SUVs compactos à venda no Brasil atualmente.

Modelo  Preço 0 km abr/2021   Preço 0 km abr/2020 Diferença %
Caoa Chery Tiggo2 R$ 68.347 R$ 60.000  13,91
Renault Duster R$ 79.134 R$ 71.800 10,21
Hyundai Creta R$ 81.182 R$ 79.900 1,60
Peugeot 2008 R$ 84.565 R$ 69.000 22,56
Jeep Renegade R$ 85.609 R$ 75.900 12,79
Honda WR-V R$ 88.157 R$ 81.990 7,52
Nissan Kicks R$ 90.131 R$ 75.510 19,36
JAC T40 Plus R$ 91.421 R$ 67.405 35,63
Volkswagen Nivus R$ 93.819
Chevrolet Tracker R$ 94.326 R$ 82.000 15,03
Renault Captur R$ 95.535 R$ 79.190 20,64
Citroën C4 Cactus R$ 96.008 R$ 70.500 36,18
Volkswagen T-Cross R$ 100.137 R$ 83.000 20,65
Suzuki Jimny R$ 100.485 R$ 69.350 44,90
Caoa Chery Tiggo 5X R$ 101.281 R$ 88.990 13,81
Honda HR-V R$ 108.952 R$ 93.000 17,15
JAC T50 Plus R$ 115.400 R$ 83.990 37,40
Suzuki Vitara R$ 126.355  R$ 94.000 34,42
Suzuki Jimny Sierra R$ 133.320 R$ 103.990 28,20
Suzuki S-Cross R$ 149.240 R$ 117.490 27,02
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ney Verdandi 23 de abril de 2021

Esse carros chineses, cujos projetos são de baixos custos, são uma verdadeira bomba em termos de durabilidade; até mesmo em leilões a procura é mínima, face a péssima revenda. Deveriam custar 50% a menos do que cobram, face a desvalorização absurda com dois anos de uso.

Avatar
William Cruz 23 de abril de 2021

Esse carro é muito feio. Tão feio quanto um Pontiac Aztec. A JAC precisa mudar urgente o seu designer.

Avatar
Deixe um comentário