SUVs compactos ficam até 45% mais caros em um ano
Diferença entre a versão de entrada mais barata e a mais cara em 2021 é de quase R$ 81 mil; confira quais foram os modelos que registraram as maiores altas
Diferença entre a versão de entrada mais barata e a mais cara em 2021 é de quase R$ 81 mil; confira quais foram os modelos que registraram as maiores altas
De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os SUVs correspondem a quase 40% do mercado de carros novos comercializados em 2021, sendo a maior parte do total da categoria composta por modelos compactos. Dada a relevância dos SUVs compactos, a Kelley Blue Book Brasil, empresa especializada em pesquisa de preços de veículos, fez um levantamento para apurar a diferença de preço das versões de entrada de cada SUV compacto entre abril de 2020 e o mesmo mês deste ano.
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Após a exclusão das versões destinadas exclusivamente às pessoas com deficiência (PcD) e considerando sempre o ano modelo mais recente disponível à época como parâmetro, a pesquisa revelou que alguns SUVs compactos chegaram a experimentar uma variação de até 45% entre o preço 0 km praticado nas lojas neste período de 12 meses, como foi o caso do Suzuki Jimny. Na outra ponta, alguns modelos tiveram pouca variação, abaixo de 2%, a exemplo do Hyundai Creta.
É importante ressaltar que esta comparação se refere a uma fotografia de quais eram as versões de entrada disponíveis de cada SUV em abril do ano passado e quais são estas versões atualmente. Portanto, fatores como atualização de ano modelo ou reestilizações não foram ponderados para fazer a análise de variação.
Logo, casos como o do próprio Suzuki Jimny podem ser influenciados pela troca de ano modelo (já que em abril de 2020 ele era vendido como ano modelo 2020 e hoje ele é oferecido já em versões 2022). O mesmo pode se aplicar a outros SUVs, como a dupla T40 e T50 da JAC, Renault Duster, Honda WR-V e Nissan Kicks que passaram por reestilizações neste período.
Ao observar a oferta de versões de entrada de todos os SUVs compactos oferecidos em abril de 2021, notamos que a diferença entre o SUV mais barato e a versão inicial mais cara é de R$ 80.893, abrangendo de R$ 68.347 do Caoa Chery Tiggo2 EX AT 2021 até os R$ 149.240 do Suzuki S-Cross 4STYLE Allgrip CVT 2021.
Ano passado, este gap era de R$ 57.490, com os mesmos modelos de ponta a ponta (Tiggo2 Look, de R$ 60.000, até S-Cross 4STyle CVT, por R$ 117.490).
Veja abaixo o comparativo dos preços das versões de entrada de cada um dos 20 SUVs compactos à venda no Brasil atualmente.
Modelo | Preço 0 km abr/2021 | Preço 0 km abr/2020 | Diferença % |
---|---|---|---|
Caoa Chery Tiggo2 | R$ 68.347 | R$ 60.000 | 13,91 |
Renault Duster | R$ 79.134 | R$ 71.800 | 10,21 |
Hyundai Creta | R$ 81.182 | R$ 79.900 | 1,60 |
Peugeot 2008 | R$ 84.565 | R$ 69.000 | 22,56 |
Jeep Renegade | R$ 85.609 | R$ 75.900 | 12,79 |
Honda WR-V | R$ 88.157 | R$ 81.990 | 7,52 |
Nissan Kicks | R$ 90.131 | R$ 75.510 | 19,36 |
JAC T40 Plus | R$ 91.421 | R$ 67.405 | 35,63 |
Volkswagen Nivus | R$ 93.819 | – | – |
Chevrolet Tracker | R$ 94.326 | R$ 82.000 | 15,03 |
Renault Captur | R$ 95.535 | R$ 79.190 | 20,64 |
Citroën C4 Cactus | R$ 96.008 | R$ 70.500 | 36,18 |
Volkswagen T-Cross | R$ 100.137 | R$ 83.000 | 20,65 |
Suzuki Jimny | R$ 100.485 | R$ 69.350 | 44,90 |
Caoa Chery Tiggo 5X | R$ 101.281 | R$ 88.990 | 13,81 |
Honda HR-V | R$ 108.952 | R$ 93.000 | 17,15 |
JAC T50 Plus | R$ 115.400 | R$ 83.990 | 37,40 |
Suzuki Vitara | R$ 126.355 | R$ 94.000 | 34,42 |
Suzuki Jimny Sierra | R$ 133.320 | R$ 103.990 | 28,20 |
Suzuki S-Cross | R$ 149.240 | R$ 117.490 | 27,02 |
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Esse carros chineses, cujos projetos são de baixos custos, são uma verdadeira bomba em termos de durabilidade; até mesmo em leilões a procura é mínima, face a péssima revenda. Deveriam custar 50% a menos do que cobram, face a desvalorização absurda com dois anos de uso.
Esse carro é muito feio. Tão feio quanto um Pontiac Aztec. A JAC precisa mudar urgente o seu designer.