Se as rodas são iguais, por que o tamanho do freio é diferente?

Cada eixodo carro utiliza um sistema de freio diferentes por causa das leis da física, explicamos aqui o motivo disso

Fiat Fastback T200 2026 cinza silverstone lateral
Note como o disco dianteiro "enche" as rodas (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 13/08/2025 às 06h00

Já reparou que o freio traseiro de seu carro é sempre menor que o dianteiro? Seja ela por disco ou tambor? Isso não se trata da montadora querendo economizar, existe uma razão técnica bem válida.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

O tamanho dos discos de freio e de sua pinça é determinado pela engenharia do fabricante com base em fatores como peso do veículo, potência do motor e a proposta. Carros esportivos, por exemplo, utilizam freios mais potentes pois são feitos para uma direção mais agressiva.

VEJA TAMBÉM:

Uma constante nisso é o fato do freio dianteiro ser sempre maior e também utilizar um sistema mais eficiente. Em carros compactos a fórmula tradicional é de usar discos ventilados na frente e tambores atrás.

O motivo disso é a própria dinâmica de uma frenagem. Com a desaceleração o peso do veículo é deslocado para a dianteira. Sem contar que essa parte é sempre mais pesada em carros com tração dianteira, que é maioria em nosso mercado.

ford mustang mach 1 2022 azul estoril detalhe rodas pinca de freios brembo
A dianteira é responsável por 80% da força de frenagem (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

Por isso, 80% da força de frenagem necessária para reduzir a velocidade do carro é feita pelos freios dianteiros. Os traseiros atuam com os 20% restantes e também servem para ajudar a estabilizar.

Como o freio traseiro possui um papel bem menor, o uso de tambor não implica em riscos para o motorista. Em descidas de serra, por exemplo, será o dianteiro que correrá risco de sofrer o temido fading e perder a performance se houver abusos ao volante.

Segundo o teste padronizado da revista Quatro Rodas, o Fiat Pulse, com tambores no eixo traseiro, precisa de 50,4 m para frear de 120 a 0 km/h, enquanto o VW Nivus, com disco nas quatro rodas, precisa de 50,7 m. Isso exemplifica como o tipo do freio traseiro tem influencia menor na hora de parar.

Os discos são usados na traseira em carros mais pesados. Um exemplo disso é o Jeep Renegade, que pesa mais que seus rivais e, por isso, exige freios mais potentes.

Essa importância menor dos freios traseiros possuem um benefício na hora da manutenção: por ser menos exigido, as trocas de pastilhas ou lonas dele são mais espaçadas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário