Se as rodas são iguais, por que o tamanho do freio é diferente?

Cada eixodo carro utiliza um sistema de freio diferentes por causa das leis da física, explicamos aqui o motivo disso

Fiat Fastback T200 2026 cinza silverstone lateral
Note como o disco dianteiro "enche" as rodas (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 13/08/2025 às 06h00

Já reparou que o freio traseiro de seu carro é sempre menor que o dianteiro? Seja ela por disco ou tambor? Isso não se trata da montadora querendo economizar, existe uma razão técnica bem válida.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

O tamanho dos discos de freio e de sua pinça é determinado pela engenharia do fabricante com base em fatores como peso do veículo, potência do motor e a proposta. Carros esportivos, por exemplo, utilizam freios mais potentes pois são feitos para uma direção mais agressiva.

VEJA TAMBÉM:

Uma constante nisso é o fato do freio dianteiro ser sempre maior e também utilizar um sistema mais eficiente. Em carros compactos a fórmula tradicional é de usar discos ventilados na frente e tambores atrás.

O motivo disso é a própria dinâmica de uma frenagem. Com a desaceleração o peso do veículo é deslocado para a dianteira. Sem contar que essa parte é sempre mais pesada em carros com tração dianteira, que é maioria em nosso mercado.

ford mustang mach 1 2022 azul estoril detalhe rodas pinca de freios brembo
A dianteira é responsável por 80% da força de frenagem (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

Por isso, 80% da força de frenagem necessária para reduzir a velocidade do carro é feita pelos freios dianteiros. Os traseiros atuam com os 20% restantes e também servem para ajudar a estabilizar.

Como o freio traseiro possui um papel bem menor, o uso de tambor não implica em riscos para o motorista. Em descidas de serra, por exemplo, será o dianteiro que correrá risco de sofrer o temido fading e perder a performance se houver abusos ao volante.

Segundo o teste padronizado da revista Quatro Rodas, o Fiat Pulse, com tambores no eixo traseiro, precisa de 50,4 m para frear de 120 a 0 km/h, enquanto o VW Nivus, com disco nas quatro rodas, precisa de 50,7 m. Isso exemplifica como o tipo do freio traseiro tem influencia menor na hora de parar.

Os discos são usados na traseira em carros mais pesados. Um exemplo disso é o Jeep Renegade, que pesa mais que seus rivais e, por isso, exige freios mais potentes.

Essa importância menor dos freios traseiros possuem um benefício na hora da manutenção: por ser menos exigido, as trocas de pastilhas ou lonas dele são mais espaçadas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário