Tanque dos carros está diminuindo por leis antipoluição; entenda
O Proconve L8 pega pesado com as emissões evaporativas, isso inclui o vapor de combustível que sai durante o abastecimento
O Proconve L8 pega pesado com as emissões evaporativas, isso inclui o vapor de combustível que sai durante o abastecimento
As mudanças feitas nos carros para atender ao Proconve L8, as novas normas de emissões do Brasil, vão além de acertos no motor e no sistema de escapamento. Alguns carro sofreram reduções no volume do tanque de combustível para ser homologado nessa norma, como foi com o Fiat Mobi e o Volkswagen Nivus.
O motivo dessa redução tem a ver com outra preocupação que existe no Proconve L8: as emissões evaporativas. Não basta o carro expelir menos poluentes enquanto o motor funciona, também estão monitorando os vapores de combustível que saem do veículo até mesmo enquanto está desligado ou abastecendo.
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Onde entra o tanque de combustível nessa história? A redução do volume foi causada pela aplicação de um equipamento chamado “On-board Refueling Vapor Recovery”, ou apenas ORVR. Esse nome em inglês significa “Sistema Integrado de Recuperação de Vapores de Abastecimento”.
O ORVR fica instalado dentro do tanque de combustível, por isso ele rouba alguns litros do volume. A função dele é recuperar os vapores de gasolina que iriam para fora do tanque e reciclá-los de volta para o reservatório.
Esse sistema reduz 98% das emissões evaporativas no tanque de combustível de um carro, incluindo durante o abastecimento. Ou seja, o cheiro de gasolina nos postos poderá diminuir com a popularização desse equipamento.
O ORVR já é produzido no Brasil pela Eaton desde 2021, que fornece o equipamento para as principais montadoras instaladas no país. A empresa cita a Volkswagen, Peugeot, Jeep e Ram como clientes.
O Fiat Mobi utilizava um tanque de 47 litros até dezembro de 2024. Com a virada do ano, que veio junto do motor 1.0 Firefly para atender ao Proconve L8, houve uma redução de 3 litros no reservatório. Segue a justificativa da montadora:
“A nova fase do PROCONVE L8 estabelece regulamentações que se aplicam a todos os fabricantes brasileiros de veículos leves. Neste sentido, foram realizadas as evoluções técnicas necessárias para o atendimento das regulamentações vigentes, sem nenhum impacto percebido pelo consumidor.
Outro carro que teve uma mudança na mesma proporção foi o Volkswagen Nivus, que reduziu de 52 para 49 litros o volume do tanque. Durante o lançamento da linha 2025 isso foi justificado pela adoção do ORVR. Mas a marca garante que a autonomia aumentou, já que o carro ficou mais econômico.
Essa mudança não é bem uma regra. No caso do Chevrolet Spin, que recebeu o ORVR na linha 2025, manteve o volume de 53 litros no tanque.
Se você está a procura de um carro novo e se preocupa com a autonomia, vale a pensa conferir se o tamanho do tanque não foi reduzido.
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O que adianta Proconve L8 se o que mais se tem nas ruas e estradas são ônibus e caminhão velho soltando mais fumaça preta que locomotiva Maria fumaça ! Tinham que tirar esses veículos de circulação. Criar um plano para o proprietário adquirir um veículo novo. Moto velha também polui muito,.ainda mais essas com escapamento adulterado para fazer barulho !
Lembro-me de quando o governo (ridículo) proibiu a abertura dos postos nos fins de semana … o povo inventava “puxadinhos” nos tanques …
Pelo que entendi, se o ORVR passar a equipar de série todos os veículos, milhões de litros de combustível salvam-se de literalmente “sumirem no ar”. Considerando-se o montante da frota e de toda a cadeia de combustíveis.
Evita-se a contaminação direta do ar com esses vapores, e dispensa-se os milhões de litros extras que compensavam o combustível evaporado.
Frente ao enorme benefício a todos, o mísero espaço de 3 litros “tomados” no tanque compensa de longe.