Os cuidados necessários com o tanquinho de partida a frio em carros flex
Em alguns carros flex existe uma luz indicadora do tanquinho de partida a frio, que muitas vezes é confundida com outra mais importante
Em alguns carros flex existe uma luz indicadora do tanquinho de partida a frio, que muitas vezes é confundida com outra mais importante
A luz do combustível, representada por uma bomba de posto de gasolina, acende no painel quando o nível está na reserva. Mas e quando ela acende com o tanque cheio? Pode ser o sistema de partida a frio.
Essa luz, não é das que acendem quando há algum defeito com o carro, ela serve apenas para indicar que o nível está baixo. Porém, existem alguns carros flex que trazem outra luz amarela com esse formato, que indica o nível baixo do tanquinho de partida a frio.
VEJA TAMBÉM:
Ela acende quando o nível nesse tanque está baixo e ele precisa ser abastecido. Como o formato é parecido com o da reserva, pode haver confusão.
Cinco marcas utilizam uma luz para indicar o nível baixo no tanque da partida a frio. Na Honda e na Toyota a luz é uma bomba de posto com a letra G dentro, na Renault também há essa bomba desenhada, mas está escrito “gas” sob ela, e nos carros da Fiat e Jeep pode ser a mesma da reserva, a bomba com “gasolina” escrito sob ela ou “partida a frio” por extenso.
Quando essa luz se acende, não é preciso desesperar, o carro funciona normalmente. O motorista deve abastecer o tanque da partida a frio com gasolina antes de guardar o veículo, pois esse sistema poderá ser necessário quando for ligar no dia seguinte.
Carros que não são dessas cinco marcas citadas anteriormente não possuem a luz que indica o nível baixo. Por isso, é recomendável checar o nível to tanquinho periodicamente.
O sistema de partida a frio só é acionado caso o veículo esteja abastecido com etanol e as temperatura externa seja baixa. Por isso, os manuais recomendam gasolina aditivada ou premium.
Nossa sugestão é ir direto na premium, como a Podium da Petrobrás ou a V-Power da Shell. Esses combustíveis possuem maior validade e isso garante que a partida a frio irá funcionar corretamente quando for requisitada.
O sistema de partida a frio serve para ajudar a ligar o carro flex no frio quando abastecido com etanol. Se o motorista usar apenas gasolina, não é preciso se preocupar em abastecer o tanquinho.
Mas se ele negligenciar o sistema e for usar o álcool, vai ficar difícil de ligar o motor em temperaturas baixas. Forcar muito a partida aumenta o consumo da bateria e diminui a vida útil do motor de arranque.
Essa tecnologia veio dos antigos carros com motor apenas a álcool. Eles utilizavam o tanquinho da partida a frio para pegar em baixas temperaturas.
Com a introdução dos motores flex, o tanquinho voltou. Graças às evoluções nos motores e no gerenciamento eletrônico, a partida a frio ficou mais inteligente.
Alguns carros sempre injetam um pouco da gasolina do tanquinho, mesmo se não houver necessidade, para que o combustível não envelheça no reservatório. Hoje esse sistema foi aposentado em carros novos, em prol do aquecimento dos bicos injetores.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Usava gasolina aditivada desde 2010 e só abasteço em postos de bandeira. Ocorre que a gasolina do reservatório de partida a frio eu uso para o meu cortador de grama Toyama, motor 4 tempos de 5 CV, porém recentemente quando fui tirar a gasolina do referido reservatório de partida a frio a gasolina era na cor amarela, ou seja, era gasolina comum.
Desde então só uso gasolina comum com aditivo para gasolina em frasco “Clean Gas” da Bardahl (aditivo Clean Up) a cada 5.000 km e nos outros tanques Bardahl “Flex” (aditivo Keep Clean).