Tecnologias automotivas que ninguém usa e vêm em carros novos

As inovações são muito pedidas pelos clientes que compram carros novos, mas algumas montadoras seguem presas a soluções do passado

Car's,Driver,Insert,Cd,In,To,Cd,Player
Faz quanto tempo que você não usa um CD? (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 31/07/2024 às 08h02

Os carros estão evoluindo muito rápido, equipamentos que já foram desejáveis ficaram datados. Algumas dessas tecnologias automotivas ainda sobrevivem graças a projetos defasados ou apenas a insistência das montadoras.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Nesses tempos de central multimídia com espelhamento sem fio, painel digital e assistentes ativos de segurança, chega a ser espantoso ver algumas tecnologias sendo tratadas como antigas. Listamos aqui algumas que ainda sobrevivem nos carros vendidos no Brasil.

VEJA TAMBÉM:

1. CD-player

A última vez que a Volkswagen atualizou a Amarok foi em 2017. O modelo recebeu a central multimídia Discover Media, a mais recente da marca no momento e que trazia CD-player.

Esse equipamento persiste também em outra picape média, a Nissan Frontier. A versão S, única com câmbio manual e voltada para o trabalho pesado, conta com um CD-player integrado ao painel.

2. Acendedor de cigarros

Fiat Titano acendedor de cigarros console central
Lançada em 2024, a Titano conta com o anacrônico acendedor de cigarros (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

A nova Fiat Titano traz um pacote de tecnologia bem completo para seu segmento e faixa de preço: câmeras com visão de 360 graus, ar-condicionado de duas zonas e chave presencial. Mas escondido no console está o acendedor de cigarros.

Esse equipamento também é oferecido pela Fiat em outros modelos de sua gama como acessório. A Porsche vai além e oferece como um opcional de fábrica, que traz junto um cinzeiro.

3. Freio de estacionamento por pedal

nissan sentra sr interior pedaleira freio de estacionamento
A vantagem é liberar espaço no console, a desvantagem é o uso (Foto: Nissan | Divulgação)

O freio de estacionamento eletrônico é uma tecnologia automotiva muito prática. Muitos carros já acionam ele ao colocar o câmbio em P ou quando a porta do motorista é aberta. Além disso, ele libera espaço no console central.

O sistema mecânico mais comum no Brasil é a alavanca, mas dois carros da Nissan ainda insistem no freio de estacionamento por pedal: o Sentra e o elétrico Leaf. Até mesmo o Toyota Corolla Cross já abandonou essa solução.

4. Relógio digital do Del Rey

toyota hilux conquest double cab painel central multimídia relógio
A Toyota insiste nesse relógio, mesmo com a central multimídia mostrando as horas (Foto: Toyota | Divulgação)

Antigamente, quando o rádio não trazia uma tela e os painéis eram todos analógicos, era considerado um luxo ter o relógio digital na cabine. Recursos que se popularizaram nos anos 90 como o computador de bordo e os CD-players com visores em cristal líquido colocaram essa tecnologia em desuso, o motorista poderia consultar as horas de outras formas.

A Toyota Hilux mantém esse relojinho digital no painel, curiosamente sobre a central multimídia que também mostra as horas. Esse recurso deve ser útil na versão básica voltada para o trabalho, que vem sem rádio.

5. Direção hidráulica

volkswagen saveiro robust cs 2024 prata frente lateral interior 2
Enquanto o resto da linha usa assistência elétrica, Saveiro e Amarok estão na hidráulica (Foto: Volkswagen | Divulgação)

A direção com assistência elétrica é uma tecnologia automotiva relativamente simples: um motor elétrico alivia o esforço feito para esterçar a direção. Ele aposenta a bomba hidráulica e os fluídos, reduzindo o esforço parasita feito no motor e tirando um item da manutenção periódica.

As montadoras foram rápidas ao adotar a direção elétrica até para reduzir as emissões de seus carros. Porém a Volkswagen ainda insiste nela em sua caminhonete compacta Saveiro.

A Fiat também usa esses sistema no Mobi e no Fiorino, porém está próximo de aposentá-lo quando aposentar o motor Fire. Dentre as picapes médias, a assistência hidráulica é usada pelas japonesas, pela Amarok e pela Titano.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mario Lucio 5 de agosto de 2024

Não vejo problema algum se a central multimídia contar com um cd player! Mesmo porque o streaming de música não supera a resolução de áudio do CD. E quando não se tem sinal de Internet, ele esta a postos.

Avatar
Gustavo Lima 1 de agosto de 2024

Aqui em Resende-RJ os carros não precisam ter seta, pois ninguém usa !

Avatar
Xandi 1 de agosto de 2024

Que coincidência, em Nova Iguaçu também não.

Avatar
Mario Oliveira 1 de agosto de 2024

O freio de estacionamento mecânico é muito mais seguro que o eletrônico.
Basta acabar a energia elétrica que o carro fica sem freio.
Você coloca uma das lanternas em curto que a bateria acaba e o carro perde o freio de emergência.
Aí você leva o carro para onde você quiser.

Avatar
Gustavo Lima 1 de agosto de 2024

Vc anda assistindo muito Magaiver ! Kkkkkkk
Onde que se o freio de mão com acionamento elétrico é não eletrônico como vc disse se falhar o carro fica solto se todos carros que tem esse sistema são automático e estando em P a trava vai segurar a não ser que quebre essa trava também para mover o veículo

Avatar
André Xori 1 de agosto de 2024

Faltou o carregador por indução. Apesar de moderninho e atual, é totalmente inútil. Firula tecnológica. Impossível carregar o celular com ele. Se tiver usando o GPS então, esquece. Mais fácil a bateria explodir do que subir 1% de carga.

Avatar
Deixe um comentário