Tecnologia demais atrapalha? As vezes um carro é só um carro

Dirigir o novo Nissan Sentra pode fazer você valorizar as coisas simples em um carro moderno, precisamos mesmo estar sempre cercados de tecnologia?

Nissan Sentra Advance 2025
O sedã foi renovado apenas no visual (Foto: Nissan | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 21/07/2024 às 17h05
Atualizado em 30/09/2024 às 12h02

A cada novo lançamento ficamos de olho nas novas tecnologias. Os carros estão ganhando mais recursos e isso obriga nós jornalistas a prestar atenção em outras coisas além do comportamento do motor, câmbio e suspensão.

A conexão do Android Auto é boa? Fica caindo o tempo todo? As entradas USB são bem posicionadas? Funções importantes estão escondidas em menus na central multimídia? Onde estão os botões do ar-condicionado? O carro está lento por causa do motor ou eu não selecionei o modo de condução certo? Os assistentes de segurança são ansioso?

Nissan Sentra Advance 2025
Painel analógico, central antiga e tudo funcionando de forma tranquila (Foto: Nissan | Divulgação)

VEJA TAMBÉM:

Sei que muitos de vocês vão chamar isso de frescura, mas o público que compra carro novo quer saber. Quem compra um carro novo com preço acima de R$ 150 mil está interessado em saber se os recursos tecnológicos do veículo funcionam bem e são fáceis de operar.

Em meio a todos esses lançamentos, dirigi um carro que agradou justamente por estar datado: o Nissan Sentra Advance. O sedã possui central antiga, que ainda conecta e espelhamento via cabo, freio de estacionamento por pedal, painel analógico e comandos físicos para tudo.

Acostumei rápido com o carro, única “configuração” que precisei fazer foi zerar o hodômetro parcial e parear o meu smartphone. De resto, foi apenas dirigir o Sentra para ver como ele se comporta e constatar que os bancos dianteiros da Nissan seguem sendo uns dos melhores do mercado.

A falta de apitos dos assistentes e a frenagem de emergência que só acionou em uma situação onde eu já estava com o pé no freio fez esquecer que o ADAS era a novidade na versão avaliada. Quando entreguei o Sentra fiquei pensando em como a simplicidade vista nele faz falta nos carros modernos.

byd dolphin mini 2025 interior azul tela girando
Conseguimos viver sem uma tela que gira e karaokê, mas um acerto mal feito na mecânica vai incomodar no uso diário (Foto: BYD | Divulgação)

Em uma análise fria de ficha técnica, ele não se destaca perante o Toyota Corolla ou os SUVs de preço similar. Seu 2.0 de 150 cv não é dos mais fortes e o pacote de equipamentos não é dos mais completos. O que agradou foi tudo que tem nele funciona direitinho e o conjunto é bem acertado.

Confesso que posso ter apreciado essa simplicidade do Nissan Sentra por possuir um carro com qualidades similares. Meu Honda Fit vem equipado apenas com o essencial para um compacto e serve seu propósito sem reclamações. Acabo usando ele para “desintoxicar” de todas as tecnologias dos carros modernos e dirigir um carro que é apenas um carro.

Os novos carros chineses, principalmente os da BYD, estão usando a tecnologia como chamariz. O Dolphin Mini possui um aplicativo de Karaokê na central multimídia, que por sinal possui uma tela que gira. No showroom da concessionária esse tipo de coisa chama muito a atenção, mas ao volante você estranha o acerto da suspensão.

Em carros mais caros, tudo muda ao toque de um botão. O Porsche Cayenne S, por exemplo, pode ser um elétrico silencioso com suspensão macia e mudar de personalidade completamente acionando o modo esportivo, que liga um V6 biturbo e enrijece a suspensão. Mas continuaria sendo um carro bom mesmo sem essas possibilidades de ajustes.

Mas com tanta tecnologia nos carros, aplicativos nas centrais multimídias e possibilidades de mudar o modo de condução, ainda existe espaço para um carro que é apenas um carro? A fórmula tradicional dos japoneses ainda possui seus fãs no mercado. O Sentra pode vender pouco, mas compatriotas como o Toyota Corolla e o Honda City têm público fiel.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário