Tesla Semi pode ser tudo, menos um caminhão elétrico bom para atrabalhar
Apesar de todas as inovações, a Tesla talvez foi além do que precisava e deixou o que importa de lado: facilitar a vida do motorista
Apesar de todas as inovações, a Tesla talvez foi além do que precisava e deixou o que importa de lado: facilitar a vida do motorista
A Tesla sempre tem chamado atenção pelos seus carros e as tecnologias que são empregadas neles, mas também por algumas características controversas. Com o Semi, o seu caminhão não é diferente, já que suas características únicas o fazem ser tudo, menos um caminhão bom para trabalhar.
Isso acontece, porque a Tesla é uma daquelas empresas que acreditam que o seu público não sabe o que quer, e isso é um erro na hora de se projetar um caminhão.
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Inicialmente devemos falar que, apesar de não parecer, o Tesla Semi é um caminhão cab-over, ou seja, não tem uma cama para o motorista. Isso é estranho porque ao olhar você vê uma cabine gigante e possivelmente, pesada, e em caminhão elétrico, se você pode economizar peso, você DEVE economizar.
De fato, atrás do banco do motorista tem um espaço onde você pode deixar o seu casaco pendurado – coisa que o Elon Musk, dono da empresa, se vangloriou na apresentação. Mas, sinceramente, que vantagem isso tem?!
Foto: Interior_Tesla_SEMI | Legenda: Cabine grande, sem necessidade aparente . Divulgação: Tesla
Por mais que o SEMI não seja para viagens de longas distâncias, ainda sim uma cama pode ser necessária, afinal, o modelo demora mais de 30 minutos para carregar as baterias até 70% (usando carregador da Tesla), e com isso o motorista poderia dar uma descansada.
Além disso, o modelo tem uma posição única de dirigir: você fica no centro, entretanto, com isso você fica longe das janelas. E, se por acaso, você precisar pegar um ticket, pagar um pedágio ou entregar uma nota fiscal pela janela? Melhor ainda, e aquela velha olhadinha pela janela na hora de manobrar… Seja criativo, já que no Tesla Semi isso não é possível.
Para fechar, no interior tem 2 telas nas quais você pode controlar algumas funcionalidades do caminhão por meio delas, ou seja, por alguns segundos você tem que desviar a atenção da direção para procurar o que você deseja – e acaba se distraindo.
Dentre os motivos que fazem o Semi falhar, é que a Tesla até hoje não conseguiu colocar o modelo em produção em escala, sendo que seus concorrentes, como a Nikola, já vende o TRE e inclusive com entregas expressivas. Além desse detalhe, a Tesla não informa o valor final do SEMI, nem como a sua capacidade de carga, real autonomia como também o peso total do modelo.
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Cada vez q leio matérias sobre veículos elétricos fico imaginando qta bizarrice e poluíção q isto está provocando. Carro elétrico já nasceu morto…. futuro é biocombustível, hidrogênio e outras tecnologias…menos carro elétrico. Ainda para piorar um projeto como este…
Realmente fica difícil, estava me perguntando o motivo dos atrasos na concepção final desse projeto. Penso aqui se não seria mais fácil inovar sem precisar reinventar a roda, poderiam apenas se baseava no que já existe, melhorar, levar mais tecnologia claro, e a mecânica elétrica, depois era só deixar o projeto visualmente bonito, não precisam, no meu ver, refazer cada parte do zero, como por exemplo a posição de dirigir do motorista, essas coisas inovadoras demais podem ir sendo aplicadas aos poucos, mas o negócio já estaria rodando, produzindo, funcionando, entrando dinheiro, ganhando adeptos, etc..