Fiat Cronos Drive 1.0 2026: vale a pena apostar no sedã?

Testamos o Fiat Cronos Drive 1.0 2026, versão de entrada do sedã italiano que foi ofuscado pelos SUVs, mas é opção para ganhar a vida

FIAT CRONOS DRIVE 2026 CHUMBO FRENTE LATERAL INTERIOR PORTA MALAS (3)
Fiat Cronos passou por atualização de estilo no primeiro semestre para ficar com a carinha dos futuros projetos (Fotos: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 09/08/2025 às 17h00

Dá para apostar no Fiat Cronos em 2025? Pois é, testamos a versão Drive 1.0 2026 chega ao mercado por R$ 107 mil, que sofre com a concorrência dos SUVs compactos, inclusive os irmãos Pulse e Fastback. Produzido na Argentina, o modelo é voltado para consumidores que priorizam espaço no porta-malas e uso urbano, embora enfrente concorrência acirrada de SUVs compactos e outros sedãs mais equipados.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

O sedã é uma opção para quem precisa de um automóvel para uso profissional, como taxistas ou transporte por aplicativos. Afinal, é um carro manuteção barata, ampla rede de assistência e oferece um pacote de equipamentos que garantem comodidade para o motorista e seus clientes.

VEJA TAMBÉM:

O principal destaque do Cronos está no porta-malas de 520 litros, um dos maiores da categoria, superando rivais diretos como Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S. O espaço interno também é satisfatório para quatro ocupantes, embora o quinto passageiro viaje com menos conforto. No entanto, a motorização Firefly 1.0 de três cilindros, com 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque, limita o desempenho, principalmente com o carro carregado.

FIAT CRONOS DRIVE 2026 CHUMBO FRENTE LATERAL INTERIOR PORTA MALAS (4)
Versão Drive do Fiat Cronos não conta com luzes auxiliares

O conjunto mecânico é voltado à economia de combustível. Segundo dados do Inmetro, o Cronos 1.0 apresenta consumo competitivo para o segmento, beneficiado pela entrega de torque a 3.200 rpm, permitindo bom rendimento no uso urbano. Contudo, em rodovias e ultrapassagens, o motor exige paciência e planejamento, já que não há opção turbo nesta versão.

Combustível Urbano Rodoviário
Etanol 9,7 km/l 11,2 km/l
Gasolina 13,4 km/l 15,9 km/l

Interior do Fiat Cronos Drive 1.0 2026

No interior, o Fiat Cronos Drive 1.0 2026 mantém um acabamento simples, com predominância de plásticos rígidos e bancos em tecido. A lista de equipamentos inclui direção elétrica, ar-condicionado analógico, vidros e retrovisores elétricos, central multimídia Uconnect com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e computador de bordo. A oferta de conectividade atende às necessidades básicas, mas não há itens mais avançados como carregador por indução ou assistentes de condução.

FIAT CRONOS DRIVE 2026 PAINEL QUADRO DE INSTRUMENTOS
Pacote de conteúdos oferece o básico, como direção elétrica, computador de bordo, multimídia e ar-condicionado

Na segurança, o modelo oferece apenas dois airbags frontais e controles de estabilidade e tração, obrigatórios por lei. Ficam de fora recursos como airbags laterais, de cortina, alerta de colisão e monitor de ponto cego, já presentes em alguns concorrentes.

O mercado do Cronos é restrito. O sedã tem boa aceitação entre taxistas e motoristas de aplicativo, que aproveitam descontos e isenções fiscais, mas disputa espaço com SUVs de entrada, como o Fiat Pulse, que custa menos e oferece motor 1.3 mais potente, além de outros sedãs 1.0 aspirados, como Onix Plus e HB20S.

FIAT CRONOS DRIVE 2026 CHUMBO FRENTE LATERAL INTERIOR PORTA MALAS (6)
Espaço interno é satisfatório, principalmente se o passageiro for quem irá pagar a corrida

Com cerca de oito anos de mercado e design atualizado em seu último facelift, o Fiat Cronos Drive 1.0 2026 aposta na rede de concessionárias ampla e no porta-malas generoso como argumentos de venda. Porém, para quem busca desempenho mais vigoroso ou pacote de segurança mais completo, há alternativas mais competitivas no mesmo patamar de preço.

FIAT CRONOS DRIVE 2026 CHUMBO FRENTE LATERAL INTERIOR PORTA MALAS (7)
Porta-malas de 520 litros permite levar muita bagagem e é um diferencial para quem usa o Cronos como táxi ou em aplicativos de transporte

Se a prioridade é espaço para bagagens, custo de manutenção previsível e consumo eficiente, o Cronos pode ser uma escolha racional. Mas para quem não precisa de um porta-malas tão grande, outros modelos oferecem melhor equilíbrio entre desempenho, equipamentos e valor.

Bom na praça

Para motoristas de aplicativo e taxistas, o Fiat Cronos Drive 1.0 2026 se apresenta como uma opção prática e econômica, especialmente para quem precisa de amplo espaço para bagagens dos passageiros. O porta-malas de 520 litros é um dos maiores do segmento e acomoda com folga malas grandes e equipamentos, algo valorizado no dia a dia da profissão.

FIAT CRONOS DRIVE 2026 CHUMBO FRENTE LATERAL INTERIOR PORTA MALAS (1)
Apesar da idade, sedã italiano tem linhas agradáveis e pode receber rodas de liga leve como opcional

O consumo eficiente, de até 13,4 km/l na cidade com gasolina segundo o Inmetro, ajuda a reduzir custos operacionais, enquanto a manutenção simples e a ampla rede de concessionárias Fiat garantem facilidade de serviço em qualquer região. Apesar do desempenho modesto com carga total, o conjunto mecânico é confiável e atende bem a rotas predominantemente urbanas, oferecendo boa relação entre custo de aquisição, economia e capacidade de transporte.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário