Testamos o Fiat Cronos Drive 1.0 2026, versão de entrada do sedã italiano que foi ofuscado pelos SUVs, mas é opção para ganhar a vida
Dá para apostar no Fiat Cronos em 2025? Pois é, testamos a versão Drive 1.0 2026 chega ao mercado por R$ 107 mil, que sofre com a concorrência dos SUVs compactos, inclusive os irmãos Pulse e Fastback. Produzido na Argentina, o modelo é voltado para consumidores que priorizam espaço no porta-malas e uso urbano, embora enfrente concorrência acirrada de SUVs compactos e outros sedãs mais equipados.
O sedã é uma opção para quem precisa de um automóvel para uso profissional, como taxistas ou transporte por aplicativos. Afinal, é um carro manuteção barata, ampla rede de assistência e oferece um pacote de equipamentos que garantem comodidade para o motorista e seus clientes.
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O principal destaque do Cronos está no porta-malas de 520 litros, um dos maiores da categoria, superando rivais diretos como Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S. O espaço interno também é satisfatório para quatro ocupantes, embora o quinto passageiro viaje com menos conforto. No entanto, a motorização Firefly 1.0 de três cilindros, com 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque, limita o desempenho, principalmente com o carro carregado.
O conjunto mecânico é voltado à economia de combustível. Segundo dados do Inmetro, o Cronos 1.0 apresenta consumo competitivo para o segmento, beneficiado pela entrega de torque a 3.200 rpm, permitindo bom rendimento no uso urbano. Contudo, em rodovias e ultrapassagens, o motor exige paciência e planejamento, já que não há opção turbo nesta versão.
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Etanol | 9,7 km/l | 11,2 km/l |
Gasolina | 13,4 km/l | 15,9 km/l |
No interior, o Fiat Cronos Drive 1.0 2026 mantém um acabamento simples, com predominância de plásticos rígidos e bancos em tecido. A lista de equipamentos inclui direção elétrica, ar-condicionado analógico, vidros e retrovisores elétricos, central multimídia Uconnect com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e computador de bordo. A oferta de conectividade atende às necessidades básicas, mas não há itens mais avançados como carregador por indução ou assistentes de condução.
Na segurança, o modelo oferece apenas dois airbags frontais e controles de estabilidade e tração, obrigatórios por lei. Ficam de fora recursos como airbags laterais, de cortina, alerta de colisão e monitor de ponto cego, já presentes em alguns concorrentes.
O mercado do Cronos é restrito. O sedã tem boa aceitação entre taxistas e motoristas de aplicativo, que aproveitam descontos e isenções fiscais, mas disputa espaço com SUVs de entrada, como o Fiat Pulse, que custa menos e oferece motor 1.3 mais potente, além de outros sedãs 1.0 aspirados, como Onix Plus e HB20S.
Com cerca de oito anos de mercado e design atualizado em seu último facelift, o Fiat Cronos Drive 1.0 2026 aposta na rede de concessionárias ampla e no porta-malas generoso como argumentos de venda. Porém, para quem busca desempenho mais vigoroso ou pacote de segurança mais completo, há alternativas mais competitivas no mesmo patamar de preço.
Se a prioridade é espaço para bagagens, custo de manutenção previsível e consumo eficiente, o Cronos pode ser uma escolha racional. Mas para quem não precisa de um porta-malas tão grande, outros modelos oferecem melhor equilíbrio entre desempenho, equipamentos e valor.
Para motoristas de aplicativo e taxistas, o Fiat Cronos Drive 1.0 2026 se apresenta como uma opção prática e econômica, especialmente para quem precisa de amplo espaço para bagagens dos passageiros. O porta-malas de 520 litros é um dos maiores do segmento e acomoda com folga malas grandes e equipamentos, algo valorizado no dia a dia da profissão.
O consumo eficiente, de até 13,4 km/l na cidade com gasolina segundo o Inmetro, ajuda a reduzir custos operacionais, enquanto a manutenção simples e a ampla rede de concessionárias Fiat garantem facilidade de serviço em qualquer região. Apesar do desempenho modesto com carga total, o conjunto mecânico é confiável e atende bem a rotas predominantemente urbanas, oferecendo boa relação entre custo de aquisição, economia e capacidade de transporte.
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