O apelo desse sedã compacto está no grande porta-malas e na mecânica simples e robusta, algo que está em desuso no mercado atual
Existe uma parcela considerável de consumidores que compram um carro pensando em ficar muito tempo com ele. Com a popularização dos motores três cilindros turbo, correia banhada a óleo, injeção direta e câmbio automático, essas pessoas ficam desconfiadas da durabilidade — ainda mais com o terror feito pelos influencers em redes sociais. Mas ainda existem carros novos à moda antiga, como o Fiat Cronos Drive 1.3.
Esse sedã compacto foi lançado em 2018 para suceder o Grand Siena e tinha um apelo mais sofisticado. Devido ao comportamento do público, ele está posicionado hoje com foco no uso profissional e teve a gama racionalizada.
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O Fiat Cronos foi reestilizado na linha 2026 com para-choque dianteiro novo, faróis full LED, novas rodas e a central multimídia ganhou espelhamento sem fio. No modelo topo de linha Precision foi incorporado airbags laterais, mas o que testamos foi o Drive 1.3 manual com o pacote S-Design.
O preço dessa versão parte em R$ 112.490, com o pacote S-Design sobe para R$ 116.580. Isso coloca o Cronos 1.3 como o sedã compacto mais barato com motor mais forte que o 1.0 aspirado.

Conceitualmente, o motor Firefly da Fiat é um projeto moderno, lançado em 2016. Ele é todo feito em alumínio, diferente do antigo Fire com bloco de ferro, e possui o comando de válvulas sincronizado por corrente.
Apesar de ser um projeto recente, a Fiat optou por um cabeçote de 2 válvulas por cilindro, para priorizar o torque em baixas rotações. O comando possui um variador de fase para dar mais elasticidade.
O projeto moderno desse motor aparece em soluções como a taxa de compressão elevada (13,2:1), coletor de escape integrado ao cabeçote e na já citada construção em alumínio. A potência é de 98 cv com gasolina e 107 cv com etanol, o torque fica em 13,2 kgfm com gasolina e 13,7 kgfm com etanol.
A simplicidade que ajuda a baratear a manutenção está em itens como a injeção multiponto no duto, o sincronismo por corrente e no uso de assistência elétrica na direção. O câmbio manual de cinco marchas é a velha conhecida caixa de cinco marchas, com engates imprecisos e sem sincronismo na ré.










A versão Drive do Fiat Cronos é bastante pragmática, seu pacote de equipamentos não traz muitas firulas. Veja a lista dos destaque:
O pacote S-Design adiciona um visual mais esportivo e mais alguns equipamentos: rodas de liga leve com aro de 15 polegadas, spoiler traseiro, câmera de ré, regulagem elétrica dos retrovisores, chave presencial, faróis de neblina em LED, volante revestido em couro, ar-condicionado automático e acabamento escurecido.
Seu pacote de segurança conta apenas com o exigido pela legislação: airbag duplo, freios ABS, controle de tração e controle de estabilidade. Poderia ter, pelo menos, as bolsas laterais que só existem na versão Precision.






O segmento dos sedãs compactos cresceu bastante, ao ponto de alguns modelos terem quase o porte de um modelo médio. O Fiat Cronos segue medidas mais antigas, com 4,36 m de comprimento e 2,52 m de entre-eixos.
O único outro sedã com esse porte que sobrou no mercado foi o Hyundai HB20S. Isso significa que o Cronos é mais apertado que os rivais para quem vai no banco traseiro, algo que pode atrapalhar quem trabalha com o carro ou possui família de estatura maior.
O Fiat Cronos tem um problema para motoristas altos que é a posição elevada dos bancos dianteiros. Mesmo na regulagem mais baixa ele parece alto. E o volante regula apenas em altura, fica devendo a telescópica.
Em compensação, o Cronos possui o maior porta-malas do segmento: são 525 litros de capacidade. Supera até mesmo modelos maiores como o Virtus e o Toyota Corolla.
A vantagem do porte menor do Cronos é caber melhor em vagas apertadas. Para quem possui garagem pequena isso pode ser uma vantagem, principalmente sobre os rivais que podem ser até 20 mais longos. Pode parecer loucura, mas ainda existem muitos consumidores que medem o carro antes de comprar.






Por ter porte menor e projeto mais simples, o Fiat Cronos é um carro leve. O motor Firefly puxa bem os 1.139 kg do sedã quando vazio. O torque máximo aparece em 4 mil rpm, mas graças ao variador no comando ele já responde bem por volta de 2.500 rpm.
No uso urbano ele foi bastante satisfatório, encarando bem as ladeiras de Belo Horizonte (MG). Você só sente as limitações do motor 1.3 na estrada, onde é preciso pisar mais fundo para ultrapassar.
No geral, o motor Firefly parece ter um acerto voltado mais para a economia. Ele se mostrou bastante eficiente mesmo em trânsito urbano e na rodovia conseguimos médias melhores que as do Inmetro. Confira na tabela os dados oficiais desse instituto:
| Combustível | Consumo urbano | Consumo rodoviário |
|---|---|---|
| Etanol | 9 km/l | 10,9 km/l |
| Gasolina | 12,8 km/l | 15,5 km/l |
O conjunto de suspensão do Cronos segue a tradicional receita de McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. O vão livre de 15,8 cm é acima da média e rivaliza com alguns SUVs. Por isso, ele não raspa a dianteira com facilidade em rampas de garagem e valetas como ocorre nos principais concorrentes.
Seu acerto é voltado para o conforto e absorve bem as irregularidades. Em curva o comportamento é previsível, o carro avisa com clareza que está perto do limite mesmo sem rolar muito a carroceria. Os tempos do Siena que torcia todo em curvas já se foi na Fiat.
O pacote S-Design traz esportividade apenas estética, o Fiat Cronos é o típico “sedã do papai” que vai encarar o dia a dia. Porém, por mais que o apelo dele seja na robustez, poderia ter um capricho a mais na segurança. Afinal, é um carro familiar.
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Um monte de blá blá blá e não informam o principal, que é o zero a 100, as retomadas e a velocidade final.
Cadê o 1.6 do antigo Palio?
Sim, moda antiga. Porém robusto e funcional.
Ainda resta vida inteligente em nosso mercado automotivo, mesmo que ofuscada por tantos trastes da “moda moderna”,
Vive preso no passado?
Não!
É que eu valorizo veículos autênticos e confiáveis mesmo.
E não as atuais modinhas-perfumaria caras e de qualidade duvidosa….
Um carro interessante, mas, por uma questão de segurança, ficaria com o HB20S, mesmo com o motor 1,0l aspirado.