[Vídeo] Ford Bronco Sport é um SUV médio pronto para a lama
Mesmo sendo importado, o Bronco Sport chega a preços similares aos do Jeep Compass Trailhawk, rivalizando em equipamentos e no fora de estrada
Mesmo sendo importado, o Bronco Sport chega a preços similares aos do Jeep Compass Trailhawk, rivalizando em equipamentos e no fora de estrada
O Bronco Sport veio para incomodar a Jeep em seu campo: a lama. A Ford trouxe seu SUV médio com foco no fora de estrada para o Brasil, para conquistar pessoas que curtem aventuras mas não querem lidar com os perrengues de ter um jipe mais tradicional ou não tem cacife para um SUV de chassi.
O mais próximo disso que temos no Brasil é o Jeep Compass Trailhawk, versão de topo do médio nacional que traz motor 2.0 turbodiesel, tração integral, pneus de uso misto e parachoque com maior ângulo de ataque.
VEJA TAMBÉM:
Os preços do Bronco Sport são alinhados com os do Compass Trailhwak completo. Sem os opcionais, o Jeep fica devendo equipamentos presentes no SUV da Ford.
Nisso a escolha maior do consumidor fica pelo combustível: o 2.0 turbo do Bronco Sport bebe apenas gasolina, enquanto o 2.0 do Jeep é movido a diesel. Também existe a questão da rede de assistência, já que a da Ford diminuiu devido a nova estratégia da marca.
Para garantir ser quase tão bom na lama quanto um SUV tradicional, o Bronco Sport traz um projeto esmerado. A suspensão é independente nas quatro rodas, trazendo braços longos na traseira e um curso grande.
O câmbio automático de 8 marchas envia a força do 2.0 turbo para as quatro rodas. O diferencial central pode ser bloqueado em 50% para cada eixo. Já na traseira existe um diferencial com uma embreagem para cada roda, que faz um bloqueio mecânico ou pode enviar 100% da força desse eixo para uma roda. Tudo isso sem utilizar o freio, como ocorre em outros SUVs de motor transversal.
Esse sistema de tração veio do Ford Focus RS, que é um carro de rali para as ruas, mas no Bronco Sport ele é focado no fora de estrada. Para auxiliar o motorista existe o “Goat Modes”, seletor de terreno que muda a programação da tração, câmbio, acelerador e direção.
SUV médio, quatro portas e capacidade de cinco ocupantes.
Na fábrica da Ford em Hermosillo, México.
R$ 272.790. Não existem opcionais.
Diretamente o Ford Bronco Sport concorre apenas com o Jeep Compass Trailhawk. Indiretamente existe o Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S S-AWC e o Subaru Forester como opções de SUVs médios com tração integral.
O motor 2.0 turbo EcoBoost utilizado pelo Ford Bronco Sport é uma geração mais nova do motor que foi usado pelo Fusion por aqui. No SUV ele produz 253 cv e 38,7 kgfm. O câmbio é automático de 8 marchas.
Segundo a etiquetagem do Inmetro, o consumo do Bronco Sport é de:
Urbano | Rodoviário |
---|---|
8,6 km/l | 10,5 km/l |
O volume é de 482 litros, com 441 kg de capacidade de carga.
A suspensão dianteira é do tipo McPherson na dianteira e independente multilink na traseira.
O Bronco Sport utiliza discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |