Ram 1500 Laramie: testamos a gigante biturbo no Texas

Fomos até Dallas para conferir como anda nova Ram 1500 Laramie que trocou o V8 Hemi pelo novíssimo seis cilindros biturbo de 426 cv

RAM 1500 LARAMIE 2025 BRANCA FRENTE LATERAL
Versão Night Edition abre mão dos cromados e conta com rodas de 22 polegadas (Fotos: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 18/10/2024 às 10h00
Atualizado em 21/10/2024 às 15h26

Quando a Stellantis lançou a Ram 1500 Rebel, em dezembro de 2020, ela não demorou para apelidar a picape de Muscle Truck. Afinal, ela vinha equipada com o mesmo V8 Hemi 5.7 utilizado em modelos como Dodge Charger, Challenger e no Chrysler 300. Mas o mundo mudou e cada dia que passa fica difícil defender um V8 num planeta inflamado pelas mudanças climáticas.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Agora, em 2024, a Stellantis decidiu que era hora de tirar o V8 de cena. Boa parte de seus modelos norte-americanos de grande porte receberão motores menores, como o Hurricane 4 2.0 turbo, que já equipa o Jeep Wrangler e o novíssimo Hurricane 6 3.0 biturbo que acaba de estrear na Ram 1500 Laramie.


VEJA TAMBÉM:

Para afagar os saudosos fãs do V8 Hemi, a Stellanis afirma que o novo motor seis cilindros entrega nada menos que 426 cv e 64,8 kgfm de torque, combinado com transmissão Torqueflite de oito marchas e tração 4×4, com seletor eletrônico e diferentes modos de condução. Ou seja, a picape ficou mais forte e potente.

RAM 1500 LARAMIE 2025 VINHO FRENTE LATERAL TRASEIRA INTERIOR (5)
Visualmente, a linha 2025 basicamente recebeu nova grade frontal, com o emblema reposicionado

Para conferir de perto, fomos até Dallas, no Texas, para conhecer de perto a nova Ram 1500 Laramie. Dallas é a cidade que mais compra picapes no planeta e o estado da estrela solitária sempre recebe as famosas caminhonetes Texas Edition, feitas exclusivamente para aquele mercado. Assim, nada mais natural que rodar pelas estradas texanas com a grandalhona.Curiosamente, a 1500 encolhe por lá. A percepção se dá pelo fato de tudo nos Estados Unidos ser superdimensionado. As vagas são enormes, as estradas largas e os carros imensos. Então, ela não parece destoar da paisagem, diferentemente daqui, onde as medidas são mais estreitas.

O motor biturbo da Ram 1500

Mas vamos falar sobre a picape, com seu revolucionário motor seis cilindros 3.0 biturbo. A aceleração impressiona, ela precisa de apenas 5,3 segundos para sair da imobilidade e chegar aos 100 km/h. Pelas rodovias texanas, a 1500 é um carro comum. Por lá todo mundo tem uma picape imensa para chamar de sua.

No entanto, o motor se mostra valente na hora de dar uma esticada para não perder a saída à frente. Isso porque as estradas têm tantas faixas, que não há necessidade de ultrapassar ninguém, basta trocar de faixa e seguir viagem.

RAM 1500 LARAMIE 2025 VINHO FRENTE LATERAL TRASEIRA INTERIOR (3)
Novo motor entrega mais torque em rotações mais baixas, o que garante muito vigor nas acelerações e ultrapassagens

Mas por aqui, em que a realidade é outra com a maioria das estradas com pista simples, ter torque e potência de sobra ajuda na hora de fazer uma ultrapassagem com pouca margem. Nesse caso, o vigor do biturbo é muito mais imediato que a do antigo V8.

A razão é simples, com o auxílio das turbinas, a entrega de torque é bem mais rápida. E toda a força é transmitida para as rodas rapidamente. Para se ter uma ideia, o pico de torque aparece em 3.500 rpm, enquanto o V8 entregava o máximo a quase 4 mil giros.

Pode parecer pouco, mas são quase 10 kgfm a mais entregues numa faixa de giro menor. Além disso, o peso do motor é significativamente mais leve. Com maior oferta de torque em baixa rotação, a 1500 ficou mais econômica, com consumo na ordem de 6,0 km/l, na cidade. Já na estrada, a média subiu para 7,0 km/l.

Conteúdos da Ram 1500 Laramie

Por dentro, a Ram 1500 Laramie esbanja conteúdos. A começar pelo imenso multimídia de 14,3 polegadas, que permite controlar quase tudo pela tela. O quadro de instrumentos também é digital, assim como o retrovisor interno, que projeta imagens captadas por uma câmera na traseira.

RAM 1500 LARAMIE 2025 VINHO FRENTE LATERAL TRASEIRA INTERIOR (2)
Caçamba tem 1.200 litros de volume e conta com acionamento elétrico da tampa

A climatização e digital, de duas zonas, os bancos são elétricos, com aquecimento, ventilação e posições de memória. Ela ainda oferece assistentes de condução e a projeção de dados no painel tornam a viagem mais segura. Tudo isso forrado de couro, apliques em madeira, além de teto solar panorâmico e mimos como dois carregadores por indução e nada menos que 11 portas USB. Completa o pacote a tomada 115V e a chave do tipo NFC, que pode ser adicionada na carteira digital do celular.

Tudo isso faz da Ram 1500 Laramie um carro excepcional para a estrada. E se precisa jogar tralha na caçamba, que comporta 1.200 litros de bagagem, com tampa elétrica.

RAM 1500 LARAMIE 2025 VINHO FRENTE LATERAL TRASEIRA INTERIOR (4)
Com 5,90 m de comprimento o espaço interno é farto para todos os cinco ocupantes

Um lance legal é a suspensão com bolsas de ar. Elas oferecem muito conforto e nivelam a picape quando há carga na caçamba. Mas como rodamos com ela vazia, só deu para perceber que ela é macia como um sedã de luxo. Mas sejamos francos, para um carro que parte de R$ 541 mil, é mais que obrigação e parte dos argumentos que a marca do carneiro terá para convencer o picapeiro endinheirado do lado de baixo do Equador a trocar o V8 por um motor com dois canecos a menos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário