[VÍDEO] Saveiro Robust CS: guiamos a picape mais barata do Brasil
Feita para levar carga, picape veterana da Volkswagen é praticamente o mesmo carro de 2009 e parte dos R$ 95 mil
Feita para levar carga, picape veterana da Volkswagen é praticamente o mesmo carro de 2009 e parte dos R$ 95 mil
O mercado de picapes está em alta no Brasil. Só este ano foram lançadas Chevrolet Montana e Silverado, Ford F-150 e Ranger, assim como Fiat Strada Turbo, Ram 1500 Limited e Rampage. E nessa toada a Volkswagen atualizou a Saveiro.
A linha 2024 da picapinha alemã estreou a pouco. A novidade ficou por conta da versão Extreme, que se tornou a nova topo de linha. Mas o restante é tudo velho.
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Trata-se basicamente da mesma picape lançada em 2009, seguindo o projeto do Gol G5. E além da topo de linha, conferimos também a versão de entrada, Robust, com cabine simples.
Essa picape é oferecida por R$ 95.770, o que faz dela a picape mais barata do mercado brasileiro. A única abaixo dos R$ 100 mil. Para o consumidor que busca um carro para uso cotidiano, pode ser muita grana para um veículo tão despojado. Mas para quem precisa de uma caçamba para trabalho, menos sempre é mais.
Guiar a Saveiro Robust é como voltar em. Trata-se basicamente do mesmo carro. A carroceria é a mesma, as medidas são idênticas. O que mudou é que em 2009 a Saveiro era equipada com motor 1.6 de 104 cv, mas em 2014 foi adotado a unidade 1.6 16V de 120 cv e 16,1 kgfm, que deixou a picape mais espertinha.
A transmissão é a mesma de sempre. Mas não veja isso como algo a ser criticado. Pelo contrário, a caixa da VW é espetacular, com engates curtos e suaves.
Segundo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, o consumo da Volkswagen Saveiro é:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Gasolina | 11,5 km/l | 12,9 km/l |
Etanol | 7,9 km/l | 9,1 km/l |
Segundo a Volks a suspensão também evoluiu ao longo dos anos. Apesar de usar o mesmo conceito com sistema McPheron (frente) e eixo de torção (atrás), ele recebeu novos amortecedores de duplo estágio e novos batentes, tudo isso para torná-la mais estável quando vazia e também mais confortável.
De fato, a picape é espertinha. Comparada com a versão de entrada da Fiat Strada, ela se sobressai por entregar mais potência e torque.
Um ponto positivo da Saveiro é que utiliza freios a disco nas quatro rodas. Em nosso contato com a picape, deparamos com uma forte chuva na estrada e praticamente com 50% da carga útil sobre as rodas. Em momento algum a picape hesitou nas frenagens.
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E a tal da Tarok , que a Volks iria trazer para o Brasil ??? Sério isso ???? Um carro por esse valor com a mesma plataforma desde 2009 ???!!! E o visual , não é um dos melhores .