[VÍDEO] Testamos a VW Amarok Extreme 2025 de 258 cv
Na praça há quase 15 anos, Volkswagen Amarok tem seu motor V6 turbodiesel como maior trunfo para se destacar diante das rivais
Na praça há quase 15 anos, Volkswagen Amarok tem seu motor V6 turbodiesel como maior trunfo para se destacar diante das rivais
A Volkswagen lançou a linha 2025 da picape Amarok. A alemã está no mercado desde 2010, quando redefiniu conceitos de ergonomia entre as caminhonetes médias.
De lá para cá, ela trocou de transmissão, trocou de motor, mas manteve a mesma carroceria. Agora, na linha 2025, a picape passou por uma plástica profunda na parte frontal. Novos faróis, para-choque, grade e capô, que o deixaram com estilo inspirado no Nivus.
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Dentro da Amarok, não há muita diferença das linhas passadas. A grande novidade está no multimídia de 9 polegadas, com conexão Apple CarPlay, Android Auto, Câmera de ré, GPS nativo e informações de condução. A tela substitui o antigo módulo da VW.
Mas o destaque fica por conta do Safer Tag. Trata-se de um equipamento desenvolvido por uma empresa israelense que faz as vezes do ADAS (assistente de condução).
O sistema utiliza sensores e câmeras no para-brisas e projeta os dados em uma pequena tela sobre o painel. Ele exibe velocidade da via, distância do veículo à frente, alerta de colisão, detector de pedestre e alerta de saída de faixa.
No entanto, nenhum recurso é capaz de interagir com o carro, como reduzir a velocidade ou corrigir a trajetória na faixa de rodagem. É um paliativo diante da defasada eletrônica da picape.
De resto é o que todo mundo conhece, ótima posição de dirigir, controles de fácil acesso, itens como ar-condicionado digital de duas zonas, bancos com ajustes elétricos, assim como revestimento em couro. Ou seja, nada que não tenha em qualquer outra picape média.
Conferimos a versão topo de linha, Extreme, que tem preço sugerido de R$ 350.990. Trata-se de um valor salgado, que supera até mesmo a nova Ranger e só fica abaixo da Toyota Hilux GR Sport. Mas em que a Amarok se destaca?
O grande barato da picape, em qualquer uma das três versões, é seu motor V6 de 258 cv e 59,1 kgfm de torque. Esse bloco conta com turbina de geometria variável, capaz de elevar a potência durante 10 segundos para 272 cv, com a função overboost.
Basta pisar fundo que o gerenciamento eletrônico ajusta as pás da turbina para ampliar o fluxo de ar e elevar a potência. O overboost atua em velocidades entre 50 e 120 km/h. Sua função é garantir força extra em ultrapassagens.
Mas os 258 cv já fazem da Amarok a média mais potente do mercado. A transmissão automática de oito marchas segue o mesmo conceito da caixa da Fiat Toro. A primeira faz as vezes da reduzida sem necessidade de uma caixa de transferência.
Já a tração integral 4Motion atua sob demanda. Ou seja, o próprio conjunto ajusta a distribuição de torque. A picape conta com um diferencial Torsen que gerencia a necessidade de torque nos eixos de forma automática. Assim, não há seletores de tração.
Segundo a VW, a picape sempre trabalha com tração integral. O ajuste padrão é 80% de torque nas rodas traseiras e outros 20% no eixo dianteiro. Mas ela pode variar até meio a meio de acordo com a necessidade de tração.
No entanto, para auxiliar no fora de estrada, é possível ativar bloqueio manual do diferencial, assim como acionar o modo Off-Road que ativa assistente de descida de ladeira e também desabilita o ABS para melhor comportamento na terra.
Testamos a Amarok Extreme 2025 em todas as condições. Basicamente basta acelerar e controlar a direção. No fora-de-estrada, a picape se ajusta às condições do terreno. No asfalto, ela parece um carro de passeio.
Mas vale ressaltar que a suspensão traseira é dura em demasia. Os feixes de molas que se apoiam sobre o eixo rígido transfere tudo para dentro da cabine.
Assim, depois de 14 anos de labuta, a Amarok segue seu caminho. Com seus preços entre R$ 309.990 e R$ 350.990, a Volks não quer ser líder do segmento, mas sabe que não pode ficar de fora do segmento que mais cresce no mercado.
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