Teto solar: se a manutenção não for feita, o prejuízo é grande

Os principais serviços a serem feitos são a limpeza e a lubrificação do sistema, que custam bem menos que um conjunto novo

subaru forester e boxer prata detalhe teto solar
Não é só abrir e usar (Foto: Subaru | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 26/09/2023 às 13h02

O teto solar é um equipamento que sempre aparece para marcar versões topo de linha ou edições especiais dos carros. O equipamento serve para arejar o interior, seja com mais iluminação ou renovando o ar da cabine. Mas ele também precisa de manutenção.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Os cuidados com esse equipamento são simples, mas quando é negligenciado pode dar prejuízos e incômodos grandes. Sem contar nos custos altos para reparar o motor elétrico do teto solar.

VEJA TAMBÉM:

Limpeza é essencial num teto solar

hyundai grand creta interior teto solar panoramico
Teto solar ajuda na sensação e amplitude da cabine (Foto: Hyundai | Divulgação)

O serviço de limpeza das canaletas do teto solar é parte das revisões periódicas do veículo. Cada montadora tem sua recomendação, variando de 6 a 12 meses entre cada serviço.

É preciso realizá-la pois o teto é uma das partes mais expostas do veículo. Poeira, folhas secas e outros itens caem lá e pode entupir as canaletas.

Com elas obstruídas, o motor gera mais esforço para movimentar o vidro. As canaletas também servem para drenar a água, direcionando-a para o chão. Se a drenagem for impedida, começarão a aparecer infiltrações na cabine.

Esses cuidados, que cuidam menos de R$ 500, evitam quebrar o teto solar, que pode custar mais de R$ 10 mil.

Lubrificação deve ser feita junto da limpeza

É ideal que o motorista realize uma lubrificação das peças móveis do teto solar junto da limpeza. As oficinas oferecem os serviços em conjunto.

A ideia é que o motor elétrico transporte o vidro sem grandes esforços, prolongando a vida útil da peça.

Teto solar panorâmico fixo não exige cuidados

peugeot 208 2024 turbo griffe 29
Quando é fixo, não é preciso ter cuidados extra (Foto: Peugeot | Divulgação)

Os franceses oferecem carros com área envidraçada ampla no teto, porém sem a possibilidade de abrir. Um exemplo comum em nossas ruas é o Peugeot 208, porém existem alternativas como o para-brisa Zenith da Citroën.

Os cuidados extras pedidos pelos tetos solares são dispensados aqui, pois eles envolvem as partes móveis do mecanismo de abertura. Num teto panorâmico fixo, o vidro fica apenas como um substituto da chapa.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário