Texas Auto Show: fomos a Dallas conhecer a feira dos cowboys
Texas Auto Show faz parte da programação da State Fair of Texas, tradicional feira de Dallas com tudo aquilo que a gente vê nos filmes
Texas Auto Show faz parte da programação da State Fair of Texas, tradicional feira de Dallas com tudo aquilo que a gente vê nos filmes
Na mesma semana em que foi anunciado o retorno do Salão do Automóvel de São Paulo, fomos até Dallas, nos Estados Unidos, para conferir o Texas Auto Show. Trata-se de uma mostra automotiva que integra as atrações da State Fair of Texas, uma das mais tradicionais feiras da terra do Tio Sam.
A State Fair of Texas é o puro suco dos EUA. Lá tem barracas com comidas tradicionais como aquela salsicha no espeto mergulhado na manteiga e algumas coisas estranhas com bacon empanado em algodão doce.
VEJA TAMBÉM:
Por ser outubro, o que não faltam são abóboras para as festividades do Dia das Bruxas e na sequência o Dia de Ação de Graças. Mas o monumento que ilustra a feira é o Big Tex, um boneco gigante de um pitoresco cowboy. E claro, tudo regado ao mais anasalado sotaque texano.
Mas ao lado esquerdo do quase centenário Cotton Bowl (estádio em que a seleção brasileira derrotou a Holanda por 3 a 2, nas quartas de final da copa de 1994), foi erguido o Texas Auto Show. Uma mostra automotiva que concorre com o Dallas Auto Show, que tem edição programada para fevereiro de 2025.
Com estandes dentro e fora do pavilhão, o Texas Auto Show é compacto e tem caráter comercial. Ou seja, é possível comprar um carro novo, bem diferente do formato institucional dos demais salões, inclusive como era o Salão de SP.
Lá pudemos deparar com carros interessantes que dificilmente virão oficialmente para o Brasil. Confira alguns deles:
Isso mesmo, no coração do Texas, um italiano chama atenção. O Alfa Romeo estava no espaço das marcas da Stellantis. híbrido, o SUV italiano tem preços que variam de US$ 43,8 mil a US$ 51 mil. O modelo concorre diretamente com seu “cover”, o Dodge Hornet, que é vendido a partir de US$ 31.400.
A Buick, marca da General Motors, acaba de lançar a terceira geração do Enclave. O SUV de porte superior ao Chevrolet Equinox é equipado com motor 2.5 turbo de 330 cv e 45 kgfm de torque, combinado com transmissão automática de oito marchas. Oferecido em três versões, o Enclave tem preços entre US$ 46 mil e R$ US$ 59 mil.
A oitava geração do Chevrolet Corvette não é nenhuma novidade, mas é sempre uma grande atração. Equipado com motor central traseiro, o Vette deu as caras no Texas Auto Show em três versões, inclusive as endiabradas ZR1 e Z06. Com opções cupê e conversível, o Corvette tem preços entre US$ 70 mil e US$ 120 mil.
Enquanto a Ford tem a F-150 Lightning, a Ram tem a REV, a GM tem Chevrolet Silverado EV. A picape elétrica tem carroceria monobloco, como a nossa Montana. Equipada com dois motores que podem entregar até 673 cv e 108 kgfm de torque, a picape tem preço inicial de US$ 96 mil.
A Dodge aposentou numa tacada só o Charger e o Challenger e calou seu lendário Hemi V8. Mas quem é fã de muscle car poderá se divertir com o novo Charger, que chega com versão 100% elétrica ou equipada com o novo motor seis cilindros 3.0 biturbo, que equipa a nova Ram 1500. Com opções de duas ou quatro portas, o novo Charger parte de US$ 59,5 mil.
A Ford levou para o Texas Auto Show uma grande variedade de automóveis, que inclusive foram expostos do lado de fora do pavilhão da mostra. Entre os modelos estava o Expedition. Esse utilitário gigantesco oferece espaço de sobra para sete ocupantes. A fileira do meio conta com dois assentos individuais. Demos uma volta num desses gigantes, com mordomias de chefe de estado.
A GM ressuscitou o Hummer. O antigo SUV militar voltou ao mercado em sua derivação 100% elétrica. Pesado (4,7 toneladas) e extravagante, o Hummer EV pode ser equipado com motores de 630 a 1.015 cv. Seu preço inicial não poderia ser diferente e parte de US$ 99 mil.
Se por aqui o Commander é o maior Jeep fabricado no Brasil, nos Estados Unidos, o gigante impávido é o Grand Wagoneer. Com sete lugares, acabamento de luxo e direito a quatro poltronas individuais, o jipão (no sentido puro da palavra) tem preços que vão de US$ 92 mil e US$ 115 mil.
Se no Brasil a Ram 1500 Laramie estreará o motor seis cilindros de 426 cv, nos EUA a versão mais nervosa da picape é a novíssima 1500 RHO. Sucessora da TRX, a RHO é equipada com um V8 supercharger de quase 550 cv, suspensão de alta performance, que lhe permite literalmente voar sobre obstáculos e estava disponível na pista construída pela marca do carneiro na State Fair of Texas. Na terra do Tio Sam, a picape parte de US$ 70 mil.
O Toyota Supra é um grande barato e não ficou de fora do Texas Auto Show. O cupê esportivo é equipado com motor seis cilindros 3.0 biturbo de 340 cv, fornecido pela BMW. O modelo também compartilha base e eletrônica com o roadster alemão Z4. O esportivo tem preço inicial de US$ 56 mil.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |