Estes 5 tipos de carros estão sumindo do Brasil; você sente falta?

A atual moda dos SUVs está fazendo as montadoras abandonarem alguns segmentos de carros que já foram mais populares

chevrolet cruze rs vemelho traseira em movimento pistad e teste
O Cruze já parou de ser feito, mas ainda existe nos estoques (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 23/06/2024 às 09h02

O mercado de automóveis é marcado por ciclos e tendências. Atualmente a bola está com os SUVs, a ponto de ter alguns hatches sendo tratados dessa forma. É uma moda tão forte que outros segmentos e tipos de carrocerias de carros estão sumindo do Brasil.

Isso costuma ser justificado pelas montadoras apresentando dados de vendas. O problema fica para os consumidores que ainda consumiam os carros que desapareceram do mercado.

VEJA TAMBÉM:

Alguns acabam aceitando e migra para o que a montadora tem a oferecer, enquanto outros vão para o mercado de usados ou mantém o carro por mais tempo. Se você não curte o mercado como está hoje, terá nostalgia ao ver essa lista de tipos de carroceria que estão sumindo.

1. Peruas

porsche taycan 4s cross turismo azul traseira parado sujo de terra
Uma das últimas peruas do Brasil é da Porsche, que não possui tradição no segmento (Foto: Porsche | Divulgação)

Até meados dos anos 2000 era normal esperar que todo hatch ou sedã de relevância seria acompanhado de uma perua. Praticamente todos os compactos traziam uma família com várias opções de carroceria e os importados de luxo vinham com opção familiar.

Hoje o consumidor que deseja ter uma perua precisa ter muita grana no bolso. A perua mais barata a venda no Brasil parte de R$ 709.000, trata-se da Porsche Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo.

As outras opções nesse segmento que está sumindo são a Porsche Taycan 4 Cross Turismo, que parte de R$ 735.000, e a Audi RS6 Avant Performance, que custa a bagatela de R$ 1.213.990.

2. Hatches médios

honda civic type r azul 4
Quer um hatch médio? Ou leva a sobra de estoque do Cruze ou se prepare para pagar caro em um importado (Foto: Honda | Divulgação)

Outro segmento que bombou nos anos 2000 e hoje está sumindo foi o dos hatches médios. Ele era o carro favorito de jovens bem sucedidos e solteiros, por terem um visual esportivo, interior bem acabamento e motor potente.

Hoje esse tipo de carro foi engolido pelos SUVs. A Chevrolet ainda oferece o Cruze Sport6 RS zero km por ainda ter unidades nos estoques, mas sua produção já foi encerrada.

O brasileiro ainda pode comprar os hatches médios premium alemães: Audi A3, BMW 118i e Mercedes-Benz A200. Ainda existem algumas opções esportivas: Honda Civic Type R, Toyota GR Corolla e Mercedes-AMG 45 S.

3. Minivans

chevrolet spin primier 2025 azul frente lateral traseira interior 7 lugares 2
O Spin é a última minivan oferecida no Brasil (Foto: Marcelo Jabulas | Divulgação)

Assim como hoje temos entusiastas reclamando de SUVs, há 20 anos essas críticas eram miradas às minivans. Esses carros tomaram o lugar das peruas como opção familiar, por permitir um amplo espaço interno sem precisar de medidas avantajadas.

A Citroën e a Renault estrearam suas linhas de montagens no Brasil com minivans. A Chevrolet brasileira teve a responsabilidade de criar a Meriva, versão familiar do Corsa que foi produzida também na Europa.

Hoje temos o Renault Kwid, sendo chamado de SUV dos compactos. Em 2003 a Honda estreava o Fit, um hatch com soluções de minivan. Outros compactos também ganharam assentos mais elevados e teto mais alto para ficarem próximos dos monovolumes.

Hoje a última opção de minivan no Brasil é o Chevrolet Spin. Havia o Kia Carnival importado, mas ele está em um hiato e deverá voltar com mecânica híbrida. É um dos tipos de carroceria com grande risco de sumir.

4. Jipes

suzuki jimny sierra 4expedition 2024 azul brisk frente em trilha com pneus sujos
O valente Jimny é o mais acessível dos jipes (Foto: Suzuki | Divulgação)

Sabia que o carro mais vendido do Brasil já foi um jipe? O Willys CJ liderou o ranking de vendas por anos e também já foi o veículo mais barato do país.

Hoje, quem procura o carro fora de estrada nato com tração 4×4, reduzida, eixo rígido e muita valentia está restrito a dois importados: o compacto Suzuki Jimny Sierra e o tecnológico Jeep Wrangler.

Ainda existem SUVs bastante valentes, como o Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport e o Land Rover Defender, porém eles não são tão dedicados ao fora de estrada como os jipes.

Uma opção nesse segmento que deixou bastante saudades foi o Troller T4 nacional. Ele saiu de linha quando a Ford decidiu fechar suas fábricas no Brasil, o que incluiu a morte dessa marca.

5. Conversíveis

bmw 420i cabrio m sport 2025 branco frente parado
Conversíveis nunca fizeram sucesso, mas já houveram mais opções (Foto: BMW | Divulgação)

Carros conversíveis nunca foram a predileção dos brasileiros, porém isso nunca impediu as marcas de oferecerem alguns. Tivemos até compactos descapotáveis, como o Peugeot 206 CC.

Hoje, quem procura um conversível de passeio está limitado ao BMW 420i M Sport. Existem outras opções com teto removível, mas são esportivos: Porsche 911 e 718 Boxster, McLaren 720S Spider, Lamborghini Huracan Spyder, Jaguar F-Type e as Ferraris SF90 Spider, 296 GTS e Portofino.

Esse é um dos tipos de carroceria que desapareceu quando o assunto é produção nacional. O brasil não produz um conversível desde o fim da dupla Chevrolet Kadett GSI Conversível e do Ford Escort XR3 Conversível em 1995.

Bonus: Picapes cabine simples

chevrolet s10 wt cabine simples 2025 prata frente
Chevrolet e Toyota ainda mantém suas médias de cabine simples para o trabalho (Foto: Chevrolet | Divulgação)

Esse segmento de carros ainda não está sumindo, mas reduziu de forma considerável. As caminhonetes de cabine simples possuem um uso bastante específico no trabalho, já que o uso casual recaiu nas versões de cabine dupla.

Dentre as pequenas ainda existem a Fiat Strada e a Volkswagen Saveiro com cabine simples. Nas médias sobraram apenas a Toyota Hilux e a Chevrolet S10, com essa segunda recebendo uma atualização significativa na linha 2025.

Ford Ranger e Fiat Titano podem ganhar versões com cabine simples, mas até então não existem anúncios oficiais.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário