Akio Toyoda não para de se desculpar pelas lambanças da Toyota
Sem descanso, Akio Toyoda, o chefão da Toyota, volta e meia precisa se desculpar por derrapadas de seus carros em várias partes do mundo
Sem descanso, Akio Toyoda, o chefão da Toyota, volta e meia precisa se desculpar por derrapadas de seus carros em várias partes do mundo
Já está virando rotina Akio Toyoda, CEO da Toyota, pedir desculpas públicas. Dessa vez pelo comportamento pouco ortodoxo de sua subsidiária Daihatsu. Começou em 2010, quando Akio Toyoda, então presidente mundial da Toyota, foi ao Congresso dos Estados Unidos se desculpar pelo recall de 8,5 milhões automóveis com problemas de aceleração espontânea. Um defeito inicialmente atribuído ao tapete, que poderia ser provocado também por uma falha no acelerador. Agravado pelo sistema eletrônico, que não cortava a aceleração do motor ao acionar emergencialmente o freio.
Acidentes, inclusive fatais, foram registrados em função deste problema. A empresa acabou reconhecendo sua responsabilidade, a culpa no cartório e convocou donos de Camry, Corolla e outros modelos Toyota e Lexus para um gigantesco recall. Como o mercado chinês também já crescia consideravelmente, Toyoda foi lá se desculpar também. O Corolla apresentou defeitos semelhantes no Brasil, mas a fábrica aqui não teve o mesmo comportamento.
VEJA TAMBÉM:
Primeiro, negar responsabilidade. Até que o jornal Estado de Minas publicou uma série de reportagens provando a mesma falha no carro. O Ministério Público de Minas Gerais e o Procon ouviram a fábrica e decidiram proibir a venda do carro em Minas até que se fizesse o recall. Mas a Toyota, indiferente e soberba, não o fez.
Porém, um mês depois, foi chamada às falas pelo Ministério da Justiça, em Brasília: “Se não fizer o recall, você vai ser proibida de vender o Corolla em todo o território nacional”. Só assim a empresa decidiu respeitar as autoridades públicas. Outro episódio que incomodou a Toyota foi em dezembro de 2020, quando seu RAV4 não foi aprovado nos testes da revista sueca Mundo Técnico, que classificou seu comportamento, aquele que simula um desvio de um alce, como perigosa.
A fábrica levou o carro de volta para o Japão, reajustou o controle de estabilidade e devolveu-o revista, que então aprovou. Mas a Toyota não fez o recall do carro que já estava no mercado, inclusive no Brasil. Apenas comentou que iria recalibrar o software dos carros produzidos daí para frente. Eu, hein! Outro imbróglio foi com a Hino, fábrica de caminhões controladas pela Toyota, que fraudava resultados de emissões desde 2003 até o ano passado. E cerca de 60.000 unidades foram chamadas para recall.
Satoshi Ogiso, seu presidente, desculpou-se publicamente e assumiu a responsabilidade pela fraude. Após ter recebido um puxão de orelhas de Akio Toyoda reprovando sua atitude. Agora, mais um na lista: a Daihatsu, fábrica de automóveis que se tornou subsidiária da Toyota em 2016, alterou as portas do Yaris Sedan para não comprometer o resultado dos crash test laterais. Foram 88.000 carros produzidos na Tailândia, com as marcas Daihatsu/Toyota e a Lei do Mercado Local, vendidos também no México, Oriente Médio e Malásia.
Na semana passada, Akio Toyoda voltou novamente a pedir desculpas públicas e chamou o fato de “violação inaceitável da confiança do consumidor”. Mais 88.000 carros chamados para recall. A Toyota, é a maior fabricante mundial de automóveis, e um fatores que a levou ao pódium do setor foi a indiscutível qualidade de seus veículos, inclusive os produzidos no Brasil. Mas seus executivos às vezes dão umas escorregadas como do Corolla Cross, lançado no Brasil, com mecânica e equipamentos inferiores aos de outros mercados. Além da esdrúxula decisão de pintar o silencioso de preto fosco para escondê lo, mas só pela metade e que ainda por cima descasca.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Também penso que a Toyota não é a “santinha” não, erram e enganam os consumidores como todas as outras marcas. São muito arrogantes, uma vez fui a uma agência ver para comprar um Etios e comentei com ele que queria um sedã pequeno mas o vendedor foi logo me empurrando um Corola, acabei indo na GM e comprei um Prisma, que por sinal é um excelente carro. Tem carros bons mas “pecam” também em vários aspectos.
É impressionante que um jornalista com décadas de história sobre o mercado automotivo seja enxovalhado por uma turminha que, do alto de seu déficit de cognição, não foram capazes de entender a gravidade dos FATOS narrados pelo Sr Boris, que admiro e respeito, pois, diferente de muitos “jornalistas” jabazeiros por aí, ele simplesmente cumpre, com louvor, sua carreira.
É lamentável ver esses “Toyota fãs” irrritadinhos porque sua marca favorita, como já provado, caga e anda para suas opiniões e segurança, na Bozolandia.
Melhorem crianças.
Escrever bobagens?!? Não me faça rir!! Ai eu é que tenho de provar que a Toyota é de facto a melhor ou uma das melhores? Você quer melhor prova da fiabilidade desta marca que é todos os anos os mais de 10 milhões de clientes? Ora tome lá juizinho sim e não diga disparates.
Sério Boris? Vai falar mal de Toyota? Cuidado! O Brasil está extremista e polarizado até pra marca de carro! Vai sair tomando bengaladas na rua.
Com todo respeito a esse senhor. Ele nunca possuiu um Toyota Corolla. Está falando muita bobagem mas podemos entender ele já deve estar meio gaga, ou foi pagago para isso.
Pronto! falei.
Flavio
De vez em quando esse Sr. fala groselhas, mas quando o assunto é verídico bato palmas pra esse “velho gagá” (como alguns dizem)
Vc consegue refutar com fatos alguma coisa que ele falou ou é só um boçal fanático que não admite qualquer crítica a marca que idolatra?
É impressionante o descaso das fábricas de automóveis com o mercado latino-americano, especialmente com o Brasil. Carros com problemas gravíssimos e eles não fazem recall ou são obrigados pela justiça. Em países sérios, o CEO da empresa vai e pede desculpas. Aqui só falta mandar tnc, aliás acho que até mandam de outra forma, vendendo esses carros com problemas crônico
É engraçado esse pseudo juíz de causa nobre só o vejo vociferar contra a Toyota! Tudo bem pode falar o que quizer! Mas qual a desculpa que ele vai dar aos 10 milhões de clientes que todos os anos compram Toyota? Se este artista não tem possibilidades de comprar um Toyota 0 km, quem é que tem culpa disso? A Toyota obriga alguém a comprar os carros?
Na minha família desde o meu avô todos temos Toyota e nunca tivemos problemas mas em milhões de unidades vendidas tudo pode acontecer. Agora o que posso afirmar é que as outras marcas têm todas muito mais problemas. Em todo o caso acho que este tem muito pouco crédito.
O sr. Boris faz testes em muitos veículos zero, tem experiência e conhecimento suficiente para opinar sobre eles.
Se o que ele falou não está correto vc devia provar antes de escrever bobagens, esse mito que toyota é melhor pura jogada de marketing assim como uma propaganda mentirosa quando eles lançaram a tundra nos Estados Unidos dizendo que ela tinha mais resistência que a F-150, Chevrolet e Ram.
A quantidade de vendas da tundra mostra o lugar dela
Bobagens é o que você escreve. Eu só lhe digo que a Toyota é a maior construtora mundial. E se é a maior é porque há muita mas mesmo muita gente a comprar carros da marca Toyota. Porque razão os mais de 10 milhões de clientes preferem a Toyota? É porque não prestam? É porque são fracos? Ora parece-me que estará aqui a resposta á sua ininteligente pergunta.
Seu problema é só conhecer o seu carro que com certeza é um toyota enquanto o Boris conhece muitos, ele faz testes em todos e tem propriedade para dar opinião, não é um fanzinho nervosinho de alguma marca não tão boa assim.
Se a toyota fosse tão boa porque no mercado norte americano que é muito mais exigente que o brasileiro as vendas deles perdem tanto das outras montadoras?
Nem consigo imaginar uma toyota a serviço da polícia por lá! kkkkkk
Faltou citar o caso da Hilux, conhecida no mercado por Tomboyota, Tombilux, Capotalux que também teve um recall a nível mundial de seus controles de tração e estabilidade e aqui na América Latina foi ignorado.
Verdade, pior é que apesar do descaso com os consumidores ainda tem quem defenda. Não seria minha última opção em picape porque prefiro ter uma menor com mais segurança
Nossa, esse cara odeia a Toyota.
Acho que a notícia que ele sentiria o maior prazer em publicar seria se a Toyota fosse à falência. Ele teria um orgasmo!
Quanto ódio e perseguição por uma marca….
Como hoje tudo virou torcida…. meu Deus!!! Os carros da Toyota são excelentes, mas todos os fabricantes fazem bobagem. E a Toyota não é diferente nesse quesito
Gostaria de saber se esse senhor teve algum problema ou se por não poder comprar carro da Toyota, para ter tanto ódio de uma marca como ele tem…
É impressionante a perseguição e falta de ética desse pseufo-jornalista com tanta perseguição com a Toyota.. .
VW
Diesel Gate
Dedos decepados pelo basculamento do banco traseiro do Fox
Correia Dentada da Amarok que rasga se pegar muita poeira
Alto consumo de óleo dos motores 16v
Borra nos motores TSI com injeção direta
Pneus que se desgastam precocemente nos Polo, Virtus e T-Cross
Kombi que pagava fogo sozinha
Enfim… não é só a Toyota com problemas….
Em algum momento ele já citou a Volkswagen por esse problemas. Aliás, cita todas as marcas. Mas, às vezes, aparecem alguns fanboys da marca A ou B que ficam nervosinhos e perdem o sono quando falam da sua preferida.
A perseguição desse senhor com a Toyota é histórica…
Nao tenho carros da Toyota, tenho 6 de outras marcas, mas é revoltante a postura desse senhor contra a Toyota.
É impressionante a perseguição desse senhor com a Toyota, chega a ser nojento!
Vamos lembrar da VW??????
VW: Diesel Gate, Dedos decepados pelo basculamento do banco traseiro do Fox, Correia Dentada da Amarok que rasga de pegar muita estrada de terra, Kombi que se autoincendiava, etc.
A