Toyota GR Yaris fica mais potente e ganha câmbio automático
A caixa automática foi projetada pensando no uso esportivo e testada nas pistas de rali, mas o câmbio manual continua para quem prefere assim
A caixa automática foi projetada pensando no uso esportivo e testada nas pistas de rali, mas o câmbio manual continua para quem prefere assim
A Toyota atualizou o GR Yaris, seu hot hatch compacto que doou a mecânica para o GR Corolla vendido aqui. Ele ficou mais potente e ganhou um opcional controverso: câmbio automático.
Essa caixa automática é do tipo tradicional, epicíclica com conversor de torque. Ela possui oito marchas e foi chamada de Gazoo Racing Direct Automatic Transmission, que pesa 40 kg a mais que a manual de seis marchas.
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Ela foi calibrada especialmente para o uso esportivo. Ela utiliza sensores de força G, analisa como o motorista está freando e outros parâmetros para realizar as trocas ou segurar as marchas.
A caixa foi testada em campeonatos de rali, recebendo a benção de Morizo — o nome usado pelo CEO da Toyota, Akio Toyoda, em competições. O executivo e piloto fez questão que o modo sequencial na alavanca aumente as marchas puxando para trás e reduza empurrando para a frente, como nas caixas sequenciais de corrida.
Na versão manual, o freio de mão foi redesenhado. A alavanca fica na vertical, em posição similar a alavanca usada por carros de rali e de drift. A ideia é facilitar manobras e derrapagens controladas.
Por fim, o GR Yaris recebeu o modo de condução Circuit, em adição ao Sport, Eco e Normal. Ele retira o limitador de velocidade caso o GPS identifique que o carro esteja em um autódromo (apenas no Japão, por motivos legais), coloca a ventoinha em velocidade máxima para maior refrigeração, indica a melhor rotação para a troca de marchas e aciona o anti-lag, sistema que reduz o lag do turbo em acelerações.
O Toyota GR Corolla ganhou também as melhorias usadas no GR Corolla para deixar o 1.6 turbo de três cilindros mais forte. Os pistões são mais leves, o comando de válvulas é mais bravo, as válvulas de escape usam material novo e o sistema de injeção direta usa mais pressão.
O sistema de arrefecimento recebeu um novo sub-radiador, que serve para melhorar a confiabilidade do carro em aceleração plena. O coletor de admissão e o spray de água fria no intercooler também foram revistos.
O resultado disso é um incremento na potência, que foi de 272 cv para 304 cv. O torque subiu de 37,7 kgfm para 40,8 kgfm. O câmbio manual de seis marchas segue disponível.
A Toyota também mexeu levemente na estética e no interior do GR Yaris. Uma mudança aguardada foi a adoção de LEDs para unir as lanternas, no que antes era um aplique de plástico preto que parecia pronto para isso.
As luzes de neblina e de ré saíram do para-choque e foram realocadas para o conjunto ótico traseiro, para evitar danos em pequenas batidas. A terceira luz de freio foi para o aplique no porta-malas para melhorar a visibilidade.
Na dianteira do GR Yaris vieram malhas metálicas nas tomadas de ar do para-choque, que foi redesenhado. Ele possui uma parte inferior removível que facilita o reparo.
Por dentro a Toyota mudou o painel do GR Yaris. Uma grande moldura curva começa no console central e une com o painel de instrumentos. Fica tudo voltado para o motorista e, segundo a montadora, melhora a ergonomia, permitindo o uso sem ter que esticar o braço.
No pacote de equipamentos vieram luxos como o pacote ADAS, sistema de som JBL e chave presencial. O GR Yaris 2024 será revelado no rali de Monte Carlos e terá as edições Sebastien Ogier Special Edition e Kalle Rovanpera Special Edition.
O Brasil deverá ficar de fora disso, a Toyota já traz o irmão maior GR Corolla. O médio deverá receber as melhorias mecânicas e o câmbio automático em breve. Será que o Brasil perderá o manual? Fica o mistério.
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