[Vídeo] Toyota RAV4 é reprovado no ‘teste do veado’, mas cadê o recall?
'Dona' Toyota vai me desculpar, mas se ela reconheceu a falha, tanto que corrigiu o seu sistema eletrônico, o carro, então, oferece perigo na estrada
'Dona' Toyota vai me desculpar, mas se ela reconheceu a falha, tanto que corrigiu o seu sistema eletrônico, o carro, então, oferece perigo na estrada
Você sabe o que é o ‘Elk Test’, ou ‘teste do veado’? Esse teste simula, numa estrada com cones, a manobra brusca ao volante que o motorista faz para desviar de um obstáculo na estrada. A uma determinada velocidade, ele tem que jogar o carro para a faixa da esquerda e, imediatamente, voltar para a direita. Como é frequente, nos países nórdicos da Europa, os veados atravessarem a estrada, o teste ganhou este nome.
A revista sueca ‘Mundo Técnico’ realiza esse teste com automóveis recém-lançados. E, ao final de 2020, o Toyota RAV4 híbrido foi reprovado e considerado perigoso pelos jornalistas suecos. Como o carro já estava sendo vendido, a Toyota se preocupou com o resultado; não só pelo perigo que representa para os usuários, mas também porque prejudica a imagem do produto. Mas só no exterior!
Boris Feldman explica o caso em vídeo: assista e entenda!
A engenharia da Toyota no Japão pesquisou então o ESC – Sistema Eletrônico de Estabilidade – e decidiu recalibrá-lo. Mandou outra unidade para revista, e o RAV4 híbrido foi, finalmente, aprovado no teste. O AutoPapo perguntou à Toyota, aqui no Brasil, que atitude a empresa pretende tomar em relação ao problema, pois já vendeu aqui diversas unidades do RAV4.
VEJA TAMBÉM:
Ela respondeu que o carro “tinha sido aprovado em todas as normas de segurança do mundo”. Mas, tendo em vista o teste da revista sueca, decidiu “disponibilizar a correção para todos os clientes que assim o desejarem no primeiro trimestre de 2021; e introduzir a atualização na produção em massa logo depois.”
‘Dona’ Toyota vai me desculpar, mas se ela reconheceu a falha, tanto que corrigiu o seu sistema eletrônico, o carro, então, oferece perigo na estrada caso o motorista seja obrigado a fazer uma manobra emergencial.
Se você tem umRAV4 híbrido e está entre os raros motoristas que se preocupam com a segurança – e não pensa que acidente só acontece com os outros -, fique de olho! Ligue, reclame, bote a Boca no Trombone! Exija da Toyota que seu carro tenha o ESC atualizado neste primeiro trimestre, conforme informação oficial da própria fábrica no Japão!
É difícil entender essa atitude do Toyota: oferecer a correção do software só para quem solicitar é muito pouco! Se ela mesmo confessa que vai adotar essa recalibragem na produção em massa, por que não fazer um recall do RAV4 híbrido?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Se ela vai, em suas palavras, “disponibilizar a CORREÇÃO” a quem quiser, é porque tem uma falha. Se tem uma falha, tem que fazer recall. Infelizmente, a Toyota dá mais uma vez prova de que não se preocupa com a vida dos seus clientes.
Revista sueca de novo ??? Só ela no mundo inteiro , só ela , só com a Toyota . Pesquise e verá, só ela .Parece uma emissora de TV que conheço, tendenciosa ao extremo.
Esta revista, e não só ela, testa carros de todas as marcas. O que fazer se os Toyotas são os que tem o pior resultado? O correto seria os clientes cobrarem melhorias nos equipamentos, mas clientes Toyota aceitaram Corolla sem ESC até 2018 sendo que até populares já tinham muito antes disso e também aceitam tombilux capotalux sem recall feito no mundo inteiro menos aqui.
O teste foi filmado. O problema (mais uma vez) foi identificado e demonstrado, tanto é que a Toyota confirmou e corrigiu. Agora a culpa do crime é da testemunha?
O Moose Test, teste do alce passará a ser exigido até aqui no latinNcap e vai contar o seu desempenho na somatória de estrelas.
A Toyota já tinha sido reprovada no teste do alce com a hilux, famosa pelos apelidos de tombilux, capotalux etc… O pior é que fez um recall para recalibrar o ESC no restante do mundo menos na América do Sul, onde eles desprezam a vida dos seus clientes.
Em tempo, mesmo depois de recalibrado o ESC a hilux continuou com o pior resultado no teste.
De muita utilidade esta reportagem. Tenho um Rav4 e agradeço. Auto papo fez papel bonito. Papel feio da Toyota ressaltando que é um carro de valor alto. O lucro certamente pagaria uma condução mais responsável em relação a falha do sistema. E o respeito ao comprador da marca como fica dona Toyota????
Comportamento normal da Toyota em relação aos seus clientes. Eles desprezam a vida dos Sul americanos, vide o comportamento assumido com o resultado do teste do alce da hilux. Esta é uma marca que já marcou presença em minha garagem, mas que jamais voltará a frequentar.
O teste do Alce deveria ser uma exigência de segurança em todo o mundo e não somente na Suécia, e não somente para peruas ou SUVs – deveria ser geral. Um dos maiores problemas dos veículos é a perda da estabilidade com saída de frente ou traseira do carro nas curvas, logo tudo isso deveria constar dos testes de protótipo antes da fabricação em massa para tornar os veículos mais seguros… Senão muita gente vai preferir matar o Alce…
OI Abalen,
O teste não é exigido apenas na Suécia, mas a revista lá é que se notabilizou fazendo o teste…
Mais de uma reportagem aqui no site, sem contar todos sempre chamando pelo mesmo nome, TESTE DO ALCE, mas o Boris tem que fazer das suas e chamar de Teste do “veado” ..