Toyota pega Suzuki Vitara ‘emprestado’ e o anuncia com seu escudo para 2025

O novo Urban Cruiser chegará ao mercado como um SUV elétrico de pequeno porte para brigar no meio dos europeus

Toyota Urban Cruiser (8)
O modelou mudo apenas a "cara" pra virar um Toyota (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 12/12/2024 às 13h32

A Toyota revelou o novo Urban Cruiser, um SUV compacto e elétrico que competirá no mercado europeu a partir de 2025 – ou 2026. O modelo que tem proporções parecidas com as do compacto Yaris Cross promete sua primeira aparição pública no Salão do Automóvel de Bruxelas de 2025.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

Toyota Urban Cruiser (7)

Apesar da própria Toyota ter comparado o novo Cruise Urban com o Yaris Cross, ele é “irmão gêmeo” de outro modelo, o Suzuki Vitara. Mudando apenas em alguns detalhes como a estética dianteira de grades e para-choque, ele é uma parceria da Toyota com sua conterrânea, uma coisa que não é muito incomum no mercado automobilístico.

  • Um grande exemplo dessa parceria, aqui no Brasil, é entre a Peugeot e a Fiat, que por pertencerem ao mesmo grupo compartilham partes mecânicas e no caso específico da Fiat Titano, partilham o carro. Ela chegou aqui exatamente igual a Peugeot Landtrek, mudando apenas o escudo.
Toyota Urban Cruiser (5)

Voltando ao Toyota Urban Cruiser, em sua estética ele exibe um visual bem futurista. Sob o conceito “Urban Tech”, o modelo ostenta um estilo sofisticado, caracterizado pela frente em “cabeça de martelo”, uma assinatura contemporânea da Toyota. Os para-choques robustos e as luzes traseiras que se estendem pela largura do veículo destacam sua identidade.

Com dimensões um pouco maiores que as do Toyota Yaris Cross, ele mantém uma proposta compacta e ágil:

  • Comprimento: 4.285 mm
  • Largura: 1.800 mm
  • Altura: 1.640 mm
  • Entre-eixos: 2.700 mm
  • Raio de giro: 5,2 m
Toyota Urban Cruiser (9)

As rodas de liga leve variam entre 18 e 19 polegadas, dependendo da versão, e opções de pintura incluem combinações em dois tons com teto preto contrastante.

No interior a distância entre-eixos estendida (+140 mm em relação ao Yaris Cross) proporciona mais espaço, segundo a marca comparável ao de SUVs do segmento D. O painel de instrumentos horizontal e a posição elevada de condução garantem boa visibilidade.

Toyota Urban Cruiser (10)

O Urban Cruiser contará com duas opções de bateria e tração dianteira ou integral, utilizando tecnologia de fosfato de ferro-lítio, que oferece durabilidade e custos reduzidos:

  • Bateria de 49 kWh: 106 kW (144 cv) na versão FWD.
  • Bateria de 61 kWh: 128 kW (174 cv) na versão FWD e 135 kW (184 cv) na versão AWD.

O modelo com tração integral incorpora um motor traseiro de 48 kW.

Equipado com um sistema de segurança ativa abrangente, o SUV oferece recursos como controle de cruzeiro adaptativo, assistência de manutenção de faixa e visão 360° para manobras.

No painel, uma tela digital de 10,25 polegadas é integrada ao sistema multimídia de 10,1 polegadas com navegação baseada em nuvem e conectividade com smartphones. O aplicativo MyToyota permite ainda o monitoramento do estado da bateria, localização de estações de recarga e gerenciamento do carregamento.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
ANTONIO SOUZA 12 de dezembro de 2024

Caras-de-Pau… Só mexeram na dianteira mesmo… A traseira e o interior são iguais.

Avatar
Deixe um comentário