Entenda como transportar seu pet nos ônibus municipais
Confira as regras e especificações para o transporte seguro e correto do seu animal de estimação nos ônibus municipais
Confira as regras e especificações para o transporte seguro e correto do seu animal de estimação nos ônibus municipais
Transportar seu pet sem possuir um carro próprio pode ser um desafio, já que existem poucos serviços de transporte específicos, que costumam ter um custo elevado. Mas, para a alegria dos residentes de vários municípios do Brasil que possuem um animal de estimação, as prefeituras possuem leis que permitem o transporte de pets em ônibus coletivo urbano.
Cada cidade possui normas específicas sobre animais nos meios públicos que, além de ônibus, podem incluir trens e metrôs.
VEJA TAMBÉM:
O prefeito de BH, Fuad Noman, sancionou a Lei nº 11.734, autorizando o transporte de animais domésticos de pequeno porte a partir desta segunda-feira (26). De acordo com o que foi proposto na legislação e publicado no Diário Oficial do Município, cada passageiro pode transportar um único animal por viagem.
Regras para o transporte de pet nos ônibus de BH:
A lei também especifica que o tutor é totalmente responsável por qualquer dano causado pelo animal aos passageiros ou ao veículo e que as exigências para o transporte de animais não podem comprometer o itinerário do ônibus.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o transporte de pet é permitido nos ônibus. Para isso, o peso máximo para os animais domésticos é de 10 kg que precisam estar em um container próprio. Nos ônibus municipais os animais de estimação podem ser transportados livremente nos finais de semana e nos dias úteis, somente fora dos horários de pico.
Na capital paulista também é permitido transporte de pets no trem e no metrô, com até dois animais domésticos por coletivo, desde que o dono siga as regras de acomodação e horários.
No Distrito Federal, também é possível a entrada dos pets de até 12 kg em ônibus e metrô em caixas de transporte, mas também é autorizado levar cães com coleira ou guia. Nessas condições, o tutor fica responsável por garantir a segurança do animal e dos passageiros, além da higiene e conforto de todos.
Em cada veículo poderão embarcar, no máximo, dois animais de pequeno porte fora dos horários de pico (das 6h às 9h e das 16h30 às 19h40) nos dias úteis.
Em Salvador, os animais só podem ser transportados em veículos públicos com caixinhas de material resistente. Além disso, somente animais de até 10 kg são permitidos nesses veículos, por ser mais fácil a contenção e proteção do animal.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |