É preciso travar as portas na rodovia? Explicamos!
Em carros modernos existem sistemas pós colisão, que já destrava as portas e liga o pisca-alerta após o acionamento dos airbags
Em carros modernos existem sistemas pós colisão, que já destrava as portas e liga o pisca-alerta após o acionamento dos airbags
A época de férias escolares é a oportunidade das famílias viajarem de carro. Com o aumento do tráfego nas estradas, aumentam também o risco de acidentes. Por isso é preciso tomar um cuidado que é o oposto do habitual nas cidades: não travar as portas do carro.
No trânsito urbano esse hábito é importante para evitar o acesso de criminosos ao veículo, porém nas altas velocidades das rodovias não há esse risco. Estar com as portas destravadas irá facilitar o acesso à cabine do carro em caso de acidente, facilitando o trabalho das equipes de resgate.
VEJA TAMBÉM:
Em carros modernos não é necessário esse cuidado. Nos modelos atuais da Volkswagen, por exemplo, o carro desliga as travas em caso de acidente com acionamento dos airbags. Os veículos da marca alemã também acionam o freio e o pisca-alerta automaticamente, além de cortar a bomba de combustível.
Porém em modelos com mais de 10 anos, esse tipo de função é encontrado apenas em carros premium. Caso o manual não informe sobre sistemas pós colisão, o ideal é destravar manualmente as portas quando estiver na estrada.
Existe a preocupação de crianças pequenas no banco traseiro abrir as portas do carro em movimento. Para garantir que os pequenos não irão abrir as portas por dentro, basta acionar as travas infantis presentes nas portas traseiras. Isso ainda permite que elas seja abertas por fora.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |