Troca das mangueiras do carro: devo substituir todas ou uma cada vez?
Depende muito da última manutenção e até se o líquido de arrefecimento está sendo utilizado de forma correta no veículo
Depende muito da última manutenção e até se o líquido de arrefecimento está sendo utilizado de forma correta no veículo
Quando o carro vai ficando velho algumas manutenções que não são de revisão, mas preventivas ou até corretivas começam a aparecer e uma delas é a troca das mangueiras. Estes ítens que levam o líquido de resfriamento do motor ou o óleo lubrificante não tem muito bem uma data de troca, mas é possível saber quando se deve substituir cada uma das mangueiras do carro.
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Mesmo que não tenha data específica, a troca das mangueiras chega quando alguma delas estiver ressecada e com risco de rachar ou partir, o que atrapalha o funcionamento do carro e pode levá-lo até o superaquecimento ou quebra de componentes do motor por falta de lubrificação.
O mais importante é verificar todas as mangueiras que transportam fluidos de tempos em tempos. Uma boa dica para todo condutor é inspecioná-las sempre que for levar o veículo a revisão, assim já se aproveita a mão de obra se necessário.
A necessidade da troca de um conjunto de mangueiras vai depender de vários fatores. o Primeiros é se todas foram trocadas na mesma data ou são originais de fábrica. Considerando um modelo com os ítens originais de fábrica, se pode trocar as mangueiras de um certo grupo quando uma delas estiver em mau estado.
Porém, caso uma mangueira já tenha sido substituída e a original não, ela ainda pode estar em bom estado.
Usar apenas água comum no sistema de arrefecimento também pode ser um problema para as mangueiras do carro. Primeiro que apenas a água não consegue manter a temperatura ideal para o funcionamento correto do sistema. Outro ponto é que a água de torneira contém propriedades minerais e isso agride todo o sistema, inclusive a mangueira.
Além de tudo, não usar um aditivo no sistema faz sujeiras e ferrugem se impregnarem nas mangueiras. Isso cria uma crosta que pode até vedar possíveis vazamentos, mas depois os problemas aparecem de forma “repentina”.
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