Troller: uma história mal contada do início ao fim
Fábrica do jipe foi um excepcional negócio para a Ford. Mas sai dele tão nebulosamente como entrou. Eu conto essa história
Fábrica do jipe foi um excepcional negócio para a Ford. Mas sai dele tão nebulosamente como entrou. Eu conto essa história
Quando começou, em 1995, não passava de uma aventura empresarial em Horizonte (perto de Fortaleza-CE), sem grandes chances de sucesso. Mas, dois anos depois, a fábrica do jipe Troller foi adquirida por Mario Araripe, empresário da região, que investiu e ampliou suas instalações, além de tentar corrigir – tanto quanto possível – os problemas técnicos do produto.
Em 2006, Araripe errou ao “esticar” o chassis do jipe para lançar uma picape, a Pantanal. Mercadologicamente correto. Mas um desastre tecnológico pois faltou engenharia no projeto e as longarinas (chassis) de quase todas as 77 unidades produzidas começaram a trincar.
VEJA TAMBÉM:
No ano seguinte (2007), Araripe ganhou na loteria: a Ford pagou muitos milhões de reais por sua fábrica. A gigante norte-americana jamais revelou – é óbvio – o real motivo da aquisição: herdar os incentivos fiscais concedidos à Troller pelos governos estadual e federal.
Com uma estratégica mudança geográfica: em vez de não pagar impostos pela produção de uma centena de jipes por ano no Ceará, a Ford estaria isenta também de tributos relativos a centenas de milhares de unidades do Ecosport e Ka produzidas em Camaçari, na Bahia.
Depois, claro, de muita argumentação para convencer governadores e o presidente da República (Lula, na ocasião) dos incontáveis benefícios da operação para a pátria amada.
Ou alguém é suficientemente ingênuo para acreditar que a Ford dependia da tecnologia de Mario Araripe para produzir jipes?
A rigor, uma grande maracutaia. Uma gigantesca sonegação de impostos rigorosamente legalizada. Golpe de Mestre da marca do oval.
Pressionada pelo governo cearense – preocupado com demissões – a Ford manteve a produção do Troller. Mas, assim que sua engenharia detectou a fragilidade da picape Pantanal, nem tentou o recall: chamou logo os 77 donos (toda a produção) e comprou-os de volta, pagando o valor de mercado sem pestanejar.
Forçada a mantê-lo em produção, a Ford aprimorou o jipe, dotou-o de dezenas de componentes da Ranger, Ecosport e todo seu know-how. Mas jamais arriscou afixar sua marca no jipe. Nenhuma das mais de 26 mil unidades produzidas (desde 1996) foi jamais considerada um Ford pela Ford….
No início deste ano, quando anunciou que fecharia suas fábricas no país, abriu exceção para a do Ceará, que teria suas operações mantidas até o final deste ano, prazo considerado suficiente para vendê-la. Seus quase 500 funcionários comemoram seu destino, bem distinto dos 5.000 despedidos das instalações de São Bernardo do Campo, Camaçari e Taubaté.
Desde então, foram anunciadas diversas tratativas do governo do Ceará e da Ford para a venda da unidade de Horizonte e vários empresários se candidataram. Um deles assegurou investimento de R$ 750 milhões na fábrica.
Até que, nesta semana, a Ford dá o dito por não dito e volta atrás em seu compromisso de vender a Troller. Simplesmente avisou que os eventuais interessados só levariam galpão e máquinas.
Porém, sem direito à marca nem ao produto. Verdadeira ducha de água fria nas negociações que deixou indignados o governo do Ceará e os candidatos ao negócio. Um deles investiu tempo e dinheiro nas negociações e se referiu à Ford em termos impublicáveis…
Se a compra da fábrica de Araripe teve contornos nebulosos, seu final também está cercado de mistérios. A Ford, questionada, não se pronuncia: “Estratégia da empresa”, e estamos conversados
Surgiram diversas especulações sobre as causas dessa repentina e mal explicada guinada de 180º em sua decisão.
Que valor teria para ela a marca Troller? Levaria o projeto para outro país? Para a Argentina, talvez, onde já fabrica a Ranger? Não assina contrato de fornecimento de componentes para não se comprometer com o comprador?
Ou só pretende, por motivos cabulosos, enterrar a marca?
De concreto, a Ford vai produzir o Troller até setembro, componentes de reposição até novembro e demitir os 470 funcionários.
Uma história mal contada do início ao fim…
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Direto e reto, sem meias palavras: Destruíram a Yroller pra q está empresa e brasileira, não crescesse e não inspirasse outras empresários do Brasil a iniciarem novas empresas de Automóveis nacionais , e assim , ter um Boom , um levante , de aparecimento de empresas brasileiras deste setor, e sabem q os brasileiros irão querer priorizar a aquisição de algo nacional!!! É inacreditável um país com 20p milhões d habitantes, com tantas indústrias d diversos gêneros, não ter não uma , mais algumas Empresas Nacionais de Automóveis!! Nosso potencial, é incrível!! Temos uma das melhores empresas do mundo de Aviões, mas , não temos uma simples empresa Nacional de Automóveis!!?? Sabem porq?? Lobby destas empresas Morte americanas pra não deixar o nosso país alavancar seu potencial como potência mundial neste ramo tb!! Vamos Brasil!!!
Quase troquei minha Defender por uma Ranger, graças a deus continuo com minha carroça forte e que não me da dor de cabeça e funciona.
Depois deste desprezo pelo consumidor Brasileiro só aceito FORD de graça para vender a um incauto.
O único que se salva é o velho Jeep dos anos 40, 50 e 60, quando a empresa ainda era séria e respeitava o consumidor.
Deve ressurgir das cinzas e da fumaça tentando alavancar incentivos e está criando ainda mais expectativa em cima de gigantescas Indústrias onde a patente a marca uma vez que deu certo no brasil mais que os veículos que levam a marca Ford !
Acho que voltará breve a produzir o troller em outro país ainda que detém tudo da marca ; ou venderá breve pelo quíntuplo do valor,vendo que o mercado brasileiro pedirá e pagará mais caro ainda pelo veículo que deve vir renovado pela própria Ford ou pelo comprador da marca ! Os velhos nadaram de braçada no dinheiro vai valorizar ainda mais a marca mundialmente e podem também ; vender tudo e enterrar o dinheiro no caixão !
Triste não ter sucessores e restar a história de aproveitadores é incompententes ! A história do Troller creio que não acabou ainda !!! O carro já está sendo vendido mais caro que antes !
Apenas opinião !
Imposto é roubo, qualquer forma de pagar menos impostos sem ser preso é bela e moral
E tem que se Forder e acabou!
Resumo da ópera (corporativa): usufruiu dos benefícios/incentivos daquele fabricante, tirou um concorrente potencial do mercado e ficou com um “coringa na manga”…?
Perfeito!! Só os tolos e babá ovo d norte americano não aceita que , a Ford e os proprietários Norte americanos, AGIRAM de extrema MÁ FÉ e falta de CARÁTER!!!
Lembrando que a VW comprou a Chrysler e terminou com o dodge polara, entre outros casos. Maracutaias empresarias e políticas sempre existiram e existirão, principalmente em um país dominado pela corrupção e com essa carga absurda de impostos. Pesquisei fiz o teste e comprei um ford KA apesar de saber que o modelo sairia de linha no máximo em 2022. Não me arrependo, carro muito bom. Atualmente, a única mazela da Ford era o malfadado powershift. O sr. Feldmann sabe muito bem que todas as marcas na década de 70 e 80 empurraram restos de projetos de fora e emgambelaram o pobre consumidor brasileiro. Experimentem comprar algumas marcas francesas que baixaram aqui e vcs vão ver o que é acampar na frente da oficina para trocar o embuchamento de suspensão de 3 em 3 meses. Cordiais abraços.
Fazer o que? Já sabíamos disso, a Ford só comprou a Troller por causa dos incentivos fiscais estaduais e principalmente os federais, numa jogada de mestre conseguiu estender os mesmos incentivos para a fábrica do Ecosport e outros em Camaçari BA graças ao Lula.
Agora do nada fechou todas as plantas de produção no Brasil, pois recebeu mais incentivos do governo argentino e vai continuar exportando para o Brasil via Mercosul.
O governo do Ceará tinha que encampar a fábrica, derrubar às patentes e fazer uma parceria com um investidor Brasileiro…
Eu diria que a Ford nao deixou de fazer um bom negocio sequer ao adqiirir as instalacoes da Troller com seus beneficios fiscais. Foi so alegria. Agora nao podemos fazer muita coisa ja que estrategicamente tera que fechar. So uma coisa eu tenho andizer. Ainda bem que nao tenho o cambio powershift ja pensou a dor de cabeça?
A Ford foi escrota com o Brasil, comprou a Troller apenas pelo incentivos e para detê-la no mercado por ser muito melhor e mais barato que seus que seus produtos.
Ford “Trollando” seu consumidor, seus ex-colaboradores e o brasileiro em geral. Gosto e tenho carros antigos, nenhum da Ford, embora adquirisse algum (antigo) sem problemas. Novos passo longe…
Sou um feliz proprietário de um T4 2008, com aproximadamente 90 mil km originais, e não pretendo vende-lo, mesmo com o fim da marca. A única coisa que me preocupa é se precisar de peças bem específicas, tipo parabrisa e vidros laterais e traseiro. De resto, o jipão é um verdadeiro Frankstein, usando peças de vários outros carros.
É isto aí, você tem competência e habilidade para resolver manutenção seu T4.
Por mim, eu quero que a Ford se “ford” no Brasil.. Eu não compro nada deles, nem carro usado..
Esse é o espírito. Esperava isso de todos brasileiros. Marca maldita e incompetente.
Prezado Boris,
A história da Picape Pantanal me parece estranha, como é que engenheiros que fazem um jipe robusto fazem um erro de projeto grotesco no chassis da camionete e ainda botam para vender após os testes?
Sei lá, pra mim a Ford não contou a história completa e reduziu o nicho da Troller propositalmente.
Amigo, você acha que eles iriam produzir fogo contra um produto deles mesmo?
A Ford fordeu todo mundo, e pode aguardar que ela ainda vai forder mais.
Falou tudo meu amigo concordo plenamente com você.
Para os trolleiros proprietários do modelo até 3.0, tanto faz tanto fez… nem pisam em concessionária.
Agora, os trolleiros de shopping, supermercado e facu, ah, essa grande maioria vai chorar nos foruns até 2050, merecidamente…
Você não deveria dizer isso, é algo imaturo e desnecessário.
Não é problema de ninguém a escolha e o uso que cada um faz do seu carro. Nos EUA o pessoal compra caminhonete gigante para passear na cidade, e estão errados?
Essa palhaçada que a Ford fez no Brasil afetou donos de todos os modelos de veículos produzidos por ela, porque enganou, mentiu e continua mentindo.
O pessoal que tem nova Ranger está sofrendo com os problemas crônicos dela que nunca foram resolvidos desde seu lançamento em 2012. Os donos de carros sofrem com o lixo de câmbio powershift. Os donos de Troller, não importa o uso que fazem dele, também vão ter dificuldades com essas palhaçadas.
Concessionárias fechando, peças faltando, desemprego….
Ninguém ganha com o que a Ford está aprontando aqui, e não é hora de menosprezar ninguém, mas de mostrar a nossa indignação com essa marca lixo.
Marca lixo? O carro é sensacional para o seu propósito e a marca inclusive conseguiu vender até para quem tem medo de lama. Todo o resto é lei de mercado, e quem tem medo do capitalismo e suas sentenças que vá para Cuba…
acho que o cara nao entendeu que voce se referiu a marca ford, nao troller. mas na verdade era tudo ford mesmo. e ela é um lixo mesmo ….kkkkk
E meu amigo sem concessionária vai fazer revisão onde? aqui em campos dos Goytacazes fechou a concessionária essa estória dos impostos nem o governo fala muito o chato disso foi os postos de trabalho que acabou
E complementando seu comentário, nem de longe pensar em adquirir qualquer porcaria que eles fabriquem onde quer que seja. Produtos ordinários, fabricante mal caráter.
Falou besteira. O uso do veículo é você quem faz e é problema só seu. Já vi Troller em shopping e fusca dando show na lama.
A Ford Lixo, como bem citou o colega, não lançava um carro novo aqui há 20 anos, e todos ultrapassados. Enquanto lá fora já tem Ranger com motor biturbo e até F-150 com suspensão multilink (só Frontier tem isso aqui hoje), no Brasil empurra seus câmbios problemáticos e esses motores vagabundos na Frontier, gastões, cheios de problemas e ultrapassados.
E ainda continua fazendo muita gente de otário que ainda acredita que a marca está “presente” no Brasil, como ela tenta fingir.
A marca é um lixo sim, e sua história é outro lixo.
Quem se lembra do vagabundo Corcel II que ganhou mais duas portas e virou o “luxuoso” Del Rey, que com quatro pessoas não conseguia subir uma ladeira? Ou do pomposo “esportivo” XR3 que tomava pau de um simples Gol CL 1.6 da época. Do Verona que mais capotava do que andava de pé? Se não fosse a associação da Autolatina já teria fechado na época.
Depois trouve essas porcarias de Ecosport, Fiesta, Ka com esses cambios Power-“SHIT” que até hoje enroscam nas mãos dos proprietários…
E o colega ainda mistura tudo e vem falar de Cuba… *…. tem razão o Andrade, lhe falta maturidade.
Falou b e s t e i r a. O uso do veículo é você quem faz e é problema só seu. Já vi Troller em shopping e fusca dando show na lama.
A Ford Lixo, como bem citou o colega, não lançava um carro novo aqui há 20 anos, e todos ultrapassados. Enquanto lá fora já tem Ranger com motor biturbo e até F-150 com suspensão multilink (só Frontier tem isso aqui hoje), no Brasil empurra seus câmbios problemáticos e esses motores v a g a b u n d o s na Frontier, gastões, cheios de problemas e ultrapassados.
E ainda continua fazendo muita gente de o t á r i a que ainda acredita que a marca está “presente” no Brasil, como ela tenta fingir.
A marca é um lixo sim, e sua história é outro lixo.
Quem se lembra do v a g a b u n d o Corcel II que ganhou mais duas portas e virou o “luxuoso” Del Rey, que com quatro pessoas não conseguia subir uma ladeira? Ou do pomposo “esportivo” XR3 que tomava p a u de um simples Gol CL 1.6 da época. Do Verona que mais capotava do que andava de pé? Se não fosse a associação da Autolatina já teria fechado na época.
Depois trouve essas porcarias de Ecosport, Fiesta, Ka com esses cambios Power-“SHIT” que até hoje enroscam nas mãos dos proprietários…
E o colega ainda mistura tudo e vem falar de Cuba… que b o s t a…. tem razão o Andrade, lhe falta maturidade.
Enfim, tudo o que a Ford tem contado nos últimos tempos é mentira, que não fecharia no Brasil, que as concessionárias não iam fechar, que venderia a Troller, que não ia faltar peças para seus veículos, que não fecharia na argentina, que daria todo suporte para os seus veículos produzidos aqui, e no final vai abandonando tudo. Acho que em breve a Ford será uma marca esquecida pelo consumidor e odiada pelos proprietários que compraram um ford.
Ford Maldita !!! Suma de vez, lixo de fábrica.
O problema da Ford é um só…. ela está agonizando no Brasil. Com o fachamento já antecipado por ela da fábrica da argentina, nem ranger terá mais futuro aqui. Fordesmanche hoje é uma grande roubada. Que feche tudo e suma daqui de vez, não tem mais moral nem respeito de ninguém.
Estratégia de eliminar o Troller para nao atrapalhar o Bronco
Exatamente… A Ford foi covarde além de desprezar os funcionários e os consumidores…
Até que enfim alguém falou a estratégia da Ford. exatamente Renato. A Troller seria um forte candidato na mão de um empresário brasileiro, inclusive no preço com subsídios do governo, de baixar as vendas do Bronco, que seria importado por aqui.. menos um na frente dela.
Da próxima vez que Governos fizerem transação com empresas que alugue o terreno mesmo que por um preço simbólico , mas parem de dar as nossas terras para estes Parasitas !
Eu tinha planos de comprar um troller ‘0’ mas a Ford frustrou meus planos
Depois de toda essa palhaçada da oval (tanto no fechamento das plantas nacionais e priorizar nossos hermanos como na sacanagem com nosso brasileitroller), se eu fosse um proprietário de um produto dessa marca, venderia imediatamente
Sempre tem a ala do primário que nunca leu um livro e já mete política no meio da coisa.
Irritante!
Desculpa Boris, só não entende quem não quer. A Ford já fez tanta lambança no Brasil no sentido de entregar o ouro para o adversário, e se vendesse a engenharia do Troller faria mais uma dessas tantas burradas que já fez. Nunca podemos esquecer que a Ford já foi detentora da marca Jeep, e a abandonou praticamente na bacia das almas. O segmento off-road é a bola da vez nos planos da Ford, e o Brasil tem forte potencial de crescimento neste nicho.
Tão mal contada que só fala do início e do fim. Se refere apenas ao aspecto mercadológico; faltou o meio, o conteúdo técnico; o aperfeiçoamento da mecânica, a aventura (vitoriosa) do Paris/Dakar/Cairo, além de citar os créditos merecidos.
É uma pena que ainda não há um patriotismo de peso entre os brasileiros como há nos Estados Unidos. Um patriotismo que proteja e incentive todas as nossas empresas verdadeiramente nacional. Temos grandea gênios em nosso país, excelentes engenheiros, altíssima capacidade de criar projetos. Nós Brasileiros, Brasileiras e principalmente as nossas autoridades políticas deveriam proteger e sermos totalmente patriotas com todas nossas empresas verdadeiramente nacionais ajudando-as, incentivando a crescer e proibindo de vende-las a qualquer estrangeiro pois é empresa 100 nacional. Uma pena deixar anos e anos de estudos suados, trabalho duro onde surgiram excelentes empresas brasileiras como a Gurgel…e outras diversas empresas brasileiras que não tiveram a salvaguarda e o patriotismo do nosso povo brasileiro. Seja nossas autoridades políticas ou nao, a verdade é que ninguem ajudou a proteger e valorizar as nossas empresas. Tantos esforços, tanto estudos, tanta tecnologias e no final tudo jogado na lata do lixo. Obrigado criador da Troller, obrigado criador dos veículos Gurgel, obrigado Criador da Phebo, obrigado Criadores das industrias de chovolates nacionais, obrigado por muitos e muitos incriveis criadores nacionais que suaram pra termos um brasil melhor com tecnologias criadas aqui que poderiam gerar hoje milhoes e milhoes de empregos mas por causa da nossa pobre política, da nossa cultura não patriótica ainda estamos muito distante de sermos uma grande nação, um pais mais justo e melhor desenvolvido. Esse era o maior sonho que eu gostaria de ver. O Brasil verdadeiramente para os Brasileiros, com mais amor, gerando a nossa propria riqueza em todas as areas. Infelizmente o que vejo sao as raríssimas empresas nacionais lutando para sobreviver dia a dia e quando não chegam a beira da falência a única alternativa que resta para nao perder tudo é repassar para as mãos externas. Meu sonho não é ver apenas o mundo melhor mas o meu pais melhor. Pois é aqui que vivo é aqui que eu estudo é aqui que eu sonho em realizar os meus bons sonhos para o bem do meu país. Eu me chamo Lucivaldo, sou 100% brasileiro. E amo minha Patria.
Uma empresa que só quer saber de lucro. Nunca mais consumirei qualquer produto Ford e acho que todo brasileiro deveria fazer o mesmo.
Para mim Adalberto, ha muito tempo, esse lixo de marca, deixou completamente de existir. Fábrica de tranqueiras e porcarias.
Lógico que teria o llulladrao metido nas negociatas ,se investigar descobre-se todos.
Pessoalmente, parece que a Ford quis evitar que o Troller, eventualmente se transformasse num concorrente da família Bronco de fato, pois em conceito, já o é. Já imaginaram se a Great Wall comprasse a Troller e lançasse um Troller TANK 300, seu novo SUV raiz, que tem sido MUITO ELOGIADO com motor 2.0 turbo gasolina de 240 cv e TALVEZ em futuro próximo chegue com um igualmente novo turbo Diesel de 210, 215 cv? No pacote, talvez a Ford conte com a perspectiva de invalidar os incentivos.
O fato é que foi um FOD@-SE O PAÍS!
Trouxer. O golpe aplicado nos bestas. Um carro caríssimo sem peças de reposição no mercado. Tinha tudo pra ser mais barato. Tão caro e sem um custo beneficio!
O governo deveria dar 30 dias para a Ford definir novo proprietário para garantir os empregos.
Não atendido, mais 30 dias para desmobilizar o terreno “doado para gerar empregos” para poder repassar o terreno a outro empreendedor.
O Troller seria um oponente de risco para o Bronco Base por um preço bem mais em conta.
Na minha opinião não tem um jeep para bater com a troller de frente é uma grande perda , eu acho que 90% da população pensou em barro pensou em troller ,o único probrema é ser muito caro mais acredito ser o sonho de consumo da maioria.
Também acho. Troller melhor jeep q comheci
Embrace, extend and extinguish. Estratégia já conhecida da Microsoft. A Ford fez o mesmo.
Um absurdo!
A Ford, seus acionistas, dirigentes e empregados ao redor do planeta deveriam se envergonhar!
Se não quer vender, mantenha a produção!
Estão com tanto com o comunismo no poder, novamente.
A FORD está matando o troller pra poder vender o bronco(inferiro, feio e bem mais caro), direcionando o lucro para as fábricas e seus funcionários nos EUA.
A Ford mudou o discurso de venda da fábrica, justamente para não ter um concorrente para o novo veículo da marca que será vendido na região, o Brinco! É claro…..
A marca do logo oval e as marcas ligadas ao grupo deveriam ser banidas do mercado Brasileiro pelo golpe fiscal dado no Brasil e isso serveria de aviso para os outros fabricantes aventureiros que adquiri as criações brasileiras ou para enterra-las ou leva-las para outros países. Isso não aconteceram agora por que estamos sem presidente, sem rumo nem direção!!!
A Ford está é com medo da concorrência do Troller, em outras mãos, aos seus carros. É melhor matá-lo. O Troller tem grande potencial.
Desta mesma forma, ou pior seria com a venda da Embraer, os americanos só pensa neles, está na hora de nós valorizarmos e deixar de Ser capacho.
Caso um brasileiro comprasse a troller e lançasse uma edição limitada do bruto com as cores da bandeira do Brasil com certeza estouraria em vendas, quantos as críticas ? Deixem pra lá, eles vivem disso mesmo….
O que a Ford fez com a Troller é o modo operante do liberalismo americano. A Petrobrás e Pdvsa ousaram entrar no jogo. Deu no que deu.
Já se fosse o “modo operante ” do socialismo soviético ficaríamos anos na fila pra comprar um Lada.
Boa
Não precisa ir na Rússia, bastaria a China para enxugar sua fila. Melhor, vai no Japão onde empresa estrangeira só compra empresa nacional com aval do governo Japonês. O Bosominio só alcança Capitalismo x Socialismo. Abra a mente brasileiro, o muro de Berlim caiu faz tempo.
Mas quem quebrou a pdvesa foi o regime comunista do chaves continuado por maduro, e a petrobr e Petros foi assaltada pelo lula e Dilma até a quebrarem e a deixaram negativadas, o quem os EUA a ver com isso, sejamos críticos e realistas.
O mundo dos negócios não é para amadores meu caro. Ainda mais quando ousam os Latinos avançar no mercado de empresas americanas, as quais estão afundadas em dívidas bilionárias ao cofre dos EUA.
Imagino que a Ford não quisesse vender engenharia, especialmente da ranger! Uma vez que se tratando que extrura vejo a ranger como a melhor das nossas diesel.
Brasileiro de verdade jamais compra Ford novamente.
Nada me tira da cabeça que a Ford descobriu o quão valiosos são a marca e o produto Troller. Lembro-me que, certa vez, a Ford declarou ser o jipe Troller seu melhor produto para concorrer com os carros da marca Jeep.
Vender só o galpão e as máquinas indica que os planos da Ford para a marca tornaram-se ambiciosos e, provavelmente, mundiais.
Definitivamente a Ford e o Brasil não dão certo, desde a tentativa de se instalar no Amazonas no período militar, onde restaram apenas as ruínas, até hj com a negociação do troller. O troller é um ótimo jeep principalmente para as curtas distâncias, com o melhor desempenho off road principalmente nas areias de dunas que são as mais desafiadoras, o carro só tem o incoveniente de ser desconfortável, muito duro como a Toyota Hilux, mas isso poderia ser mudado. Como o brasileiro gosta de carros, então o país precisa ter suas próprias marcas e deixar dessa ilusão que os de fora irão gerar milhares de postos de trabalhos, pois quando querem ir embora já sabemos como fazem. O governo pode incentivar autoindustrias nacionais com uma cláusula que se forem vendidas para estrangeiros perdem o incentivo.
Já vai tarde Ford,faz tempo que não faz carros que presta no Brasil ,e uma tentativa de manter o nome a nível mundial até lá vista baby!
Concordo com a matéria, mas deixo a dica de pedirem para alguém formado em Língua Portuguesa revisar o texto, pois há muitos, muitos erros que até dificultam a leitura.
Da Ford gosto do Maverick, do Landau e da F100. Bons tempos.
Eu tive os 3 modelos mencionados … belussimos carros, design de época bem desenvolvido, mecãnica campeã ….. uma pena que o tempo muda e desenvolve outras tendências e necessidades … pois os carros de hoje são “japoneses” …. td igual
Quem comprar Ford daqui pra frente é um verdadeiro Otário.
Tive ford uma vez… pampa 4×4 em 1986 e prometi a mim mesmo que nunca,jamais voltaria a ter carro da ford…nem por empréstimo. Tava ou nao tava certo?
Olha amigo se vc teve uma pampa vc teve a melhor das Mini pick-ups pois a pama era e ainda é uma máquina que tem fecho de mola igual caminhão, essas novas estrada da Fiat Saveiro etc,são umas latas de cerveja fraquinhas nem fecho de mola tem, não sei enquanto aos outros da Ford, mas a pampa vc poderia ter de novo, eita bichinha boa era a pampa viu.. top top top ??? ehhhh pampa véia boa uhuuuuuu…tamojunto…
Tem suas desvantagens e vantagens a Pampa, mas para trabalho a Pampa com o motor AP era boa e obviamente tinha que evitar a de cambio 4×4.
Chassis robusto, carregava muito peso, vinha com DH nas versões intermediárias.
De desvantagem, é a falta de algumas peças mas isso ocorre com qualquer carro antigo, DH e Ar tem algumas coisas específicas e aí só garimpando na internet.
O vizinho tem uma ano 96 funcionando redondo, o único porém é que carburada e as injetadas só existiram no ano 97 (sim, a Ford gasta grana e força de trabalho para fazer funcionar uma injeção num carro que vai vender por só mais um ano).
Nessa época, as humildes Fiorino LX já eram MPI e SPI e as modernas Saveiro eram o estado da arte.
Nossa sina é plantar soja, criar boi e extrair minério. Época boa era a da borracha e do Pau Brasil. Deixem essas atividades industriais para países descentes.
Quem tem grana mesmo no Brasil são os grandes agricultores, pois vendem a preço internacional antes mesmo de plantar.
Os médios atendem o mercado nacional, mas mesmo assim lucram bem.
Já os pequenos, donos de sítios e chácaras, aí sim só fazem por hobby ou subsistência pois não dá muita renda.
Fez muito bem o governo Lula, a empresa rendeu empregos a uma região esquecida pela ditadura e pelo PSDB. Enquanto hoje o governo desqualificado de ex. Primeiro Tenente reformado como capitão aplaude o agronegócio que beneficia meia dúzia de gatos pingados que produzem milho e soja para exportação com máquinas de milhões que fazem o trabalho de 100 pessoas com financiamento do BNDES, enquanto o pequeno agricultor,o que produz alimento para população está esquecido pelo estado ,o pequeno agricultor, o agricultor familiar. Hoje temos a maior taxa de desemprego da história do país, gente com fome e doente enquanto uma pequena parcela da sociedade abocanha todo o dinheiro e financia golpe pra manter no poder um desqualificado.
E o Paulo Jegues mantendo o dólar nas alturas para o centrão exportador agrícola encher mais ainda os bolsos de dinheiro.
Perfeito!
Nunca vi antes tanto desemprego como hoje.
Anos 80, a GM e Ford chamava o povo na rua para ir trabalhar na fábrica.
Anos 90, produção record e até exportávamos Uno para a Europa (Innocent Mille) e até Fiasa Turbo (Lancia Y 1.0 turbo).
Anos 2000, o pobre conseguiu comprar o seu carrinho popular 0km graças ao governo Lula e a VW vendia 25 mil Gols por mês! Seguido também pela Fiat e GM.
Anos 2010, o pobre ainda tinha emprego e perdeu um pouco o poder de compra.
Início do governo Bolsonaro: Pobre pede osso no mercado.
Americanos podres.
Ford podre.
Lixos do mundo.
Ford já tinha enterrado os jeeps Willys e Pick up jeep em 1982 depois de comprar a Willys Overland em 1967. E com relação a Pick up Pantanal era uma grande concorrente da Ford Ranger e de qualidade superior. O defeito na verdade foi inventado pela Ford. E assim, depois da CBT, da Engesa, da Gurgel lá se foi a Troller, todas genuinamente brasileiras.
Será que o governo poderia ESTATIZAR a Troller e depois repassar ?
Não fará isso.
O governo federal só quer dar incentivos para grandes produtores rurais e bancos.
Investir numa pequena fábrica brasileira que gera apenas 500 empregos diretos é lixo para Bolsonaro e Guedes, ainda mais no nordeste onde a maioria está com ódio (justificado) desse desgoverno.
Já os EUA fizeram o seguinte:
Chrysler: Seguram as broncas até aparecer um comprador e não sair demitindo geral, no caso a Fiat comprou.
General Motors: Deram incentivos para se segurar, não demitir e reestabelecer.
A Ford se livrou da crise, pois as camionetes deles vendem muito por lá.
Receita tem como salvar a Troller, mas… governo incompetente não tem solução.
Colaborando, só faltou adicionar os “dodge”, que a ford comprou a Chrysler e acabou com ele também. Acreditem, uns quatro anos atrás um mecânico amigo cantou a pedra. Olhou pra mim todo feliz com o troller e disse: “cuidado que a ford um dia acaba com tua alegria, eles são ótimos em comprar as coisas boas e descontinuar”. Citou a Willys e os docinhos. Bingo, kkkk.
Se eu já não comprava produtos da FORD, agora não aceito nem de graça.
Bolsonario infelizmente e um inguirante tanto como na politica como na vinda não sabe nade de politica. Mas vergolhoso é sabe que o supremo perdeu a moral.estar afudando esse país com os almento constante samanal as pessoas mas pobre estão passando fome o país estar um caos e deputados e senadores não estão nem ai pro lascado com seus salários alticimo com com alcilio pra tudo ver se no final do mês eles mexe no seus? Não eu cito vergonha do pode judiciário mas ainda do legislativo vocês sao a vegonha deci país
Israel Pessoa, o assunto aqui é sobre o destino da Troller e Ford, não é sobre política. Primeiramente, aprenda a escrever e a raciocinar antes de escrever e postar coisas sem sentido.
Estude um pouco e pare de escrever tão errado. Você assassinou o português.
Escrito errado propositalmente.
Os robôs do bostonaro.
Vergonha é o seu português
Vá para a escola e aprenda a escrever,e sobretudo, leia muito, e faça críticas à uma crise que é mundial. Ah, envie suas indignações aos comparsas dos dirigentes daquele laboratório que deixou, sem querer, disseminar os mísseis invisíveis. E, seja Patrióta – verifique os acontecimentos de um passado próximo que quase nos levou ao Caos, com dívidas bem atuais…
Meu Deus, cheguei a trincar meus dentes de tanto erro de português!! Infelizmente esse é o nível desse País.
Bolsonaro não é ignorante, ele faz tudo de caso pensado.
No caso do Ceará não terá muitos votos, então não intercederá na fábrica.
Agora se fosse no Sul, aí as coisas mudavam pois todos pedem e ele atende.
Tomaronoku! Disse o Japonês aos brasileiros que compram Ford.
O dono da troller foi muito idiota de ter vendido uma das marcas brasileiras mais importantes do Brasil depois do trator CBT .
Agora temos junto com outras ex marcas brasileiras enterradas por empresas e empresário estrangeiros a troller .
Infelizmente mais uma história de uma marca de grade sucesso nacional e internacionalmente que vai pro ralo da forma mais rasteira possível.
Primeiro foi o CBT que por causa do ex presidente Fernando Collor De Melo a fábrica acabou fechado as portas e declarando falência .
Depois foi as fábricas que fabricaram os maravilhosos tanques feitos aqui no Brasil como o Osório e a réplica brasileira super melhorada do M-41 Bulldog que eu não lembro o nome .
Muitas empresas de renome do Brasil estão sendo destruídas ou por presidentes ou por empresários de péssima índole , mau caráter e que adoram agir de maneira suja e rasteira .
Um exemplo disso é o que está acontecendo com a Petrobrás .
Vários presidentes como Lula Dilma entre outros estão vendendo a Petrobrás de forma fatiadas .
Vendendo nossa maior rede de petróleo do Brasil e a maio área petrolífera do mundo.
Tornado quase impossível manter carro a diesel , gasolina ou álcool no Brasil por causa dos impostos absurdos vindo em cima de importação e juros monetários .
Quanto mais os outros países tiram petróleo do pré sal ,mais caros ficam os combustíveis nós postos .
Levando assim a inviabilidade dos transportes terrestres , aéreo e marítimo , assim como a locomoção de carros caminhões caminhonetes e motos no Brasil.
No final vamos ver mais uma ou várias empresas entrarem em falência .
Empresas como Petrobrás, redes de postos Ipiranga e rede de combustíveis XEL ou chel (não sei como se escreve .
Lamentável para o Brasil .
O pior e que ninguém se ligou ainda .
Cada empresa brasileira que morre,afeta diretamente o país e todos os brasileiros que vivem aqui .
Darei alguns exemplos .
CBT : depois que a fábrica decretou falência e fechou as portas .
Nunca mais tivemos tratores exclusivos para o Brasil ,com tecnologia para os Brasil , testado e aprovado no Brasil e criado exclusivamente para determinado estados brasileiros devido a densidade e aspectos dos terrenos , estados como MT,AM,ALe PR.
Os presidentes perderam uma das fábricas que mais davam imposto para os cofres públicos,os tratoristas perderam umas das redes de tratores mais fáceis de se trabalhar e os mecânicos perderam uma das redes de tratores mais simples de se mexer .
Engessa (acho que é esse o nome da fabricante do Osório )
Infelizmente por causa de um governo muito idiota imaturo e destrutivo , perdemos umas das empresas de tanques e caminhonetes mais famosas e fortes do Brasil .
Simplesmente uma das empresas que mais forneceu tanques exclusivamente para o exército brasileiro .
Perdemos uma empresa que poderia facilmente nós colocar no topo da lista dos países mais bem armados do mundo.
E com ela perdemos também no Brasil, a maioria todo respeito no que se trata de supremacia militar brasileira .
Destruindo assim a reputação militar brasileira dentro e fora do país .
Um último exemplo e o que pode acontecer se a Petrobrás abrir falência ( e é o que está por um fio de acontecer )
Perderemos uma das empresas pioneiras em extração de petróleo no mundo e com ela perderemos milhares de empresas ligadas ali refinamento e empresa ligada a venda de combustíveis no país .
Tirando assim milhares e milhares de empregos no país inteiro .
Acha que e os empregados nós postos,nas refinadoras de petróleo ,nas distribuidoras ou nas extratoras de petróleo ?
Estão redondamente enganados .
Carros ,motos, caminhões , aviões, helicópteros, barcos, navios tudo parado .
Todos mundo ligados aos combustíveis vão parar .
Parando também os supermercados , bares, farmácias, hospitais, restaurantes e muito mais.
Todos os brasileiros hoje com empregos estarão terminantemente desempregado até mesmo as redes de rádio e televisão estarão patadas com todos os seus empregados demitido .
Que todos os brasileiros saibam que cada empresa brasileira tem um papel de suma importância no Brasil .
E por isso que temos que ter muitíssimo cuidado com quem colocamos para assumir as responsabilidades de um país como o Brasil os empresários brasileiros tem que saber que …… Vender uma empresa brasileira de fama mundial significa por em risco não só a estabilidade e as economias brasileiras como também coloca em risco a segurança do país e a vida de muitas famílias que vivem aqui .
Pensem nisso .
Desculpe, mas não contou a história. O que disse aqui, salvo um ou outro tópico, eu sabia. O que queria realmente saber é POR QUE A FORD DESISTIU DE VENDER A TROLLER. Só isso
Desde o primeiro momento eu já imaginei que não iriam vender os direitos da marca Troller, não sei de onde tiraram que ela iria vender a marca. Ela já teria matado a troller faz muito tempo se não fossem as obrigações e benéficos que o governo deu, e ela não quer que a troller se torne uma marca concorrente, diversas marcas já morreram por esse motivo.
Ford, nunca mais
Não compro mais nada da Ford traíra deixa ela levar estas porcarias deles para os Estados Unidos.
Era isso que a boing ia fazer com a Embraer que sirva de lição a todos nós brasileiros americanos batem nas nossas costas aqui e lá chutão nosso trazero e ainda tem brasileiros q os endelzao.
Sem dúvida, se comprassem a Embraer pode esquecer da marca, afinal que empresa compra uma concorrente para mantê-la? A maioria das marcas morre quando são compradas por concorrentes. Mas se as empresas estão abertas para negócios do tipo então é culpa dos mesmos, não tem o que se fazer, só se o governo interferir, mas interferência do governo na economia pode sair caro pro país.
Ótima matéria, parabéns!
Ótima por quê? Não respondeu o principal!
Só a Ford sabe do verdadeiro motivo. Ela não vai revelar. Pra mim ela jogou muito sujo e deixou muitas pessoas desempregadas. O Boris não tem bola de cristal né compadre!!!
Pra variar só sobra a conta pra pagar pro trabalhador brasileiro. Num país que tem um despresidente que NUNCA trabalhou infelizmente não podia ter outro final. Será que não vai aparecer outro Mário Araripe pra salvar a “pátria” porque infelizmente CAOA não temos mais.
José Flávio, aprenda ao menos ler e interpretar um texto antes de criticar o atual presidente.Vc ao menos leu, que a falcatrua da Ford foi feita no governo do lulalau e que a isenção fiscal é de competência do governo do Ceará?.
O presidente não tem a vê com transação comercial. Animal
E você acha que os incentivos dados a ford desde o governo Lula são o quê? Dinheiro retirado do povo! E enquanto ela receber incentivo do governo pela fábrica será dinheiro do povo! E a ford só comprou a marca pra receber incentivos! Só não cancelou a troller antes por isso. E isso de “o cara pra salvar a pátria amada” o cara era empresário, lucrou alta grana vendendo pra ford, não tava se preocupando em NADA com pátria nenhuma além do próprio bolso, não seja tolo.
O Despresidente que nunca trabalhou, foi o Mula. Só enganou e aprendeu a roubar nos meios sindicais e quando virou presidente, aperfeiçoou todas as técnicas e se tornou o maior bandido do Brasil.
Eu tenho minha opinião,diante de tanto desprezo que a ford tem pelo o cosumidor Brasileiro,já mais compraría um importado da ford. Temos produto de melhor qualidade no mercado. Ela que venda seus carros em outro mercado.
Correto! Já mais compro um importado da Ford
A Troller conseguiu algo que poucas pequenas montadoras conseguiu: fazer seu nome com resultados expressivos em grandes competições, como foi o caso do rally Paris – Dakar. Daí começou o crescimento da marca e da quantidade de fãs do seu bravo jipe. A Ford foi somente a grande empresa esperta, que usou do poder financeiro para ter ganhos fáceis no Brasil, ofertando produtos inferiores ao que ofertava em outros países, como sempre faz as grandes montadoras, jogando na lama o sonho cearense e de muitas pessoas que apostaram nele. Uma pena!!
E depois o pessoal não entende porquê a ford não vai vender a marca, simples para matá-la, isso sempre acontece. E o empresário que vendeu a troller só pensou em dinheiro, simples, não é um salvador da indústria nacional como muitos acham, se vendeu o próprio negócio é porquê não se importa.
Culpa não é da FORD e sim dos Brasileiros ( que estavam la em cima: Governadores, políticos etc em 2007) que favoreceu compra da marca por uma Multinacional. Já sabia que iria dar nisso, quando eles lançaram a BRONCO nos EUA. O TROLLER foi apenas um incentivo para a BRONCO voltar a ser produzida, pois o publico de lá, clamava para a FORD “trazer” o TROLLER como BRONCO para os EUA. BRONCO virou uma marca “independente” da FORD, assim como era a TROLLER aqui, com concessionárias próprias. A FORD pagou pela marca TROLLER ou seja é deles, não sei porque tanto mimimi “birra” com a montadora, pertence a eles agora e eles fazem o que quiser. Se resolveram matar a marca é por estratégia, porque acredito que o BRONCO (Jipão) irá ser vendido aqui, e eles não querem concorrente. Multinacional age assim, não é so a FORD não, CHEVROLET, VOLKSWAGEN entre outras fazem o mesmo, é estratégia, mercado etc. O correto era NÃO TER VENDIDA PARA MULTINACIONAL nenhuma, isso que era para ter feito, agora vendem tiram o carro do mercado, ficam fazendo birra, bravinhos, ora culpa é de voces mesmo! (Politicos, governadores etc 2007) que proporcionaram isso. Sobre a picape TROLLER PANTANAL, foi outra jogada tambem, tiraram por causa da Ranger isso é fato, mesmo que seria destinada ao público rural, a montadora do oval azul é forte nessa área jamais iria permitir isso. Brasileiro tem que parar de fazer caca e depois ficar de mimimi, em matérias achando que esta errado vi em materias aí o governador do Ceará dizer “A Troller não é uma marca mundial, foi fundada por brasileiros ” sim isso mas… MAS….. FOI VENDIDA, ELES PAGARAM PELA MARCA PELO PROJETO etc, ve se acorda meu!, vende as coisas depois quer de volta?. E os “TROLLEIROS” aí que estão PÉ DA VIDA com a Ford, vcs irão continuar a dar dinheiros pra eles, pois a mecanica toda do jipe (2015 adiante) é da FORD RANGER, so para lembrarem voces ok.
A Ford segue a estratégia industrial americana: Não para a concorrência de empresas de fora , no caso contra o Bronco ( que deveríamos sabotar e não comprar) e a estratégia de geo política deles: O Brasil não pode se industrializar. Quase compraram a Embraer. Ia ter o mesmo fim…. Acorda Brasil!
Boris Boris.. a Pantanal não teve problema estrutural, tem Pantanal rodando até hoje. Os veículos que tiveram problema foi por seus donos colocarem mais carga que a capacidade do veículo suportar. A Ford por sua vez, tirou do mercado o concorrente que atrapalharia bem em breve a ranger .. a troller já tinha mostrado que sabia aprimorar seus produtos.
O problema é que a Ford não quer concorrente direto como Bronco. Ponto Final. Tenho Ranger e uso ford desde quando aprendi dirigir num f-600 ano 1968. Agora, americanos são um bando de fdp, são. A ford vendeu caminhões para o Hitler, Precisar explicar mais. E agora o Biden “boneco de teste” taí pra encher o saco com a democracia deles (na verdade nazismo, do melhor).
A Ford possui a propriedade sobre a marca e pode fazer o que quiser com ela, pagou por isso. Nós brasileiros temos que parar de achar que as empresas multinacionais devem ter pena. Nunca terão pena. O lucro é o principal, não deu lucro fecha.
Ficar só com raiva da Ford não resolve, como se eles fossem uma empresa assistencialista e não uma fábrica de veículos.
Precisamos ter a iniciativa de investir em desenvolvimento tecnológico para que paremos de “comer não mão”, possamos ditar as regras e não venhamos a ver outros casos como esse.
Augusto, seu papo é de colonizado. Quem está pedindo alguma coisa à Ford. Só estamos achando suspeito e esquisito ela jogar fora milhões de dólares que receberia com a venda da marca. Ouvi dizer que é para eliminar um concorrente, mas até isso soa ridículo.
Diversas marcas foram compradas e eliminadas por meramente evitar concorrência, propriedade de direitos etc, porque não poderia ser? A ford está produzindo veículos com proposta similar a dos jipes agora, não quer que troller seja uma concorrente e não quer manter a marca, o que me parece uma piada da ford.
Concordo, as pessoas parecem não entender disso. A ford não se importa, é deles, fazem o que quiser, ponto.
Boris faltou, faloou….., mas não deu sua opinião como ficará o mercado de usados daqui pra frente, lembrando que opinião não quer dizer que vá exatamente acontecer.
Como será que ficarão os preços de um Troller seminovo ? Será uma verdadeira relíquia ? principalmente os modelos mais novos os automáticos ? Pois sei que tem gente tentando vender o seu usado mais antigo para trocar por novo ou seminovo. Porque jipe a diesel 4×4 raiz no Brasil só tínhamos o Troller sem concorrência à altura.
Fala aí Boris !!!!!!
Se alguém procurou saber que foi o Sr. Ford, já esperava por essa decisão nazista. O empresário adorava dinheiro e odiava seu funcionários. O que esperar de uma cria de mercenários?
Ridícula essa opinião de empresário odiar os funcionários, se o negócio não paga a conta, como vai pagar os funcionários, só as mulas como vc e os outros pão com mortadela ai que acham q dinheiro da em árvore
Se a ford não tinha competência para vender no país sem depender dos incentivos recebidos por manter a fábrica e a marca troller, e ainda sim dizia ter prejuízo todo ano, então ela não poderia vender aqui, me parece uma empresa ineficiente, já que outras estão vendendo e talvez até tendo lucro.
Pelo jeito você está na contra mão da humanidade e não conhece a história do Sr. Ford. Faça o seguinte, assim que você sair da sua espaçonave ou carroça, procure saber quem foi e qual foi a história deste tal Ford. Realmente dinheiro não dá em árvore, estudo não dá educação para ninguém e sabedoria é uma coisa que se você não tem, não vai arrumar uma mudinha.
A FORD é uma marca 1ue não merece respeito, ela age empresa sorrateia descaradamente, é só ler sua historia cheia de roubos e desvios de conduta. Nunca mais comprei ou compro carros dessa marca.
E faz muito bem. Também quero distância da Ford. Ela está se definhando aos poucos.
E o que significa então a frase (Trolar alguém).
Aqui no Sul, sempre foi: enrolar alguém.
Ou seja: Enrolado até no nome da marca.
Ford sempre foi ruim e está mal das pernas. Só vende nós EUA. Vai desaparecer daqui a pouco. Quem se deu bem foi o empresário q vendeu a Troller para a Ford. Ele é hoje um megainvestidor em parques eólicos.
Ford sempre foi ruim. Eu discordo da sua opinião a Ford já fabricou ótimos carros, pena q os donos não fazem a manutenção correta ou esperam o carro parar literalmente para fazê-la.
Depois de tudo isso, com a comprovação de total desrespeito ao país e aos consumidores… brasileiro que continuar comprando Ford merece medalha de TROUXA!!!
Eu nunca mais compro um ford
O Brasil deveria cobrar maior taxa dos veículos dessa marca p serem vendidos no nosso país. A marca em questão sem pré teve mas intenções com a Troller foi só pela isenção mesmo. Então agora deveria ter taxas maiores p os “importados de sua marca.
A Ford quando comprou a troller já havia definido o enterro do carro para tirar concorrência, dos broncos e Cia Ltda.
Cabe ao consumidor brasileiro privilegiar
a concorrência que mantém fábricas no país
gerando empregos.
Concordo. Ford nunca mais.
Boris, como um bom bater da Troller, deve estar feliz com a notícia.
O brasileiro não está gostando nada da forma como a Ford está conduzido a sua saída do Brasil. Prova disso são as movimentações nas redes sociais e os produtos importados encalhando nas revendas.
O perfil do brasileiro mudou, não somos, na maioria, mais tão subservientes quanto antes. Faltou respeito por parte da Ford e o Brasileiro não curtiu
A Ford está se afundando cada vez mais. Fila nas lojas para vender Ranger, Ka, Fiesta, etc…. Ele perdeu a confiança dos brasileiros, merecidamente,
No passado, a Ford fez isso também com a Willis. Comprou, fez alguns carros, e depois fechou. Não dá pra confiar em uma empresa assim. Gosto de alguns carros antigos dela, mas fico decepsionado ao ver que uma gigante automobilística dessas use desse escrutínio para enganar o fraco consumidor. E agora? O que farão aqueles que compraram esses veículos ? da Troller? Amargarão o prejuízo ou pagarão por ter comprado essa bomba. Vale ressaltar que esse veículo não é nada barato, já ultrapassou a casa dos 200 mil. Fica aí o gosto amargo de comprar um carro ? de uma multinacional que não está nem aí para os seus consumidores. Já passou da hora de termos fabricantes nacionais. Genuinamente nacionais.
Isso é uma cultura desde o próprio Henry Ford, que já fazia isso,comprava empresas concorrentes, desafiava a concorrência da época com outros métodos e etc… é cultural da própria marca.
Eu penso que a Ford tem o direito de fazer o que quiser, desde que dentro da lei, mas que é uma pena o Troller deixar de ser fabricado, ah! isso é.
Muitos deputados estaduais e federais envolvidos secretarios de estados
Nessa estoria de incentivos transferidos… provavelmente com desvios para os próprios bolsos.
Então a história se repete?? Ford x Willis Overland do Brasil, Ford x Troller…
A sheetFord fez exatamente isso com o Jeep CJ willys em 19667.
Isso me fez lembrar do Merlô do gaguinho:
Você mijo mijo mijo jogou fora…. Mas que coco coco coco coisa ruim…
Não podemos ter marca de carro próprio, simples . Podemos fazer aviões mas não podemos fazer carros . Coisas de tio Sam…determinando o que cada um faz ou deixa de fazer pelo mundo ….
Quase que a Embraer vai tbm. Mas entendam que se um empresário brasileiro vendeu a marca e não se importou com nada além do dinheiro, porquê uma empresa estrangeira precisaria se apegar a marca nacional? Ela já tem a própria marca. Enquanto o Brasil vender as marcas que cria, então vai tudo embora mesmo.
A Ford colocou cláusulas para a venda da TROLLER, que inviabiliza a compra por qqer outra empresa. Não poder usar o nome TROLLER e não poder vender o modelo T4.
LIXO DE EMPRESA, por mim não vende mais nem chinelo no BRASIL,#FORAFORDFICATROLLER, Vamos subir esta hashtag
E só mudar o nome pra TRULLER
A Ford fordeu com todo mundo.
A anos que já vinha fordendo os consumidores com suas charangas carniçadas, problemas no sistema de arrefecimento, câmbio powershit, pós vendas péssimo, sempre sem interesse em fornecer peças de reposição. Que seja enterrada a marca de uma vez por todas e quem ganha é o povo bananeiro.
Triste fim para uma marca genuínamente brasileira e a cereja do bolo nessa saída da Ford da produção nacional. Entendo que matar a Troller seja para enterrar as maracutaias que poderiam vir a tona, mas mesmo assim se mostrou que nao honra sua palavra. Todos nós brasileiros deveriamos dar uma banana para a marca oval.
Sempre sonhei ter um Troller e consegui. Uso somente para o asfalto. Bonito, vistoso, robusto e chama atenção por onde passo. A cor é vermelho toscano, limpíssimo, pneus pretinhos e sem nenhuma poeira. Cada um sonha com o que quer e o modo que deseja. Estou pronto para adquirir um automático e viajar por este nosso brasil; tão logo seja controlada esta pandemia.
Ah bom! O mais importante de tudo é ter uma charanga bem viçosa.
A minha Troller é fêmea… pink com rodas vermelhas… cada um faz o que desejar com o próprio Troller ???
A TODOS VCS PROPRIETARIOS DO TROLER 100 BRASILEIRO, ACHO QUE ELE VAI SE TORNAR UM ICONE BRASILEIRO COMO TODOS OS MODELOS DE ÉPOCA QUE FORAM FABRICADOS NOS ANOS 70 A 1990….PUMA, M150, BUGRES, MP LAFER, MG, MIURA ETC….MODELOS QUE HOJE DEIXARAM HISTORIAS.
Só três coisas deram certo no Brasil: Corrupção, tráfico de drogas e esculhambação. Somos doutores nisso…
Sim, veículos que merecem valorizar muito, tornando-se colecionáveis e mantendo viva a história da marca brasileira. Pra alegria de seus proprietários.
Vc.e um cara deslocado aqui. Vê-se que todos outros são pessoas educadas e com condições de possuir um Troller. Vc.tem linguajar vagab. e chulo.De pouca Cultura e dono de charanha velha.
Tbm penso em comprar mas agora como fica a assistência técnica, peças de reposição, seguro….os custos devem aumentar bastante.
Aqui na zona norte de São Paulo próximo ao metrô Parada Inglesa tem uma oficina especializada em jeeps. Parece que é uma oficina de responsabilidade pois, está sempre cheia. Sei que quem adquiri um carro novo quer assistência técnica da marca, mas quando não tem uma boa opção resolve.
Elimar,
Se você só roda em asfalto, é coisa tua e de mais ninguém. Qualquer um faz o que quiser com o que é seu, desde que não transgrida a lei, hehe.
Mas tem algo que me deixa curioso. Ele não sacoleja muito no asfalto? Pelo menos é essa a impressão que tenho quando estou de carro atrás de um. Até parece um pouco perigoso.
Ficaria grato pela resposta.
Tenho um Troller com 9400km rodados, cor cinza Moscou (mais bonito de todos), rodo apenas no asfalto e respondo que ele é muito confortável. Ele é mecânico pois gosto de sentir o carro, eu conduzo a máquina. Excelente para fazer viagem longa. Ele disponhe de toda tecnologia moderna e necessária e acho um desrespeito a conduta da Ford.
Parabéns. Boas viagens e curta seu carro automático.