Troque o óleo fora da concessionária e perca a garantia
Quer economizar uns trocados com a troca de óleo e resolve fazer o serviço fora da concessionária, ainda na garantia? Então confira essa dica primeiro
Quer economizar uns trocados com a troca de óleo e resolve fazer o serviço fora da concessionária, ainda na garantia? Então confira essa dica primeiro
O seu carro está novo na garantia. Mas antes de levar na revisão da concessionária, você levou em uma oficina, em uma troca de óleo, e pediu para trocarem o óleo do motor. Solicitou a notinha especificando que o lubrificante é aquele recomendado pela fábrica, como consta no manual do proprietário.
E quando você leva o carro para revisão você mostra a nota e diz: “olha, não precisa de trocar o óleo, eu já o fiz seguindo a recomendação do manual.”
VEJA TAMBÉM:
Aí, na concessionária, o consultor técnico, responde: “lamento comunicar que o senhor acaba de perder a garantia do seu automóvel.”
Naturalmente, o amigo fica bravo: “mas como assim? Eu fiz o que foi recomendado no manual.”
Mas a concessionária tem razão, porque ela não pode por a mão no fogo pelo que os outros fazem. Quem disse que a notinha emitida pela oficina, pela troca de óleo, foi realmente aquele lubrificante colocado? Ou foi um óleo recuperado, remanufaturado, sabe-se lá de qual procedência?
Então, durante a garantia do seu automóvel, nesse ponto a concessionária, a fábrica, elas têm razão. Não se pode trocar nada fora da concessionária, nem o óleo do motor, nem o fluido do freio, nem o líquido de arrefecimento do radiador, nada!
Depois da garantia o problema é seu, mas durante a garantia quem tem que se responsabilizar por qualquer problema no automóvel é a fábrica e a concessionária. Então, ela não pode realmente confiar na honestidade, na ética de outras empresas.
Confira o canal do AutoPapo no YouTube.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Os preços são abusivos na minha cidade o óleo de motor do mesmo que eles coloca custa 33 reais na concessionária custa 60 reais um absurdo
Agora quero saber?. Se comprar todos produtos na concessionário e a mao de obra ser fora da concessionária, como fica?.
Ao menos no manual de veículos Honda está explícito, fora de rede autorizada Honda = extinção de garantia.
Desculpe, meu prezado Boris, mas a informação não procede. O fabricante precisa demonstrar o nexo causal para suspender a garantia. Se utilizou o óleo recomendado no manual e o serviço foi realizado corretamente não há o que se falar em perda da garantia.
Não precisa, basta ela mencionar no manual de manutenção (garantia). O proprietário compra sabendo disso.
Como a montadora vai dar garantia de algo sendo que um terceiro mexeu? Não é só questão de produto e sim tbm do serviço.
E qual o motivo de vc perder toda a garantia por ter trocado somente o óleo e filtro? Se acontecer um problema no motor, até entendo. Mas se o problema for no ar condicionado ou parte elétrica )
Perder a garantia de todos o carro por trocar somente 1 item???? Acho que não é bem assim não
Correto.
Perfeito. Porque se for seguir a logica da reportagem do UOL você teria que abastecer nas concessionárias também. E inclusive no tal manual diz que conforme o uso o proprietário deve trocar o óleo e filtros antes do recomendado e não vi em nenhum manual de vários veículos a obrigação de sempre que necessitar trocar o óleo o serviço ser feito na concessionaria.
Corretíssimo senhor Nelson. Se acontecer qualquer intercorrência no motor a concessionária terá de provar que o óleo utilizado não está dentro das especificações ou esse óleo foi o causador do problema, nesse caso o fabricante do óleo passa a ser o responsável.
Perfeito. Sou taxista no RJ, e todo carro zero que eu compro, imediatamente coloco GNV e nunca perdi a garantia total do carro. Inclusive, até eixo traseiro trocaram sem ônus algum para mim
Tem concessionária que não faz cambagem, e também não tem solução melhor do que trocar a suspensão.
Em 2015 comprei um uno zero km, fazia todas as revisões na concessionária, em menos de um ano deu problema na caixa de direção e foi trocada na garantia sem custo, só que depois de um ano, gastava mais de mil reais por revisão, pra mim ficava pesado, agora faço as revisões seguindo as orientações do manual em oficinas particulares fica mais em conta.
Não é só automóve,l com um celular ,troque uma bateria original q seja fora da autorizada q garantia já era,tv, computador , portáteis em fim ,a concessionária está certa como si responsabilizar por terceiros, independente da qualidade do serviço,e com certeza vai ficar mais barato trocar óleo na concessionária q processa-la.kkkk
Sou proprietário de um veículo que comprei 0km ,quando fui leva-lo à revisão o óleo que seria colocado segundo o site da montadora era de uma marca diferente da recomendada no manual, até então tudo bem ambos são excelentes produtos, porém quando foram efetuar a troca que fiz questão de acompanhar, para minha surpresa era um outro produto . Questionei a concessionária sobre o fato e me disseram que era normal a utilização dessa outra marca. Ou seja nem as concessionárias colocam o que a montadora recomenda.
Não é verdade, isso se chama venda casada, vetada no CDC, prática abusiva no código de defesa do consumidor! Artigo 39 inciso I do cdc.
Só ler!
No manual do veiculo, parece-me, que não está explicitado que a troca de óleo tem que ser efetuada em Concessionária da marca. Apenas indica o óleo da marca e os equivalentes.
Não se pode generalizar todas as oficinas! Deveria corrigir esse comentário que põe em dúvida a seriedade dos serviços das oficinas mecânicas, que não são concessionária!
Aí você entra na justiça e pronto! A garantia está de volta. Simples assim.