Coxim: tudo sobre a peça que segura o motor no lugar
Coxim é o nome de uma peça pequena com a importante função de manter o motor e o câmbio no lugar, ele também serve para absorver vibrações
Coxim é o nome de uma peça pequena com a importante função de manter o motor e o câmbio no lugar, ele também serve para absorver vibrações
Os carros são feitos de várias peças e algumas pequenas possuem funções bastante importantes. Uma dessas é o coxim, que é o elemento que faz a ligação entre o motor e a carroceria. O motor não é preso diretamente ao monobloco pois ele produz vibrações em decorrência do movimento de suas partes móveis.
Só o motor é preso por três coxins, mas outros componentes como o câmbio também usam esse tipo de peça para serem afixados. Esses componentes são feitos de liga metálica e borracha, sofrendo desgaste natural com o uso do carro.
VEJA TAMBÉM:
Nos motores de três cilindros, que são naturalmente mais vibradores por serem desbalanceados, os coxins costumam ser mais robustos. O Chevrolet Onix, por exemplo, utiliza coxins hidráulicos. A Volkswagen utiliza coxins comuns em seu 1.0 pois o motor traz polias triovais que suavizam o funcionamento do motor.
O coxim hidráulico possui capacidade maior de absorver as vibrações, porém é mais caro. Por isso é mais usado por carros de segmentos superiores, salvo algumas exceções como os Chevrolet Onix e Tracker.
Ele utiliza mais peças e no seu interior vai um fluido hidráulico. Em carros que usam esse tipo de coxim, não é possível trocar por um tradicional que utiliza borracha.
Assim como os amortecedores, o coxim é uma peça cujo desgaste depende muito de como o carro foi usado e como o motorista dirige. A peça também sofre desgaste natural com o tempo, pois a borracha se degrada e perde a capacidade de absorver as vibrações.
Quando o coxim está ruim as vibrações do motor transmitidas para o resto do carro aumentam. Além disso, a peça começa a fazer barulho. Em casos extremos pode até ocorrer a quebra da junta homocinética. Quando o do câmbio está ruim o engate das marchas pode ficar mais difícil.
O ideal é fazer uma verificação periódica na peça durante as revisões e fazer a troca quando tiver certeza que existem problemas. A troca possui mão de obra cara pois é preciso soltar o motor do carro.
No topo da torre da suspensão está um coxim que faz a ligação entre o amortecedor e a estrutura do carro. Assim como o do motor, esse também é feito de metal e borracha. Sua função é de ajudar no conforto e absorção de impactos da suspensão, além de fixar o amortecedor no lugar.
Quando o coxim do amortecedor está quebrado, os ruídos vindos da suspensão aumentam e aumenta o desgaste nos pneus. Além disso o motorista pode sentir vibrações no volante. Insistir em rodar com essa peça danificada pode acarretar problemas em outros componentes da suspensão e colocar sua vida em perigo.
Para evitar o desgaste prematuro dos coxins dos amortecedores é preciso dirigir com suavidade e cuidado: evitar arrancadas e frenagens bruscas; e evitar passar em buracos e quebra-molas em alta velocidade.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |