TV Samsung com inteligência artificial transforma 4K em 8K
Linha New QLED 8K, Neo QLED e OLED passam a contar com processador neural e inteligência artificial que fazem ajustes que usuário não dá conta
Linha New QLED 8K, Neo QLED e OLED passam a contar com processador neural e inteligência artificial que fazem ajustes que usuário não dá conta
Depois do smartphone, do tablet e dos notebooks com inteligência artificial, chegou a vez dos televisores com IA embarcada. A Samsung acaba de apresentar a linha 2024 de seus aparelhos que tem como destaque as séries New QLED 8K, Neo QLED e OLED com processadores neurais (NPU).
VEJA TAMBÉM:
Isso significa que os televisores são capazes de executar melhorias, fazer upscaling (aumentar a resolução com preenchimento de pixels) de forma mais dinâmica. Segundo a marca sul-coreana, os televisores têm acesso a um imenso banco de dados com milhares de imagens de diferentes temas.
E o que a IA do televisor faz é analisar quais fragmentos de cada imagem podem ser utilizados para otimizar a cena. Mas o leitor pode nos questionar: aparelhos modernos já não fazem isso? Sim, o upscaling é uma técnica comum entre as TVs smart, mas o que a TV com IA vai além e promete resolver um gargalo que interfere nas vendas de aparelhos 8K.
Os televisores 8K foram apresentados mundialmente em 2013, mas ainda não decolaram, diferentemente das 4K que se tornaram maioria. No Brasil, a TV 8K é recente e muito cara, enquanto os televisores 4K correspondem a 69% do mercado.
Além do preço, um dos argumentos que justificam a pequena demanda pelos aparelhos mais sofisticados é o fato de não existir um volume consistente de conteúdos em 8K disponíveis para uso. Assim, o consumidor não vê razão para gastar uma soma elevada para um recurso que ele não verá na prática.
O que a AI TV faz é elevar basicamente converter conteúdos de qualidade inferior em qualidade máxima. Ou seja, se não há filmes e programas disponíveis em 8K, o televisor ficará a cargo de converter para seu usuário.
Segundo executivos, os televisores com inteligência artificial conseguem transformar um conteúdo em Full HD para 4K. Já um conteúdo em 4K é otimizado para muito próximo de um filme em 8K genuíno.
Assim, a Samsung promete que vídeos antigos, de baixa resolução, receberam um tratamento para melhorar a definição quando forem exibidos nas telas com IA.
Um dos apontamentos feitos pelos executivos da Samsung é que a inteligência artificial também resolverá um problema prático de muitos consumidores. Telas grandes costumam ser desconfortáveis em espaços pequenos.
Uma das razões é o fato de que telas muito grandes perto dos olhos revelam as imperfeições das imagens. Assim, o que deveria ser uma experiência impressionante se torna frustrante.
Ao mesmo tempo, há uma demanda aquecida por telas grandes, acima de 65 polegadas, que correspondem a 28% das vendas. No caso da Samsung, televisores de 65 polegadas correspondem a 27% das vendas, enquanto aparelhos de 75 e 85 polegadas preenchem 10% e 4%, na ordem. Com a IA é possível aprimorar a qualidade da imagem sem perda de conforto visual.
Além de fazer o upscaling dos conteúdos, a TV com inteligência artificial ainda é capaz de ajustar níveis de brilho e contraste de acordo com o ambiente e aprende como o usuário gosta de assistir determinados conteúdos, como filmes, partidas de futebol ou séries. Em uma transmissão de um jogo ao vivo, a IA reduz os rastros provocados por “gargalos” entre a transmissão e formação da imagem na tela.
O áudio também passou por ajustes. A IA é capaz de perceber o som ambiente da sala e amplificar apenas as vozes dos atores. Ou seja, ao invés de elevar o volume geral, ele seleciona apenas as falas para que os ruídos do ambiente não interfiram na compreensão.
A TV com IA ainda é capaz de conversar com dispositivos inteligentes da casa, como celular, notebook, ar-condicionado, câmeras, lâmpadas, geladeira e até máquina de lavar. E segundo a marca não é necessário que o dispositivo seja da Samsung, uma vez que o sistema de conectividade é compatível com mais de 3 mil produtos.
Mas tudo isso tem um preço. Os televisores com IA embarcada custam entre R$ 4.654 e podem chegar a R$ 85,5 mil.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |