Publicações sobre o suposto novo Fiat Uno que custará R$ 30 mil é uma mistura de irresponsabilidade e falta de compromisso com o jornalismo
E o novo Fiat Uno de R$ 30 mil, hein? Pois é, estão bombando na internet matérias sobre uma nova geração do compacto italiano e que chegaria com preço extremamente competitivo.
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Mas a verdade é que trata-se de uma fake news deslavada, um caça-clique medíocre que se aproveita do desconhecimento do leitor, como muitas outras histórias inventadas todos os dias em busca de audiência.
A história se espalhou e até mesmo publicações tradicionais embarcaram na falácia. A reação veio imediatamente e o AutoPapo assim como outros veículos que fazem jornalismo apuraram e não existe um Fiat Uno de R$ 30 mil.
Questionamos uma fonte de alta patente da Stellantis que simplesmente respondeu: “mamma mia, preciso mesmo dizer que é fake news?”. A fabricante inclusive publicará um posicionamento oficial sobre o tema.
Mas, seria possível a Fiat lançar um novo Uno pelo preço inicial de R$ 30 mil? A resposta é não. Hoje o carro mais barato da marca é o Mobi, que parte de R$ 81 mil.
E olha que a versão de entrada do subcompacto é desprovida de praticamente qualquer refinamento. Mesmo assim, seu preço fica acima dos R$ 80 mil devido a fatores como carga tributária, margem de lucro e custo de produção (que agrega a instalação de itens de segurança como duplo airbag, freios ABS, controles de tração e estabilidade, assim como itens de controle de emissões).
Dessa forma, é um disparate dizer que o Uno poderia renascer com um preço tão baixo. Hoje por esse valor, é possível comprar apenas uma moto como a Honda XR 300L Tornado.
A história de que o Fiat Uno voltaria ao mercado ganhou força após o lançamento da nova geração do (Grande) Panda, no mercado europeu. Com estilo cubista, o compacto é o ponto de partida de uma nova família de automóveis.
Por aqui, o Panda servirá de base para o sucessor do Argo, que inclusive está em testes e foi flagrado pela reportagem do AutoPapo. Mas não se trata de um Novo Uno.
Talvez a Fiat possa utilizar o nome novamente, afinal o Panda foi a base do desenvolvimento da primeira geração do Uno, em 1984. E quando a segunda geração foi lançada em 2010, ele também recorreu ao estilo da geração em vigor do Panda no Velho Mundo.
E mesmo que o sucessor do Argo venha a se chamar Uno, ele jamais iria custar R$ 30 mil. Nem mesmo na Itália tal preço seria possível. Para se ter uma ideia, o Grande Panda (que é vendido em versões elétrica e híbrida) parte de 16.950 euros, algo em torno de R$ 108.500.
A resposta é muito simples, no mercado de usados, o preço médio do Fiat Uno tem grande oscilação. Mas há um grande volume de carros anunciados com preço médio na faixa dos R$ 30 mil.
Para se ter uma ideia, o preço médio do Fiat Uno na plataforma OLX em 2024 era de R$ 27 mil. Se dermos uma passada de olho nos classificados atuais da plataforma, veremos que mais de um terço dos anúncios são de unidades com valores entre R$ 28 mil e R$ 35 mil.
Claro que há carros oferecidos por R$ 3 mil, aos pedaços, e outros por até R$ 50 mil, em condições impecáveis e baixa quilometragem. Mas o preço médio gira na faixa dos R$ 30 mil. Assim, combinar o preço médio do carro usado, com a especulação de uma nova geração era a receita ideal para que sites sem compromisso com o jornalismo angariem cliques e faturem com impressões de anúncios. Uma jogada pérfida que mente para o leitor em busca de um ganho fácil.
Mas o fake do Novo Uno de R$ 30 mil não é novidade. No fim de 2024, circulou a história de que a General Motors voltaria a produzir o Celta no Brasil.
A lorota foi construída com base no Chevrolet Aveo, fabricado na China pela SAIC, exportado para o México. De repente, foi fabricada uma história de que o carro seria vendido no Brasil e bla, bla, bla.
O sucessor do Argo ainda está em testes, é um carro que deverá chegar até 2027. Segundo o portal Autos Segredos, sua produção terá início em setembro de 2026. Assim, chutar um preço seria tão leviano quanto divulgar que teremos um Novo Uno por R$ 30 mil.
Mas fato é que o modelo deverá se posicionar no flanco deixado pelo Argo e possivelmente também aposentaria o Mobi. Assim, caso fosse lançado hoje, certamente teria valores entre R$ 85 mil e R$ 110 mil, uma vez que ele deverá se posicionar abaixo do Pulse e também do Cronos (que até ganhou focinho quadrado para ficar parecido com o irmão que vai chegar). Ou seja, preços muito além daquilo que foi panfletado pelo baixo clero da web.
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Aqui no Brasil acha-se fácil veiculos zero-km à 30 mil…dólares!
E não são os sofisticados!