5 opções de carros usados com câmbio automático até R$ 30 mil
Com o trânsito cada vez mais caótico e as pessoas tendo menos preconceitos, carros usados com câmbio automático estão sendo mais procurados
Com o trânsito cada vez mais caótico e as pessoas tendo menos preconceitos, carros usados com câmbio automático estão sendo mais procurados
Após décadas de preconceito e pouca oferta, o câmbio automático finalmente caiu nas graças do brasileiro. Atualmente mais carros novos com esse tipo de caixa são vendidos novos que os manuais. Mas e como fica quem tem dinheiro apenas para um usado?
Com a atual situação econômica do Brasil e a crise dos semicondutores, comprar um carro novo está difícil para uma grande parcela dos consumidores. A faixa de R$ 30 mil virou a nova porta de entrada pra quem procura um carro usado e não quer se arriscar com modelos muito antigos ou com fama de dar problemas.
VEJA TAMBÉM:
O Toyota Corolla de nona geração, também conhecida pelo apelido Brad Pitt, foi o carro que ajudou a consolidar a marca no Brasil e também ajudou a popularizar o câmbio automático por aqui. Ele fez fama pelo conforto e durabilidade, sem ficar apostando em mimos para atrair clientes.
Na hora de comprar um Corolla usado é preciso olhar com atenção o histórico do carro. Pois a fama de durável atrai pessoas que entendem isso como uma carta-branca para ser desleixado com a manutenção. O câmbio automático de quatro marchas da Toyota tem a recomendação de trocar o óleo lubrificante periodicamente, outro item que é preciso atentar antes de comprar e depois na hora de cuidar.
A Honda construiu a fama dos carros japoneses e também dos automáticos no Brasil junto da Toyota nos anos 2000 com o Civic. O Fit foi lançado em 2003 como modelo 2004 e trouxe uma inovação ao país: o câmbio CVT. Esse tipo de caixa não tem marchas fixas e faz infinitas variações dentro de um limite de relações.
Isso significa que o câmbio explora bem a força do motor, mantendo sempre na rotação ideal para cada situação. Com até 30 mil é mais fácil encontrar os modelos 1.4, de 80 cv, mas também pode aparecer alguns com o 1.5 VTEC de 105 cv.
O Fit oferece muito espaço e praticidade no interior. Os problemas da primeira geração são a suspensão baixa, que raspa em quebra molas se tiver com passageiros, e o desempenho limitado do motor 1.4. Na hora de comprar um com mais de 80 mil km confira se o ajuste das válvulas foi feito e se a troca do óleo do CVT foi feita. O motor 1.4 tem duas velas por cilindro e bobinas individuais, muitos trocam por falta de conhecimento.
A Chevrolet sempre foi bastante generosa na oferta de câmbio automático em sua linha. Nos anos 80 todos os modelos ofereciam esse tipo de caixa, até o Chevette. Nos anos 2000 ela oferecia versões automáticas do Corsa Classic, Astra, Vectra, Zafira e no importado Omega.
O Corsa Classic tinha foco nas vendas PcD, mas também era oferecido no varejo. O câmbio era um Aisin de quatro marchas, o mesmo usado pelos carros médios. Ele era aliado ao motor 1.6 de 8 válvulas de 92 cv, que não virou flex.
O Corsa Classic automático traz boa parte dos atributos do irmão manual. A caixa traz modos esportivo e para pisos de baixa aderência. Por ser um câmbio popular no mercado, por ter equipado muitos modelos é mais fácil de conseguir manutenção.
Quer um carro automático usado mas também precisa levar a família para todos os lados com bagagem? Uma alternativa sensata é a Nissan Livina. Por ser uma minivan mais longa que as rivais, ela não tem o impedimento do porta-malas ser pequeno.
O câmbio automático é de quatro marchas vem apenas com o motor 1.8, que oferece desempenho moderado. Esse trem de força é compartilhado com o Tiida. O que pode assustar nesse modelo é o consumo de combustível, além disso é mais fácil encontrar abaixo de R$ 30 mil as versões apenas a gasolina.
O Bora a partir de 2008 deve ser o carro com câmbio automático de seis marchas mais acessível do Brasil. Essa foi a primeira implementação da tão popular caixa Aisin de seis marchas que vemos em vários modelos hoje. O Golf também recebeu esse câmbio no mesmo ano, porém é mais valorizado no mercado de usados.
O Bora vinha do México e compartilha muito com o Golf nacional, incluindo o motor 2.0 8 válvulas. Por isso ele não tem muitos mistérios na hora de manter. O pacote de equipamentos do Bora era bem completo, tendo apenas o teto solar como opcional.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tenho um Kia soul(2dono),2011/2012, tem uns deralhes a fazer, quero trocar ou vender para, comprar um carro mais apropriado para praia.
Tem que ser automático,pois tenho neuropatia, passei no Honda fit ou onix, até 40mil
O meu foi avaliado a 44mil
Aguardo
Tenho Fox 2006 cor prata, 1.6 conservado, gostaria de dar entrada com ele, e pegar um outro Fox ano Honda fita ou outro Fox 1.6 2012
gostei muito dos carros automaticos
Trocacdevum fod já 1212 com 65000km arce dh prata por ix35 automático ou Ford 1.6 cvt ou Chevrolet automático 1.6 ou Renault scenic até 35000 . Zafira ou outro Chevrolet cvt de 4 ou 5 marcas já flex
Boa tarde .Quero ver se tem a possibilidade de troca de 1 Honda fity ano 2008 automático.gasolina por 1 Outro automático ano 2012.pode ser onix.nissan linda.ate o valor de 30 mil reais.obrigada