Usados: Chevrolet Vectra Elegance é um sedã médio barato de manter
A vontade de ter um médio pelo preço de um compacto vem com o receio da manutenção mais cara, com o Chevrolet Vectra Elegance essa preocupação é menor
A vontade de ter um médio pelo preço de um compacto vem com o receio da manutenção mais cara, com o Chevrolet Vectra Elegance essa preocupação é menor
Na hora de comprar um carro compacto vêm sempre aquela sensação de que poderia estar levando um médio com alguns anos a mais pelo mesmo preço. Porém, um carro médio costuma ter gastos maiores de manutenção. A última geração do Chevrolet Vectra foge um pouco disso com sua mecânica simples e uma boa quantidade de mimos da versão Elegance.
O Vectra é um dos sedãs médios mais queridos do Brasil. A sua segunda geração chegou aqui poucos meses após o lançamento na Europa e distanciava a imagem da Chevrolet de projetos antigos como o Monza e o Opala.
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A terceira geração, que é o foco desse guia, foi considerada como um retrocesso pelos fãs. O Chevrolet Vectra perdeu a suspensão traseira independente e passou a ser feito na plataforma do Astra de segunda geração, mesmo que seu desenho seja inspirado na terceira geração europeia.
O desenho da carroceria sedã foi feito no Brasil e têm como destaque as linhas equilibradas. O longo entre-eixos, o mesmo da minivan Zafira, resultou em um bom espaço interno e a falta de tecnologia na mecânica foi compensada nos itens de conveniência.
Nossa sugestão é o Vectra Elegance pós face-lift, que foi feito para a linha 2010. Esse modelo é mais fácil de encontrar no mercado que o topo de linha Elite, tem opção de câmbio manual para quem gosta e vem bastante equipado. A atualização visual trouxe melhorias no motor que o deixou mais eficiente.
A terceira geração do Chevrolet Vectra perdeu a opção do motor 2.4 16v quando veio a linha 2010. A partir desse face-lift todos modelos vinham com a última atualização do 2.0 8 válvulas Família 2, que estreou no Brasil com o Monza.
Apesar de ser um propulsor antigo e com apenas duas válvulas por cilindro, esse 2.0 estava nivelado contra os 1.8 e 2.0 16 válvulas da concorrência na época. A potência de 140 cv e torque de 19,7 kgfm davam conta do recado nesse sedã de 1.268 kg.
Essa versão final do 2.0 8v recebeu mudanças para poluir menos e atender às normas de emissões que entraram em vigência 2010. Recebeu um segundo catalizador e componentes internos de menor atrito. Mesmo com esse foco em emissões, o motor ficou mais forte.
Na versão Elegance o câmbio podia ser manual de 5 marchas ou automático de 4. Essa escolha afeta bastante o comportamento do Vectra, a caixa automática limita e desempenho e aumenta o consumo, enquanto na manual é possível conseguir boas médias.
Sedã de quatro portas com espaço para cinco ocupantes.
São Caetano do Sul (SP)
De R$ 35.985 a R$ 39.028 segundo a tabela Fipe.
Unidades em bom estado de conservação são vendidas acima do valor de tabela, o Chevrolet Vectra Elegance ronda a faixa de R$ 38 mil independente do câmbio. Fique atento a carros muito abaixo da tabela pois esse modelo foi comum como táxi, transporte executivo e carro de aplicativo.
O motor Família 2 2.0 8 válvulas já era veterano no mercado, mas graças as atualizações da linha 2010 ganhou em desempenho e ficou mais econômico. A potência é de 140 cv com etanol e 133 cv com gasolina. O torque é de 19,7 kgfm com etanol e 18,9 kgfm com gasolina.
Ele traz bloco em ferro fundido e cabeçote em alumínio, com apenas um comando de válvulas acionado via correia dentada. Uma característica interessante desse 2.0 é ser um motor quadrado, ou seja, o diâmetro dos cilindros é igual ao curso dos pistões. Isso se traduz em um funcionamento suave em todas as faixas de giro.
Consumo do Chevrolet Vectra Elegance manual
Combustível | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Etanol | 5,9 km/l | 7,9 km/l |
Gasolina | 8,4 km/l | 11,4 km/l |
Consumo do Chevrolet Vectra Elegance automático
Combustível | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Etanol | 5,4 km/l | 7 km/l |
Gasolina | 7,6 km/l | 10 km/l |
O Chevrolet Vectra de terceira geração tem capacidade para 526 litros no porta-malas. Ele conta com articulação pantográfica na tampa, o que limita o tamanho da “boca”, mas tem a vantagem de não esmagar a bagagem com os braços do tipo “pescoço de ganso”.
McPherson na dianteira com barra estabilizadora e eixo de torção na traseira.
Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
Fotos: Chevrolet | Divulgação
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Difícil é achar um desses bem conservado, e que o dono queira vender.
Tinha um elegance 2010 manual o qual, infelizmente, deu perda total há um ano com 182000 km. Deu pouquissima manutenção e estava a trocar a embreagem pela primeira vez. Em estrada plana até 100 km/ k fazia mais de 15 km/ l. Uma das melhores relações custo/ benefício sem dúvida.
Barato de manter e com bons predicados. Mas observe que bebe bastante, não se iluda. Nunca fiz mais de 5,5 km/L na cidade ou 11,5 na estrada com gasolina. Mesmo com pé leve.