Usados: Suzuki Jimny 4Sun 1.3 4WD é opção de 4×4 com preço de popular novo
Versão recheada do valente jipinho japonês combina pacote de comodidades com sua capacidade inigualável para aventura por menos de R$ 70 mil
Versão recheada do valente jipinho japonês combina pacote de comodidades com sua capacidade inigualável para aventura por menos de R$ 70 mil
Recentemente publicamos uma lista com 10 modelos usados com tração nas quatro rodas, que custam até R$ 150 mil. No entanto, nossa audiência reclamou da ausência de um modelo em específico: o Suzuki Jimny.
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Assim, resolvemos atender ao anseio popular e dedicamos nossa dica semanal de usados ao Jimny, em sua versão 4Sun 1.3 4WD, com ano de fabricação 2013. Trata-se uma escolha que combina bom pacote de conteúdo e preços que figuram na base do mercado de novos, além de marcar o início da linha nacional do modelo.
Vale ressaltar que o Jimny é um modelo projetado para o fora de estrada. Assim, não será raro encontrar esse jipinho com modificações ou pequenas cicatrizes pela carroceria. Mas para quem faz questão de um bruto, polimento é mera vaidade.
A corrente de transferência do Suzuki Jimny costuma a apresentar desgaste com o passar do tempo. É um item que vale a pena ser substituído para não te deixar na mão durante uma trilha, quando foi acionar o 4×4.
O Jimny chegou ao mercado em 1999, como substituto do Samurai. Em 2013, o jipinho passou a ser produzido em Catalão (GO), na mesma fábrica de onde sai a picape L200 da Mitsubishi.
Jipe compacto, duas portas e capacidade de quatro ocupantes.
Produzido na unidade da HPE em Catalão (GO).
R$ 66.612 (Fipe)
No mercado de usados os valores encontrados variam da versão e ano variam entre R$ 65 mil e R$ 73 mil. O preço médio gira em torno de R$ 69 mil.
Uma das razões para o Suzuki Jimny ser valorizado é sua baixa produção. Para se ter uma ideia, em 2013, quando foram emplacados 3,57 milhões de unidades, o Jimny licenciou apenas 1.553 carros. Ou seja, é um carro com menor volume de ofertas no varejo de usados, o que faz seu preço ser mais elevado.
Vale ressaltar que o Jimny é um carro “rústico”, sem grandes fricotes. No entanto, a versão 4Sun traz alguns mimos para os dias de aventuras na selva urbana.
O Suzuki Jimny é equipado com um incrível motor 1.3 aspirado de 85 cv 1,2 kgfm de torque, combinado com uma transmissão manual de cinco velocidades.
Pode parecer pouco para um carrinho tão valente, mas o segredo está no sistema de tração 4×4 com reduzida. Ela multiplica o torque e garante força suficiente para o carrinho nas condições mais severas.
O Jimny, ano 2013, só pode ser abastecido com gasolina. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o consumo do Jimny 4Sun 1.3 4WD, ano 2013, é:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Gasolina | 9,5 km/l | 10,7 km/l |
O porta-malas do Suzuki Jimny não deveria ter esse nome. Deveria se chamar porta-sacola ou porta-mochila. Por ter uma carroceria muda (3,65 m) e balanços mínimos, o espaço para bagagem é de apenas 113 litros. Mas é possível rebater os bancos traseiros, que são bipartidos.
O Jimny utiliza eixo rígido nos dois eixos: dianteiro e traseiro. Trata-se de uma suspensão dura, mas com robustez para encarar terrenos acidentados e voltar para casa inteiro. Não espere rodar macio na cidade.
O Jimny combina discos sólidos (frente) com tambores (traseira). Mas são mais que suficientes diante do que seu motor entrega.
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Gostaria de ofertas desse Suzuki Jimmy pode ser semi novo
É um excelente carro. Porém, está faltando revisar melhor a redação da matéria. Muitos erros gramaticais e técnicos, por exemplo, ao citar 1,2 kgfm de torque (quando deveria ser 12,0 kgfm).
Salvo engano o 2013 não tem air-bags nem ABS. Esses itens se tornar obrigatórios em 2014. E teto solar é de lona e não é elétrico.
Esse Jymni é muito legal, uma observação daqui a pouco tem mais propaganda do que matéria. Propaganda que tampa a foto é chato demais.