Vá por aqui, não tem erro!

Mais da metade dos brasileiros consideram que o principal atributo do automóvel é a praticidade, mas a mobilidade gera impactos agressivos

transito trafego carros estrada rodovia traseira
Na vida moderna é praticamente impensável um mundo seu o auxílio do automóvel (Fotos: Shutterstock)
Por Flávio Passos
Publicado em 15/07/2024 às 19h03
Atualizado em 16/07/2024 às 08h47

A mobilidade urbana se tornou um dos temas mais relevantes para o setor automotivo atualmente. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Brasil já supera os 203 milhões de habitantes, boa parte deles concentrados em centros urbanos, como capitais e áreas metropolitanas. Isso gera um fluxo intenso de pessoas que se deslocam diariamente, muitas vezes por longas distâncias, para chegar aos seus compromissos de trabalho e estudo. De modo geral, a infraestrutura não consegue avançar no mesmo ritmo do aumento da população.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

A má qualidade dos serviços ofertados em ônibus e metrôs, por exemplo, faz com que as pessoas precisem optar por meios de transporte individuais e que ofereçam mais conforto, praticidade e segurança, tais como os automóveis. Segundo pesquisa da OLX sobre o comportamento do consumidor automotivo, realizada em abril por meio de uma parceria com a Mindminers, 57% dos brasileiros entrevistados enxergam os automóveis como sinônimos de praticidade e conveniência. Entre o público feminino, a porcentagem chega a 61%. Dentre as principais atividades apontadas pelo estudo, 44% utilizam o carro para lazer e passeios curtos; 39% usam para deslocamentos em locais como trabalho e escola. Há ainda, a questão da renda: 10% fazem uso do automóvel como taxista ou motorista de aplicativo.

Há também a questão do meio ambiente. Tive a oportunidade de acompanhar a última edição do SXSW, principal evento do mundo sobre cultura, tecnologia e inovação, que aconteceu em Austin (EUA), e lá ficou claro o consenso entre os líderes, empreendedores e pesquisadores reunidos que não há futuro sustentável sem uma mobilidade sustentável. Nosso país tem vantagens importantes na corrida por uma mobilidade mais limpa.

É fato que o futuro do planeta depende da nossa capacidade de reinventar o setor de mobilidade, dessa vez sobre bases mais verdes e coerentes com os desafios do século 21. E é por isso que vemos tanta expectativa em relação aos carros elétricos ou híbridos no Brasil. Um estudo recém-divulgado pela MBCB (organizações signatárias do Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil) mostrou que, nas atuais condições, os veículos híbridos são uma alternativa menos poluente que os 100% elétricos para o Brasil. Além disso, temos os incentivos à mobilidade urbana assegurados por projetos governamentais como o Rota 2030 e o Mover.

eletroposto volvo sp bh recarga carro eletrico
Apesar de os carros elétricos e híbridos reduzirem impacto das emissões, a infraestrutura de recarga é insuficiente para atender a frota circulante (Foto: Volvo | Divulgação)

Mas, sabemos que temos desafios de infraestrutura, como os pontos de recarga. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) e a Anfavea, em fevereiro, o Brasil, contava com 4,6 mil postos de recarga, dos quais 1/3 está concentrado no estado de São Paulo. Somente no primeiro trimestre, foram 36.090 carros emplacados no país, de acordo com a associação.

Todas essas informações são essenciais para incrementar a bagagem de uma grande palavra-chave essencial para quem quer estar por dentro das tendências de mobilidade urbana: o conhecimento. Para os profissionais do setor automotivo, é importante conhecer as necessidades e os desejos do consumidor em relação aos trajetos cotidianos e à infraestrutura das cidades, que moldam quais os tipos de veículos mais procurados e as funcionalidades e tecnologias que os veículos precisam ter. É fundamental oferecer um atendimento personalizado, com um profissional capacitado a apresentar as melhores opções conforme cada perfil.

Para aproveitar essa grande via de possibilidades e desafios, é importante que os profissionais façam cursos e leiam conteúdo relevante sobre a conjuntura do setor automotivo, bem como as tendências de consumo. Uma outra atividade essencial é participar de encontros e convenções do setor, que costumam reunir novidades tecnológicas e trazem especialistas renomados para discutir sobre diversos desafios do setor, inclusive a mobilidade urbana.

O Conecta Autos, evento do Grupo OLX, que aconteceu recentemente em São Paulo, levou especialistas tanto do mercado automotivo quanto de outros segmentos, e foi um encontro essencial para se conectar com outros profissionais e impulsionar os negócios. Na ocasião, apresentamos a pesquisa Tendências de Mobilidade 2024, elaborada pelo Data OLX Autos, braço de análises da OLX, que contribuiu para as discussões acerca dos desafios da mobilidade urbana e também das oportunidades para o setor automotivo. Segundo o estudo, 63% dos entrevistados utilizam o automóvel frequentemente. O deslocamento a pé é o segundo meio utilizado com mais frequência pelos entrevistados, indicado por 20% dos respondentes. E como o futuro é agora, também abordamos tendências em inteligência de dados e outras tecnologias que vão ou já começam a influenciar no modo como nos locomovemos pelas cidades, bem como na fabricação dos automóveis que, inclusive, se tornarão mais personalizáveis.

Entender a mobilidade urbana é uma das funções dos profissionais que realmente querem estar à frente das tendências do mercado. Diante de todas as transformações que já ocorreram na mobilidade urbana no Brasil e das que ainda estão por vir, quem atua no mercado automotivo precisa sempre prestar atenção às tendências tanto da indústria quanto dos consumidores. Desse modo, é possível investir em veículos alinhados aos desejos do público, oferecendo um bom custo-benefício e garantindo mais vendas para alavancar o negócio.

O fato é que, quem não buscar conhecimento, ficará para trás nas discussões da mobilidade urbana, e isso pode sim impactar nos negócios. Pesquise, se informe, estude as tendências sobre o assunto. Vá por esse caminho. Ou você gostaria de ficar para trás?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário