[VÍDEO] Avaliação do Polo TSI 2023 que parte de R$ 94 mil
Conferimos como ficou o Volkswagen Polo TSI, versão mais barata com motor turbo da linha 2023 para se aproximar de Onix e HB20
Conferimos como ficou o Volkswagen Polo TSI, versão mais barata com motor turbo da linha 2023 para se aproximar de Onix e HB20
A linha 2023 do Volkswagen Polo chegou ao mercado no segundo semestre de 2022, com novidades visuais, novas versões e ajustes do conjunto mecânico. O plano da VW era tornar o compacto mais competitivo.
E faz sentido, as vendas do Polo despencaram assustadoramente em 2022. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram apenas 8.193 unidades licenciadas. O polo vendeu menos que o Cruze, que é importado e bem mais caro.
VEJA TAMBÉM:
O Polo passou por uma modificação total para ser o carro de entrada da marca. A linha 2023 também passa contar com a presença da versão Track, que é o sucessor direto do Gol. Na prática significa que o carro ficou mais pobre e com conteúdos e mecânica mais próxima de seus rivais diretos. E nessa nova composição o Polo TSI é a opção intermediária da gama.
Conferimos como anda essa versão, que é a opção de acesso com o novo motor 170 TSI, que passa a entregar menos potência e torque e é combinado com transmissão manual.
Hatch compacto, quatro portas e capacidade de cinco ocupantes.
Produzido na fábrica da VW de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
R$ 93.990
O Polo concorre no segmento de compactos, que perdeu prestígio nos últimos anos, mas continua sendo um dos mais importantes do mercado. Seu rivais são
O motor 1.0 turbo do Polo passou por um downgrade. Ou seja, a antiga unidade de 128 cv e 20 kgfm de torque deu lugar a um motor de 116 cv e 16,8 kgfm de torque. Trata-se da configuração utilizada no up!, mas com 10 cv a mais de potência.
A transmissão da versão TSI é manual de cinco marchas, que deixa o carrinho mais divertido de guiar, no entanto, torna perceptível a falta de torque em baixas rotações.
Segundo a etiquetagem do Inmetro, o consumo do Volkswagen Polo TSI é:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Gasolina | 14,0 km/l | 16,4 km/l |
Etanol | 9,6 km/l | 11,5 km/l |
O porta-malas do Polo TSI segue a média do segmento com 300 litros de volume.
O Polo conta com suspensão do tipo McPherson no eixo dianteiro e eixo de torção na traseira. O acerto é firme, como se espera de um Volkswagen. Os quase 15 cm de altura livre facilitam na transposição de quebra-molas e saídas de rampa.
O Polo, a partir da linha 2023, passou a contar com freios a disco no eixo dianteiro e tambores na traseira. Os discos traseiros foram eliminados para reduzir o custo de produção. Segundo a marca, com a perda de potência do motor, o novo conjunto é mais que suficiente. Realmente não comprometeu a frenagem.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |