Vendas da Tesla despencam na Alemanha após apoio de Musk a extrema direita

O CEO da marca e chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos temos holofotes da mídia desde seu gesto ‘n4zista’

Elon Musk gesto nazista (2)
O CEO tem sido muito criticado politicamente (Foto: YouTube | Reprodução )
Por Lucas Silvério
Publicado em 07/02/2025 às 15h00

As vendas da Tesla na Alemanha e em boa parte da Europa caíram consideravelmente neste mês de janeiro de 2025. Segundo o Departamento Federal Alemão de Veículos Motorizados (KBA), no país germanico as vendas caíram em 59,5%, quando comparadas com o mesmo mês de 2024. A medida que vai contra a tendência do mercado (que cresce) vem após a movimentação política que o CEO da marca, Elon Musk, tem gerado nos últimos anos.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

França, Noruega, Suécia e Reino Unido também registaram baixas, mas a mais expressiva foi a Alemanha.

  • Dentre estes, a maior reduçaõ foi na França, com 63% de quedas segundo Ministério da Transição Ecológica e da Coesão Territorial. Na Suécia e Noruega, o resultado foi parecido: vendas 44,3% menores na Suécia, segundo a Mobility Sweden, e queda de 37,9% na Noruega, informa a Administração Norueguesa de Estradas Públicas. No Reino Unido, a diminuição foi de 7,8%, diz a Society of Motor Manufacturers and Traders.

Essa tendência de quedas não foi vista em outras partes fabricantes do setor, que ainda segundo o KBA aumentou as comercializações em 53,5% nos mesmos períodos de janeiro.

Elon Musk gesto nazista (1)

Tesla, Musk e gesto nazista

Ao que tudo indica essas quedas nas vendas tem ligação direta com a exposição política demasiada que o CEO tem tido nos últimos tempos.

O apoio a extrema direita do executivo já era claro, porém tudo mudou de patamar quando, durante a posse do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trumph, no dia 20 de janeiro, Musk realizou um suposto gesto nazista com a mão direita.

  • Na éploca, a historiadora especializada em nazismo nos Estados Unidos, Claire Aubin, afirmou que o gesto de Musk foi sim um ‘sieg heil’, ou saudação nazista.

O chefe executivo da Tesla apareceu novamente após sua declaração oficial de apoio ao partido ultradireitista Alternativa para a Alemanha (AfD) nas eleições gerais que ocorrem no país europeu em 23 de fevereiro.

As vendas de carros elétricos caíram na Alemanha no ano passado, após o governo federal retirar os subsídios do setor e em meio a uma desaceleração na demanda europeia. No entanto, nenhuma outra montadora perdeu tanto no volume de vendas quanto a Tesla, que possui sua única fábrica europeia em Grünheide, próximo a Berlim.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário