Vendas da Tesla despencam na Alemanha após apoio de Musk a extrema direita

O CEO da marca e chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos temos holofotes da mídia desde seu gesto ‘n4zista’

Elon Musk gesto nazista (2)
O CEO tem sido muito criticado politicamente (Foto: YouTube | Reprodução )
Por Lucas Silvério
Publicado em 07/02/2025 às 15h00

As vendas da Tesla na Alemanha e em boa parte da Europa caíram consideravelmente neste mês de janeiro de 2025. Segundo o Departamento Federal Alemão de Veículos Motorizados (KBA), no país germanico as vendas caíram em 59,5%, quando comparadas com o mesmo mês de 2024. A medida que vai contra a tendência do mercado (que cresce) vem após a movimentação política que o CEO da marca, Elon Musk, tem gerado nos últimos anos.

VEJA TAMBÉM:

França, Noruega, Suécia e Reino Unido também registaram baixas, mas a mais expressiva foi a Alemanha.

  • Dentre estes, a maior reduçaõ foi na França, com 63% de quedas segundo Ministério da Transição Ecológica e da Coesão Territorial. Na Suécia e Noruega, o resultado foi parecido: vendas 44,3% menores na Suécia, segundo a Mobility Sweden, e queda de 37,9% na Noruega, informa a Administração Norueguesa de Estradas Públicas. No Reino Unido, a diminuição foi de 7,8%, diz a Society of Motor Manufacturers and Traders.

Essa tendência de quedas não foi vista em outras partes fabricantes do setor, que ainda segundo o KBA aumentou as comercializações em 53,5% nos mesmos períodos de janeiro.

Elon Musk gesto nazista (1)

Tesla, Musk e gesto nazista

Ao que tudo indica essas quedas nas vendas tem ligação direta com a exposição política demasiada que o CEO tem tido nos últimos tempos.

O apoio a extrema direita do executivo já era claro, porém tudo mudou de patamar quando, durante a posse do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trumph, no dia 20 de janeiro, Musk realizou um suposto gesto nazista com a mão direita.

  • Na éploca, a historiadora especializada em nazismo nos Estados Unidos, Claire Aubin, afirmou que o gesto de Musk foi sim um ‘sieg heil’, ou saudação nazista.

O chefe executivo da Tesla apareceu novamente após sua declaração oficial de apoio ao partido ultradireitista Alternativa para a Alemanha (AfD) nas eleições gerais que ocorrem no país europeu em 23 de fevereiro.

As vendas de carros elétricos caíram na Alemanha no ano passado, após o governo federal retirar os subsídios do setor e em meio a uma desaceleração na demanda europeia. No entanto, nenhuma outra montadora perdeu tanto no volume de vendas quanto a Tesla, que possui sua única fábrica europeia em Grünheide, próximo a Berlim.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário