40% dos leitores querem vender ou comprar um carro nos próximos meses, indica pesquisa exclusiva
Entre os mais jovens, cresce a tendência de não contratar seguro automotivo; veja como está o interesse por veículos elétricos e carros por assinatura
Entre os mais jovens, cresce a tendência de não contratar seguro automotivo; veja como está o interesse por veículos elétricos e carros por assinatura
Com o intuito de entender as tendências do mercado automotivo no Brasil e conhecer melhor nossos leitores, fizemos uma pesquisa com milhares de usuários por meio do site e de outros canais de distribuição. Contando com o apoio e a expertise da Opinion Box, ouvimos mais de mil homens e mulheres de todas as idades e regiões do país. Perguntamos aos internautas o que eles mais gostavam de ler sobre carros e motos, se pretendiam vender ou comprar um carro nos próximos meses, se contratavam seguro automotivo e o que achavam do conteúdo do portal.
Com a ótima adesão e a partir dos resultados deste primeiro estudo, descobrimos o grande potencial do AutoPapo para realizar pesquisas com o intuito de identificar as preferências e o que pensa o público do segmento automobilístico.
Confira, a seguir, parte dos dados apurados pelo AutoPapo Insights – o que os espectadores falaram sobre carros elétricos, mecânica e mais.
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As entrevistas foram realizadas entre 17 de maio e 04 de junho de 2022 e utilizaram um questionário semi estruturado de 47 perguntas. O campo quantitativo do estudo contou com a coleta online de 1.089 internautas do portal AutoPapo.
De acordo com a pesquisa, nossos leitores usam seus carros majoritariamente para realizar tarefas do dia a dia (80%) e passeios nos finais de semana (72%). Apenas 11% utilizam o veículo como instrumento de trabalho.
Além disso, 4 em cada 10 pesquisados irá comprar um novo veículo no próximo ano. Destacam-se entre os motoristas que querem comprar um carro:
Na hora de comprar um novo carro, os leitores consideram preço, marca e carroceria.
Onde?
Dentro da base 50+, 46% dos entrevistados pretendem comprar um 0km em concessionária. Isso enquanto os leitores com ate 39 anos buscam veículos:
Também 4 em cada 10 pesquisados pretendem vender seu veículo atual nos próximos 12 meses. Dentre eles, 82% quer trocar o carro por um melhor e ou mais novo.
O desejo de troca do veículo atual por um melhor/mais novo é maior entre as mulheres (92%), entre as pessoas com até 39 anos (87%) e também na região Nordeste (86%).
Os carros híbridos e elétricos têm conquistado os brasileiros: 51% dos nossos leitores têm a pretensão de comprar um elétrico no futuro.
A energia limpa começa a ganhar força, principalmente, entre o público feminino e mais jovem.
Cerca de 20% dos leitores do AutoPapo possuem motocicletas. A maior presença de motos está entre o público mais jovem. As bicicletas, por sua vez, são mas comuns entre quem tem de 40 a 49 anos.
Apesar da crescente oferta no mercado, os carros por assinatura ainda não são unanimidade para os leitores do AutoPapo. A afirmação pode ser feita com base nos dados coletados: 48% dos entrevistados acreditam mais na compra de um automóvel do que em modelos por assinatura.
Apenas 7% consideram que o aluguel de um carro por assinatura vale mais a pena que a compra.
Não é à toa que as pessoas curtem o bordão PI-CA-RE-TA-GEM do Boris Feldman… Dos homens e mulheres ouvidos, 69% declara já ter sido enganado em oficinas mecânicas.
Outro dado importante: 58% dos leitores deixam de ir à concessionária quando termina a garantia. Boris comenta uma das possíveis razões para a resistência às concecionárias:
Os leitores do AutoPapo investem na proteção de seus carros e de terceiros: 83% dos entrevistados contrataram seguro para seus veículos. No entanto, uma corrente contrária nos chamou atenção: entre os mais jovens (até 39 anos), 24% já declaram não ter e não pretender contratar um seguro para o seu carro!
Questionamos qual o assunto de maior interesse dos internautas dentro do universo automobilístico:
Um número que nos dá orgulho:
93% dos nossos leitores estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o portal!
Nossos leitores são proprietários de carros (além de outros meios de locomoção) e, em curto prazo, pretendem comprar e vender seus veículos – principalmente a audiência mais assíduado portal. A maioria busca um upgrade no modelo atual e, no processo de escolha, a marca cobra grande importância.
A busca por informações e novidades do mercado é diária e, preferencialmente, mobile. Existe o desejo de conhecer os carros e o setor não só por fora, mas também por dentro, aprofundando no seu funcionamento e mecânica.
Credibilidade e qualidade de conteúdo guiam a escolha pela mídia a ser consumida e Youtube ganha relevância entre as plataformas de acesso, talvez por sua característica multimídia.
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Sou mais um dos muitos que estão abraçando o carro que já tem, e sem qualquer plano de trocá-lo por um 0 km.
Nesse atual e insosso mercado dos 0 km, sem maiores novidades, e com os veículos sendo oferecidos por muito mai$ do que realmente valem… sem chance.
Comprei um usado semana passada, como segundo carro. Nos próximos 2 anos pretendo trocar caso haja redução de 15% nos novos. Não vão levar meu dinheiro facilmente kkkk