Volkswagen Saveiro: conheça as 5 melhores versões da picapinha

Desde 1993 que a Volkswagen investe em versões especiais da Saveiro para tentar atrair o público jovem, a mais nova da linha é a Extreme

volkswagen saveiro surf 2007 prata frente parada
A Surf trazia os faróis de longo alcance do Gol Rallye (Fotos: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 27/08/2023 às 09h02

A Volkswagen Saveiro chegou à linha 2024 longe de estar em seu melhor momento — mais por méritos da concorrência. Junto da nova linha houve a estreia da versão Extreme, que atua como topo de linha e traz visual esportivo.

Hoje ela faz mais sucesso no mercado como carro de trabalho, as vendas diretas representam pela maior parte das vendas. No primeiro semestre de 2023, apenas 1.106 unidades foram vendidas no varejo enquanto 23.336 foram para vendas corporativas.

VEJA TAMBÉM:

Até meados dos anos 2000, a picapinha da Volkswagen se destacava entre o público jovem. A quantidade de edições especiais voltada para quem curtia caminhonetes pelo estilo é a prova disso. Separamos aqui as cinco edições mais icônicas da Saveiro.

1. Saveiro Sunset 1993

volkswagen saveiro 1993 sunset
A primeira versão especial da picape veio após 11 anos de foco no trabalho

Apesar de ter nascido como carro de trabalho, a Saveiro de primeira geração já havia boa aceitação por quem usava o modelo para o laser. A força dos motores AP e a boa dirigibilidade, devido a suspensão traseira com molas helicoidais, a colocava em posição de destaque perante a rústica Ford Pampa.

A Volkswagen demorou a notar isso, 11 anos após a estreia da picapinha que veio sua primeira edição especial. A Saveiro Sunset de 1993 trazia elementos do Gol GTi, como os faróis de longo alcance, os bancos Recaro e as rodas raiadas no estilo das BBS alemãs.

Ao contrário das esportivadas de hoje, a Saveiro Sunset trazia um tempero especial sob o capô: o motor AP 1800S, o mesmo do Gol GTS. O comando mais bravo rendia 97 cv.

2. Saveiro Summer 1997

volkswagen saveiro summer 1997 prata
A Summer chegou no fim da linha, com itens que vinham apenas no Gol e no Voyage e motor AP injetado

A Saveiro foi o último carro derivado da primeira geração do Gol no mercado, em 1997 o Gol e a Parati já estavam com uma geração nova e o VOyage estava fora de produção. A edição Summer foi quase como uma despedida dessa carroceria.

Ela contava com muitos itens das versões de topo do Gol e do Voyage, que nunca foram para a picape: o painel satélite e a direção hidráulica. De exclusivo havia o volante forrado em couro e os parachoques envolventes pintados na cor da carroceria. As rodas de liga leve eram as mesmas do Gol GTI 8 válvulas “Bolinha”.

O motor era o AP 1.8, mas dessa vez com injeção eletrônica. Esse final da linha Saveiro “quadrada” foi o único derivado do Gol, fora o GTi, a trazer injeção eletrônica.

Edição Summer voltou na G3

volkswagen saveiro summer 2000 vermelha
Não existia o apelo visual da Summer antiga, o destaque eram os brindes para o consumidor

O nome Summer voltou a estampar a caçamba da Saveiro no ano 2000, já como linha 2001. Porém não tinha o mesmo esmero da primeira geração.

Visualmente podia se passar por uma versão qualquer, trazia rodas de aço com calotas e a única mudança era o uso dos faróis de dupla parábola com máscara negra.

O comprador levava para casa um kit praia, incluindo cadeira, guarda-sol, bola de vôlei, bolsa térmica, boné e toalha, todos com a logo Summer. Hoje em dia, esses itens devem ser mais colecionáveis entre os fãs da marca que o carro.

3. Saveiro TSi 1999

volkswagen saveiro tsi 2 0 verde frente parada
O motor AP 2.0, a suspensão esportiva e o peso baixo fizeram a TSi honrar a sigla herdada do Passat

De todas as versões da Volkswagen Saveiro, a TSi é a que esse humilde repórter considera como a mais legal. A sigla que hoje identifica os motores turbo da marca, era na época uma reedição do TS usado pelo Passat e com o “i” da injeção eletrônica.

Seu motor era o AP 2.0 com injeção eletrônica, com potência de 111,5 cv e 17,3 kgfm. O baixo peso de apenas 1 tonelada crava e a suspensão mais firme fazia dela um dos carros mais espertos da marca.

No visual, a decoração da Saveiro TSi era discreta: rodas esportivas de 15 polegadas, para-choques e retrovisores pintados, faróis de neblina e o emblema da versão na grade.

4. Saveiro Surf 2008

A Volkswagen sempre brincou muito com a estética do surfe, com a perua Parati sendo o primeiro carro da marca com uma edição temática ao esporte. Na Saveiro isso chegou com a Super Surf na terceira geração.

Mas essa edição marcou o mercado quando perdeu o “Super” do nome, em 2008. A decoração era mais elaborada que antes, adotando o aplique prateado com faróis de longo alcance que estreou no Gol Rallye e o santoantonio na caçamba.

Mas o que realmente ficou no imaginário do Brasileiro foi o volante de três raios duplos prateados. Hoje ele é um acessório comum, muito difundido em carros rebaixados e até apelidado de “volante Surf”.

5. Saveiro Cross 2017

volkswagen saveiro cross cabine estendida laranja frente
A Cross era oferecida com cabine estendida ou dupla, o motor 1.6 16v é o mais potente já usado na picape

Quando a Fiat inaugurou o segmento das picapinhas aventureiras com a Strada Adventure, a Volkswagen respondeu com Saveiro Crossover. Sua decoração era simples, apenas combinava o parachoque preto com um quebra-mato. E as vendas não eram altas como as da rival.

Com a chegada da geração totalmente nova, a Saveiro ficou apenas com a discreta aventureira Trooper. A versão Cross chegou em 2010 com estilo aventureiro mais elaborado e a chamativa pintura laranja Atacama.

O ápice da Saveiro aventureira foi na linha 2017, já na segunda reestilização. Ela ganhou uma frente de desenho mais robusto e painel redesenhado, oferecendo equipamentos como central multimídia e controle de estabilidade.

Seu motor é o 1.6 16v EA211, que hoje é a única opção. Esse propulsor é o mais potente já usado pela Saveiro, com 120 cv e 16,8 kgfm. O câmbio era manual de cinco marchas, sem a opção de automatizado ou de seis marchas como havia no Fox.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário