As 5 viaturas mais icônicas da Polícia Federal

A força policial mais importante do Brasil sempre usa carros bem preparados para manter a segurança do país em várias situações

Sao,Paulo,July,27,,2019,Police,Inspect,The,Vehicles,Used
Os SUVs viraram ferramentas para a segurança pública (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 24/08/2025 às 09h00

A Polícia Federal é agência de segurança mais importante do Brasil, já que ela atua tanto como polícia ostensiva quanto de judiciária. Ela trabalha em partes essenciais da segurança nacional, como a fiscalização de aeroportos, fronteiras e combate ao narcotráfico, por isso exige viaturas bem capazes.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

A pintura padrão dos carros da Polícia Federal é sempre preta, atualmente ela é complementada por faixas douradas. É uma combinação elegante e que já está marcada no imaginário do povo.

VEJA TAMBÉM:

No Brasil não existe a cultura de ter carros desenvolvidos com o intuito de ser viatura, como ocorre nos EUA. Selecionamos aqui cinco das mais icônicas que já foram usadas pela Polícia Federal — e que você pode ter um.

1. Mitsubishi Pajero Full

Viatura polícia federal mitsubishi pajero full frente
O Pajero Full virou o modelo mais icônico da era moderna (Foto: Wikimedia)

O Mitsubishi Pajero Full deve ser a viatura moderna mais icônica da Polícia Federal. O SUV grande saiu de linha em 2021, mas ainda é muito visto nos jornais quando alguém importante é preso.

A corporação usou o Pajero Full com as duas motorizações oferecidas, o V6 3.8 a gasolina e o quatro cilindros 3.2 turbodiesel, ambas famosas pela robustez. A última geração do Pajero utilizava um monobloco com chassi do tipo escada integrado, o que conferia uma grande rigidez torcional ao modelo.

Outro diferencial do Pajero Full era ter suspensão independente nas quatro rodas, com curso longo para poder encarar o fora de estrada. O sistema de tração 4×4 com reduzida possui diferencial central, podendo ser usado no asfalto para ajudar na estabilidade.

Toda essa robustez ajuda nas operações mais cabeludas da Polícia Federal. Por não ter sucessor direto, o Pajero Full deverá ser substituído futuramente pelo Chevrolet Trailblazer ou pelo Toyota SW4.

2. Chevrolet Astra Sedan

Viatura polícia federal Chevrolet Astra Sedan frente
O Astra tinha uma boa relação custo/desempenho quando novo e complementa isso sendo robusto (Foto: Wikimedia)

Os carros da Chevrolet sempre foram figurinhas carimbadas nas frotas do Governo Federal, com o Omega servindo como carro presidencial até sair de linha. A Polícia Federal usou por muitos anos em sua frota o Astra Sedan para ações que não exigiam um 4×4.

Enquanto estava em produção, o Astra sempre foi um dos sedãs mais acessíveis com motor 2.0. No caso dele era o Família 2, que era forte, com funcionamento suave e simples de manter. Ele foi também o primeiro carro médio flex do Brasil.

Por muitos anos era comum encontrar um Astra estacionado nas vagas da PF dos aeroportos. Ele foi sucedido pelo Renault Megane, pelo Ford Focus e hoje essa função é do Toyota Corolla.

3. Chevrolet Opala

Viatura polícia federal Chevrolet Opala facebook reprodução
Antigamente haviam poucas opções no mercado e o Opala era muito usado para o trabalho (Foto: Facebook | Reprodução)

Se voltamos mais no tempo, vamos chegar a era onde o Chevrolet Opala era a principal viatura de polícia do Brasil, incluindo na Federal. Sua concepção era antiga e simples, bom para a manutenção, e o motor 4.1 de seis cilindros garantia o desempenho.

Na época do Opala a Polícia Federal usava uma pintura toda preta, com apenas o seu brasão adornando o capô e as portas. Ele durou até os anos 90, quando a frota passou a ser modernizada.

4. Chevrolet Veranio

Viatura polícia federal Chevrolet Veraneio
O Veraneio era sinônimo de camburão (Foto: Polícia Federal | Divulgação)

Não dá para falar de viaturas policias no Brasil sem lembrar do Veraneio. Esse SUV, de uma época onde esse tipo de carro nem era chamado de SUV, sempre foi sinônimo de “camburão”.

O Chevrolet Veraneio usado em forças policiais costumavam não ter as janelas na área do porta-malas. Lá era a “gaiola” onde os presos eram transportados.

Assim como o Opala, o Veraneio utiliza motor de seis cilindros em linha. O foco aqui não era o desempenho, e sim dar conta do peso elevado de um carro derivado de uma picape.

5. Lamborghini Gallardo

Viatura polícia federal Lamborghini Gallardo
Carros exóticos aprendidos viram viaturas para fins educativos, mas depois são leiloados (Foto: Polícia Federal | Divulgação)

Carros de luxo apreendidos pelas forças policiais vão para leilões. Mas as corporações também usam eles para fins educativos e publicitários, caracterizando esportivos como viatura.

Em 2021 a Polícia Federal fez isso com um Lamborghini Gallardo LP560-5, que foi apreendido na Operação Daemon. Ele foi caracterizado como viatura ostensiva, mas não foi usado em operações. O carro participou de eventos e ações pedagógicas até ser leiloado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário